65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE MAMOEIRO HAWAII SUBMETIDOS A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO
Sabrine Oliveira Ribeiro - Bacharelando em Agronomia, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi
Suane Coutinho Cardoso - Profa. Dra. / Orientadora, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi
Giliarde Alves dos Reis - Bacharelando em Agronomia, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi
Gisella Martha Silva Simões dos Santos - Bacharelando em Agronomia, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi
Paulo Roberto Fernandes Cotrim Júnior - Bacharelando em Agronomia, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi
Marcelo Rocha dos Santos - Prof. Dr. / Orientador, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi
INTRODUÇÃO:
A cultura do mamão é muito exigente em água, seu consumo diário varia de 2 a 8 mm dia, a depender da taxa evapotranspiratória (COELHO et al., 1999). Sendo uma cultura tropical, adapta-se bem as condições do Nordeste brasileiro, porém, no semiárido existem fatores limitantes a produção agrícola, como escassez e a irregularidade das chuvas (LIMA et al., 1999), associada à qualidade da água, nem sempre adequada à agricultura (GARCIA et al., 2007).
O mamoeiro normalmente necessita de aporte artificial de água, mesmo em regiões onde a precipitação pluvial é superior a 1200 mm anuais, que sejam distribuídas irregularmente, devido à sensibilidade da cultura ao déficit hídrico (COELHO FILHO e COELHO, 2007). Devido seu crescimento rápido e contínuo, com processos de desenvolvimento ocorrendo simultaneamente, este exige um suprimento constante e adequado de água e nutrientes em todo seu ciclo, para atingir o potencial de produção (OLIVEIRA e CALDAS, 2004). A irrigação permite a planta manter um contínuo fluxo de água e nutrientes do solo para as folhas, favorecendo a fotossíntese e a transpiração, o que leva a plantas mais vigorosas, com melhores frutos. Essas vantagens podem ser traduzidas em aumento da produtividade e melhoria da qualidade da fruta (COELHO et al., 2000).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o desenvolvimento das plantas de mamoeiro Hawaii Ouro submetidos a diferentes lâminas de irrigação.
MÉTODOS:
O trabalho foi conduzido no Campo Experimental I do IF Baiano – Campus Guanambi, Distrito de Ceraima, em Latossolo Vermelho Amarelo, distrófico, textura média. Foram dispostos quatro blocos aleatorizados com cinco tratamentos, correspondendo a cinco lâminas de irrigação: T1 55; T2 70; T3 85; T4 100; e T5 115 % Etc. A parcela experimental foi composta de 20 plantas dispostas em fileiras simples, espaçamento de 1,5 m entre plantas e 2,0 m entre fileiras. Como parcela útil utilizou-se seis plantas centrais.
A irrigação foi feita por gotejamento localizado, baseado na evapotranspiração de referência (Eto), diariamente através do método de Penman-Monteith utilizando dados da estação meteorológica próximo à cultura. Os coeficientes da cultura (Kc) utilizados no cálculo da evapotranspiração da cultura (Etc), na avaliação, foram de 0,4 a 1,2, conforme Coelho et al. (2007). Para o tempo de irrigação usou-se a equação recomendada por Goodwin et al. (2000).
Sobre a influência das lâminas de irrigação, analisou-se: altura da planta, diâmetro da copa e do caule, número de folhas, avaliadas mensalmente; altura da primeira flor e número de frutos por planta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As primeiras avaliações para determinação do desenvolvimento do mamoeiro foram iniciadas logo após a sexagem, estando às plantas com seis meses após o transplantio. Na primeira avaliação não foi observada influência das lâminas de irrigação devido à ocorrência de um período (novembro / 2012) de intensa precipitação, nivelando os efeitos dos tratamentos. A altura da primeira flor variou de 0,84 m a 1,07 m, sendo a menor altura encontrada no tratamento de menor lâmina (55%), sugerindo que o estresse hídrico acelerou a emissão da floração. Com relação as demais variáveis, até o momento, não houve diferença entre os tratamentos, entretanto, observa-se uma tendência de melhor desenvolvimento das plantas nas maiores lâminas de irrigação, sobretudo na terceira avaliação, quando cessou o efeito do da chuva.
CONCLUSÕES:
Os efeitos dos tratamentos começaram a aparecer após o período chuvoso.
Houve uma tendência de melhor desenvolvimento das plantas nas maiores lâminas de irrigação.
O mamoeiro Hawaii Ouro, nas condições climáticas de Guanambi, é dependente da irrigação.
Palavras-chave: Mamão papaya, Características agronômicas, Exigência hídrica.