65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
O uso do celular, do tablet e do computador pelos estudantes de 1º ano do ensino médio informando a prática pedagógica dos professores do CEFET-MG
Isabela Toledo Lima - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Laura Carvalho Parreiras - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Silvana Lúcia Teixeira de Avelar - Profa. Ms./Orientadora - Depto. de Linguagem e Tecnologia - CEFET-MG
Maria Raquel Bambirra - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Linguagem e Tecnologia - CEFET-MG
INTRODUÇÃO:
No mundo atual, onde a evolução tecnológica avança exponencialmente e os recursos tecnológicos estão cada vez mais disponíveis a todas as classes sociais, deparamo-nos com equipamentos eletrônicos que estão se tornando cada vez mais indispensáveis para nossa vida. Basta observarmos o pátio de uma escola para podermos constatar que esses equipamentos estão inseridos no ambiente escolar. Celulares, tablets e notebooks são vistos frequentemente nas mãos dos estudantes nos intervalos e também durante as aulas. Entretanto, queremos saber como eles os estão utilizando, quais gêneros textuais viabilizam esse uso e quais são as características essenciais de cada um desses gêneros. Partimos do pressuposto de que a nova geração de estudantes se utiliza das tecnologias de uma maneira diferente da de seus professores. Portanto, eles precisam ser ouvidos para que um efetivo ajuste das práticas pedagógicas possa ser feito.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é apresentar o estado atual da análise dos dados coletados, ou seja, evidenciar quais são os gêneros textuais digitais que se fazem mais frequentes na rotina dos estudantes do curso técnico de Química, nível médio, do CEFET-MG e tecer algumas considerações preliminares sobre a frequência do uso dos mesmos.
MÉTODOS:
Para descobrirmos como o celular, o tablet e o computador estão sendo utilizados pelos alunos do primeiro ano de química do CEFET-MG, foi elaborado e aplicado um questionário abrangendo diversos gêneros textuais disponíveis nesses suportes. Após a aplicação dos questionários, houve uma tabulação e a quantificação das respostas dos estudantes. Com bases nessa quantificação, tecemos nossas considerações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com os questionários em mãos, foi possível observarmos o grande uso da internet pelos estudantes para fins escolares, por exemplo, fazer pesquisas, ler artigos, assistir vídeo-aulas, dentre outros. Porém podemos observar que, para esses fins, eles utilizam na maioria das vezes o computador, sendo os tablets e celulares mais usados para acesso de e-mail, jogos e redes sociais.
Foi possível inferir também, a partir dos dados tabulados, que a maior parte dos gêneros textuais é utilizada pelos jovens quase sempre online, apesar de sua utilização ser possível off-line. Isso se deve à facilidade com que os jovens têm acesso à internet atualmente, gerando, ainda que involuntariamente, uma dependência da mesma por parte desses jovens.
CONCLUSÕES:
Vemos que os tablets e celulares estão cada vez mais presentes na vida dos estudantes, porém, quando querem fazer uma pesquisa, ler um artigo, ler um livro assistir a uma aula, eles utilizam, em sua maioria, o computador. De qualquer forma notamos algum uso dos celulares e tablets no contexto escolar, o que demonstra que esses dispositivos estão se tornando cada vez mais facilitadores do acesso ao conhecimento. A próxima fase da pesquisa pretende investigar as principais características dos gêneros textuais mais utilizados pelos estudantes, apresentados neste trabalho.
Palavras-chave: novas tecnologias, internet, ensino médio.