65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos
CONSTRUÇÃO DE MODELO DE CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA PARA DETERMINAÇÃO DE TEOR DE GLIBENCLAMIDA UTILIZANDO A ESPECTROMETRIA RAMAN
Antônio Diógenes Pereira de Oliveira - Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco – LAFEPE
Fernanda Vera Cruz de Vasconcelos - Msc./Orientadora - Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco - LAFEPE
Kelly Barbosa Gama - Faculdade de Farmácia - UFBA
Sarah Rafaelly Araújo Santos - Faculdade de Farmácia - UFRN
Flavielle Martins de Melo - Faculdade de Farmácia - UFBA
Thaciane Soares da Cunha - Faculdade de Farmácia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A Garantia da Qualidade é ferramenta fundamental para o controle de processos farmacêuticos industriais, e o doseamento de princípios ativos em formas farmacêuticas é uma das maneiras de assegurar a qualidade dos produtos. Dentre os métodos analíticos propostos pela Farmacopeia Brasileira para determinação do teor de princípios ativos em comprimidos tem-se a espectroscopia na região do ultravioleta (UV-vis). Esse é um método simples e de baixo custo, porém requer o preparo da amostra gerando gastos de solvente e tempo. Nesse contexto, a espectrometria Raman associada a ferramentas quimiométricas surge como alternativa simples, rápida e eficaz, sem necessidade de preparo da amostra, podendo ser empregada no desenvolvimento de nova metodologia analítica para determinação do teor. Comprimidos de glibenclamida 5 mg possuem baixa dose de princípio ativo e pequenas variações deste teor em comprimidos podem causar prejuízos aos pacientes que dependem deste medicamento. Assim, este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo de calibração multivariada para determinação do teor de glibenclamida utilizando a espectrometria Raman comparando com dados provenientes da espectrometria UV-vis, metodologia analítica já empregada no Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolvimento de modelo de calibração multivariada para determinação de teor de glibenclamida utilizando Espectrometria Raman.
MÉTODOS:
Foram utilizadas amostras de comprimidos de 32 lotes de glibenclamida de 2011 e 2012 (99 a 102% de teor), e 17 lotes pilotos (60 a 140% de teor), produzidos pelo LAFEPE. Cerca de 80 comprimidos de cada lote foram pulverizados e analisados por UV-vis utilizando um espectrofotômetro UV-2401PC da Shimadzu. Os espectros Raman (3278 a 200 cm-1) foram adquiridos utilizando o espectrômetro Raman IdentiCheck da Perkin Elmer com tempo de exposição do laser de 2.5 s, caminho óptico de 7mm e média de 4 exposições. As análises por Raman foram feitas através da própria embalagem plástica utilizando uma sonda de fibra óptica. Os modelos de calibração multivariada foram obtidos utilizando Regressão por Mínimos Quadrados Parciais (PLS) e Regressão Linear Múltipla (MLR) e dois métodos de seleção de variáveis: (1) Coeficientes de Regressão Significativos com algoritmo de Jack-Knife (JK); (2) Algoritmo das Projeções Sucessivas (APS). Os modelos foram construídos utilizando os espectros Raman pré-processados por primeira derivada com filtro de Savitzky-Golay-SG e janela de 13 pontos para correção dos desvios de linha de base. Para o tratamento dos dados foram empregados os softwares UNSCRAMBLER® X.1 e MATLAB® R2010a.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para construção dos modelos de calibração multivariada foi utilizada à faixa espectral do Raman de 1630 a 200 cm-1 por apresentar menor ruído. Os modelos foram construídos utilizando-se os espectros derivativos das 79 amostras, sendo 52 amostras selecionadas para o conjunto de calibração e 27 para o conjunto de previsão utilizando o algoritmo SPXY. O modelo de calibração multivariada empregando o PLS obteve um valor do erro médio quadrático de previsão (RMSEP) de 0,22% e coeficiente de correlação (R) de 0,93 utilizando 4 fatores. O modelo PLS com seleção de variáveis pelo algoritmo JK apresentou RMSEP de 0,21% e R de 0,93, tais resultados são semelhantes aos obtidos pelo modelo PLS. Entretanto, o PLS/JK utilizou um número menor de fatores (3) para determinação do teor de glibenclamida, sendo, portanto mais parcimonioso, por ser uma modelagem mais simples e rápida. O MLR/SPA apresentou RMSEP de 0,28%, coeficiente de correlação de 0,89 empregando 6 variáveis. De acordo com o teste F (95% de confiança) o valor de RMSEP obtido pelo MLR/SPA é maior do que os valores obtidos pelos modelos PLS e PLS/JK. Apesar disso, o modelo apresentou um erro equivalente à repetibilidade (0,26%) do método de referência (UV-vis).
CONCLUSÕES:
Os modelos obtidos apresentaram boa correlação entre as variáveis analisadas e valores de RMSEP equivalentes ao método de referência (UVvis). Entretanto, o PLS/JK apresentou melhores resultados. Neste trabalho foi demonstrada a aplicabilidade da espectrometria Raman para determinação do teor de glibenclamida, e o possível uso dessa técnica poderá promover maior rapidez nas análises de rotina.
Palavras-chave: Calibração multivariada, Glibenclamida, Espectrometria Raman.