65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO METANÓLICO DO FUNGO ENDOFÍTICO Aspergillus niger ISOLADO DE Morinda citrifolia
Ingridd Ayslane Torres Araújo Ribeiro - Departamento de Micologia – UFPE
Ana Paula Sant’Anna da Silva - Departamento de Micologia – UFPE
Irailton Prazeres dos Santos - Departamento de Micologia – UFPE
Wisley Carla Rodrigues de Oliveira - Departamento de Micologia – UFPE
José Michael Morais Correia - Departamento de Ciências Biológicas – FAFIRE
Marilene da Silva Cavalcanti - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Micologia – UFPE
INTRODUÇÃO:
Micro-organismos endofíticos são aqueles que colonizam os tecidos sadios de partes da planta, em algum tempo do seu ciclo de vida, sem lhe causar danos aparentes. Os fungos endofíticos têm despertado o interesse da comunidade científica, especialmente por seu potencial na produção de metabólitos de interesse econômico, incluindo os relacionados às plantas hospedeiras. Morinda citrifolia é uma planta medicinal, popularmente conhecida como noni, pertence à família Rubiaceae. Este vegetal é usado na medicina popular contra diversas enfermidades. O gênero Aspergillus tem uma vasta distribuição e é capaz de sobreviver nos mais diversos substratos, como solo, vegetais, entre outros. Dentre as espécies pertencentes ao gênero o fungo Aspergillus niger apresenta posição destacada por produzir uma grande variedade de metabólitos tanto primários quanto secundários incluindo aminoácidos, vitaminas, antibióticos e pigmentos. Mediante ao exposto, é de fundamental importância o estudo sobre os fungos endofíticos no combate a bactérias patogênicos buscando promover o uso de produtos de baixo custo e de origem natural no combate a patógenos humanos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana do extrato metanólico do fungo A. niger , cultivado em meio de arroz, contra bactérias patogênicas.
MÉTODOS:
O fungo A. niger isolado foi cultivado em tapete e após sete dias foram feitos discos de seis mm e estes colocados em erlenmeyer contendo meio sólido de arroz, previamente autoclavados, e após inoculação foram incubados a 35 ± 2 0C por 28 dias. Ao término deste período foi adicionado 300 mL do solvente metanol e submetidos à agitação por 4 horas, ao término foi realizada a filtração a vácuo e o extrato obtido foi rota-evaporado para a eliminação do solvente utilizado. O rendimento foi ressuspendido em DMSO na concentração de 100 mg/mL. As bactérias utilizadas nos testes antimicrobianos foram Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae. A atividade antibacteriana foi verificada pelo método de difusão em discos no meio Ágar nutriente onde as bactérias teste foram cultivadas em forma de “tapete” em placas de Petri. Posteriormente, discos de papel filtro de seis mm de diâmetro foram embebidos com 30 µL do extrato na concentração de 100mg/mL do extrato metanólico do fungo A. niger e passados para as placas com as bactérias. Estas placas foram incubadas a 37 0C por 24h. Após este período, foram realizadas as leituras dos halos de inibição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostraram que o extrato metanólico do fungo A. niger isolado de M. citrifolia apresentou atividade antimicrobiana contra as quatro bactérias utilizadas nos testes. As médias dos halos de inibição para as bactérias S. aureus, B. subtilis, E. coli e K. pneumoniae foram de 14, 12, 14 e 23,5 mm, respectivamente. A literatura confirma que A. niger produz substâncias com potencial antimicrobiano. De forma geral, os resultados contribuíram para evidenciar a importância dos fungos endofíticos como alvos para estudos futuros visando identificar promissores compostos com potencial biotecnológico e empregá-los diretamente ou como base para a síntese de novos agentes antimicrobianos.
CONCLUSÕES:
O trabalho mostra que o extrato metanólico do fungo endofítico A. niger apresentou atividade antimicrobiana contra as bactérias S. aureus, B. subtilis, E. coli e K. pneumoniae. Ou seja, esse fungo é produtor de metabólitos com potencial antibacteriano.
Palavras-chave: Bactérias, Plantas medicinais, Metabolitos.