65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 2. Genética de Microorganismos
PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO CAUSADA PELO PAPILOMAVÍRUS HUMANO TIPO 58 EM AMOSTRAS DE LESÃO CERVICAL E CÂNCER CERVICAL DE MULHERES DO NORDESTE BRASILEIRO.
Lígia Rosa Sales Leal - Departmento de Genética - Universidade Federal de Pernambuco
Ana Pavla Almeida Diniz Gurgel - Departmento de Genética - Universidade Federal de Pernambuco
Bárbara Simas Chagas - Departmento de Genética - Universidade Federal de Pernambuco
Jacinto da Costa Silva Neto - Departamento de Histologia e Embriologia - Universidade Federal de Pernambuco
Maria Thereza Cartaxo - Centro de Oncohematologia Pediátrica - Universidade de Pernambuco
Antonio Carlos de Freitas - Dr. Orientador - Departmento de Genética - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
O câncer cervical é o terceiro tipo de neoplasia mais prevalente no mundo, com 529.000 casos e 275.000 mortes por ano. No Brasil, para o ano 2012, as estimativas para novos diagnósticos de câncer cervical foram de 17.540 casos e 4.812 óbitos, sendo 5.050 casos para a Região Nordeste. Um dos principais fatores de risco para o câncer cervical são infecções recorrentes causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) que associadas ao comprometimento do sistema imunológico do indivíduo atuam de forma preponderante no processo de diferenciação dos queratinócitos no colo do útero. Mais de 120 tipos de HPV foram descritos, dos quais cerca de 40 infectam o trato genital. Os tipos de HPV são classificados em: i) tipos de alto risco oncogênico, que possuem propriedades de imortalização e transformação celular, no qual o HPV58 está inserido. E, ii) tipos de baixo risco oncogênico, que normalmente causam lesões condilomatosas. Diante do número elevado de mulheres afetadas pelo câncer cervical no Nordeste brasileiro e da participação dos tipos virais de HPV de alto risco nesta doença, tornam-se necessários estudos de prevalência do HPV58 em amostras de lesão cervical e cancer cervical em mulheres do Nordeste brasileiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência da infecção causada pelo HPV58 em amostras de lesões cervicais e câncer cervical em mulheres dos Estados de Pernambuco e Sergipe do Nordeste brasileiro.
MÉTODOS:
Foram utilizadas 256 amostras de mulheres que concordaram em participar da pesquisa. A extração do DNA de amostras de raspado cervical foi efetuada utilizando o kit de extração GenominPrepBlood DNA isolation (AmeshanBioscience). Posteriormente, todas as amostras foram quantificadas utilizando um espectofotômetro (NanoVue Plus Spectrophotometer). A detecção do DNA dos tipos de HPV e a verificação da qualidade do DNA amostral obtido foram realizadas através da técnica Polimerase Chain Reaction (PCR). Como controle endógeno, foi realizada a amplificação do gene WAF-1 que codifica a proteína p21 do genoma humano. As amostras negativas para WAF-1foram excluídas do estudo. Após essa etapa foi realizada a detecção da presença do HPV nas amostras obtidas por meio de PCR com os primers consenso e degenerados MY09/11, que é capaz de detectar diversos tipos de HPV. As amostras positivas foram posteriormente sequenciadas e os tipos de HPV presentes definidos. Em seguida, foram realizadas PCR tipo-específicas com primers que amplificam fragmentos dos genes L1 e LCR do HPV58 em todas as amostras positivas para HPV. Por fim, todas as amostras positivas nas amplificações tipo-específicas foram sequenciadas para confirmação dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após todas as análises realizadas por meio de PCR para detecção geral da presença do DNA viral de HPV, e PCR tipo específicas para o HPV58, foram encontradas prevalências de 8.77% no Estado de Pernambuco e de 17.89% para o Estado de Sergipe. Esses resultados são concordantes com outros estudos realizados em outras regiões do Brasil, onde se observou uma alta prevalência de HPV-58 em lesões cervicais e câncer cervical. Os resultados de prevalência do HPV58 nas amostras de Pernambuco e Sergipe poderão direcionar futuras investigações na área de vacinologia, uma vez que as vacinas existentes no mercado não contemplam o HPV58.
CONCLUSÕES:
Os resultados observados neste estudo demonstram uma alta prevalência do HPV58 em mulheres com lesão cervical ou câncer cervical oriundas dos Estados de Pernambuco e Sergipe do Nordeste Brasileiro. No entanto, ainda são poucos os estudos sobre a prevalência dos vários tipos de HPV de alto risco no Brasil e seus efeitos, sobretudo na Região Nordeste.
Palavras-chave: HPV58, Neoplasia cervical, Alto risco oncogênico.