65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE, PRODUÇÃO E ÁREA PLANTADA DO ALGODOEIRO EM AMBITO NACIONAL, REGIONAL E ESTADUAL.
José Roneison da Silva Costa - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, UFMA, Chapadinha/MA
Egon Bastos de Oliveira - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, UFMA, Chapadinha/MA
Higo Gustavo da Silva Rocha - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, UFMA, Chapadinha/MA
Pricyla Thais de Araujo Coelho - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, UFMA, Chapadinha/MA
João Paulo Rodrigues da Silva - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, UFMA, Chapadinha/MA
Maria da Cruz Chaves Lima Moura - Profª. Drª./Orientadora - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, UFMA
INTRODUÇÃO:
O algodoeiro produz a fibra têxtil mais importante para confecção de tecidos, acarretando uma demanda, segundo Lerayer (2009), de 24,6 milhões de toneladas de fibra ao ano, alem disso, o algodão também é utilizado para alimentação animal, produção de óleo e biodiesel. O algodão herbáceo é cultivado em todas as regiões do Brasil, fato que se tornou possível devido a avanços tecnológicos, no que concerne ao manejo da fertilidade do solo e ao melhoramento das variedades, voltados à introdução da cultura nos cerrados do Centro-Oeste e, mais recentemente, do Nordeste. Após queda do algodão brasileiro, ocasionada pela perda de competitividade do algodão nacional em relação ao preço do algodão estrangeiro, devido à entrada do país no Mercossul, a cultura atualmente se apresenta em asserção retomando importância econômica no cenário nacional. No Maranhão a cultura também vem ganhando espaço, apresentando ainda potencial para ganho de produção e expansão de área cultivada. Contudo, para se construir uma ideia das perspectivas futuras do cultivo de algodão, torna-se importante fazer uma avaliação da evolução da cultura no Estado e em âmbito nacional nos últimos anos, analisando os fatores influentes nesse processo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho objetivou fazer uma análise de como decorreu a quantidade produzida, a área cultivada e a produtividade do algodão, no período de 1990 a 2010, em âmbito nacional, regional e no Estado do Maranhão, com o intuito de identificar os fatores que influenciaram na evolução da cultura nesse mesmo período.
MÉTODOS:
O trabalho consistiu na analise de dados obtidos pelo SIDRA/IBGE, onde são fornecidas tabelas que quantificam a produção e área plantada de culturas agrícolas no decorrer dos anos. Em seguida realizou-se uma pesquisa para elucidar os fatores que influenciaram o processo de evolução da cultura, consultando literatura e informativos atualizados relacionados ao algodão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre os anos de 1990 e 2010 a área cultivada de algodão no estado do Maranhão passou de 120 para 13030 hectares, diferentemente do que aconteceu com o Brasil, redução de 45,14%, e a região Nordeste, redução de 34,61%. A introdução da cultura do algodão nos cerrados do nordeste provocou aumento da área cultivada no Maranhão, de toda forma, no ano de 2010, tal área ainda representava apenas 1,5% da área nacional. A quantidade de algodão em caroço produzida no Estado, no ano de 2010, foi de 42.855 toneladas, estes resultados mostram uma evolução de menos de 1% para 4% da quantidade produzida do Nordeste, fato coerente com a redução do cultivo nas áreas de agreste e semi-árido simultâneo ao avanço nos cerrados do Maranhão. Em 1990 a produtividade no estado era de 450 Kg/ha de algodão em caroço, em 2010 esse mesmo parâmetro alcançou o valor de 3288 Kg/há, sendo que seu valor mais elevado foi de 3534 Kg/ha no ano de 2008. Em geral, tanto no Brasil quanto em todas as regiões do país, houve grande aumento da produtividade, resultante do efeito da atribuição de novas tecnologias nos sistemas produtivos, tal aumento também pode ser evidenciado quando se observa o aumento da produção aliada uma redução das áreas plantadas em sua totalidade.
CONCLUSÕES:
A diminuição da área plantada de algodão em âmbito nacional se justifica, entre outros fatores, devido à maior competitividade assumida pelo produto estrangeiro, contudo a cultura apresenta-se atualmente em asserção. A introdução da cultura do algodão nos cerrados do nordeste provocou enorme aumento da área cultivada no Maranhão, sendo os municípios de Balsas e Tasso Fragoso responsáveis por quase toda área e quantidade produzida. O Maranhão apresenta resultados em produtividade equiparados aos nacionais pelo fato dos produtores terem a disposição alto nível tecnológico. O Maranhão volta a se destacar na produção de algodão, com a cotonicultura em expansão, abrindo-se novas áreas de produção, sobretudo na região de Balsas de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Palavras-chave: Cotonicultura, Cerrado, Expansão.