65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE CULTURAS INTERCALARES NA PRODUÇÃO DE CEBOLINHA EM CULTIVO CONSORCIADO
Caciana Cavalcanti Costa - Profa. Dra, Orientadora, UATA/CCTA/UFCG, Pombal, PB
Edna Dantas Pereira - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Delzuite Teles Leite - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Everaldo Ferreira dos Santos - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Francisco de Assis Silva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Laíza Gomes de Paiva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
INTRODUÇÃO:
O plantio consorciado de mais de uma cultura numa mesma área não é uma prática recente na agricultura. Foi usada desde o início da prática dos cultivos agrícolas. Buscando a expansão nas fronteiras agrícolas, os países substituíram este sistema de cultivo, entre outros, pela agricultura convencional, a qual trouxe poluição e degradação ao ambiente. Atualmente na olericultura, diante da importância e peculiaridades do setor, técnicas de cultivo para obtenção de maiores produções e rentabilidades econômicas com pouco agravamento da degradação ambiental têm sido buscadas. O cultivo consorciado gerando interesse para maximizar a produção das áreas de cultivo e pela heterogeneidade dos produtos colhidos permitindo um equilíbrio econômico, entre despesa e receita, com consequente aumento na sua rentabilidade líquida (COSTA et al., 2008). Os estudos com as hortaliças abordam o uso de cultivares entre espécies, em diferentes cultivos consorciados, em cultivo convencional ou orgânico, diferentes densidades populacionais, arranjamentos, épocas de cultivo e de estabelecimento dos consórcios; e as suas interações sobre a produtividade e a viabilidade econômica dos sistemas. E os resultados dos trabalhos realizados demonstram que o consórcio na olericultura oferece uma adequada opção.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve como objetivo determinar se a presença das culturas da alface, pimentão e coentro como culturas intercalares apresentam efeito negativo sobre a produção da cebolinha quando consorciadas.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na UFCG, Câmpus Pombal, PB. Foram avaliados quatro tratamentos, resultantes da combinação da cebolinha (cultura principal) em consórcio com o pimentão, alface e coentro (culturas intercalares) e o cultivo solteiro da cebolinha. Estruturou-se a área, dividindo-a em quatro blocos cada um contendo 7 canteiros (parcelas), cada parcela medindo 1,20 m de largura por 2,0 m de comprimento e 20 cm de altura. A implantação das culturas do pimentão, da alface, da cebolinha foi pelo transplantio de mudas e para o coentro foi pela semeadura direta em sulcos. As colheitas dos produtos ocorreram quando os mesmos apresentaram-se adequados para o comércio, sendo a cebolinha foi cortadas rentes ao solo por sete semanas, na última foi colhida toda a planta. Foi avaliada na cultura da cebolinha a altura de plantas, número de folhas e de perfilhos das plantas e a massa fresca e seca da parte aérea, rizomas e raízes. As análises estatísticas foram realizadas pelo programa ESTAT, a análise de variância foi realizada com quatro tratamentos (3 consórcios e 1 monocultivo) ambos com quatro repetições, em delineamento de blocos ao acaso. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados das análises de variância a cultura da cebolinha demonstraram que não houve diferença significativa entre os sistemas de cultivo para a altura de plantas, por outro lado constatou-se que o número de folhas e o número de perfilhos das plantas de cebolinha foi superior no sistema consorciado entre cebolinha e alface, porém não diferiu do consórcio entre cebolinha e pimentão e do seu monocultivo. Verificou-se que para massa fresca da parte aérea, rizomas e raízes não foi constatada diferenças significativas, assim como para massa seca da parte aérea e dos rizomas. Com relação a massa seca das raízes da cebolinha, observou-se que os maiores valores foram provenientes do sistema do monocultivo.
CONCLUSÕES:
Não houve interferência das culturas intercalares (pimentão, alface e coentro) sobre a cultura principal, nos consórcios composto pelas culturas cebolinha e alface ou cebolinha e pimentão, uma vez que seus valores não diferiram do monocultivo, concluindo que a escolha das espécies para a composição destes dois sistemas consorciados foi adequada, visto que a interação das culturas não promoveu efeito negativo sobre a produção da cebolinha.
Palavras-chave: Alliumschoenoprasum, Capsicumannuum, Coriandrumsativum.