65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CONCENTRAÇÕES DE PROTEÍNAS SOLÚVEIS TOTAIS E AMÔNIO LIVRE EM RAÍZES DE PLANTAS JOVENS DE ACAPÚ ( Vouacapoua americana Aubl.) SUBMETIDAS AO ALAGAMENTO
Renato Augusto Soares Rodrigues - Estudante de graduação do curso de agronomia, UFRA
Joze Melisa Nunes de Freitas - Estudante do curso de doutorado em ciências agrárias, UFRA
Tamires Borges de Oliveira - Estudante de graduação do curso de agronomia, UFRA
Diocléa Almeida Seabra Silva - Estudante do curso de doutorado em ciências agrárias, UFRA
Cândido Ferreira de Oliveira Neto - Profº. Dr./ Co-orientador, UFRA, Campus de Capitão Poço
Roberto Cezar Lobo da Costa - Profº. Dr./ Orientador- Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
A espécie de acapu Vouacapoua americana Aubl. possui tronco ereto e cilíndrico, com 50-90 cm de diâmetro, sem sapopemas basais, revestido por uma casca fina e quase lisa, sendo sua madeira de grande importância no mercado interno e externo. O estresse causado pela saturação hídrica do solo elimina os espaços anteriormente ocupados pelo ar, limitando as trocas gasosas com a atmosfera, e em poucas horas as raízes e microorganismos consomem o O2 dissolvido na água, criando um ambiente hipóxico ou anóxico no solo. O alagamento provoca alterações na fisiologia das plantas, é reconhecido que a anoxia (ausência de oxigênio) induz mudanças no metabolismo de proteínas e aminoácidos livres, com incremento na composição, quantidades e interconversão de aminoácidos, além da alteração na atividade de várias enzimas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi determinar as concentrações de proteínas solúveis totais e amônio livre em raízes de plantas jovens de acapú submetidas alagamento.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de novembro/2011 a julho/2012. Durante o período do experimento todas as plantas foram irrigadas diariamente, foi feito também, o controle de plantas daninhas pela capina manual e o controle de pragas e doenças. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial do tipo 2 x 4 (duas condições hídricas: controle e alagamento x três tempos de avaliação), com 5 repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Os tempos de avaliação foram a cada 10 dias, sendo tempo 1 (T1- zero dias de alagamento), tempo 2 (T2- 10 dias de alagamento) e tempo 3 (T3- 20 dias de alagamento). Foi aplicada a análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Os desvios-padrões foram calculados para cada tratamento, sendo as análises estatísticas obtidas através do programa ASSISTAT 7.6. Para a determinação da concentração de proteínas solúveis totais e amônio nas raízes foram utilizados os métodos descritos por Bradford, (1976) e por Weatherburn (1967).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A concentração de proteínas decresceu significativamente nas plantas submetidas ao alagamento em relação às plantas controle, porém não apresentou diferença estatística entre os tempos de alagamento. Os valores foram de 2,41 e 2,25 mg de proteína/gMS para 10 e 20 dias de alagamento respectivamente, e a média dos controles foi de 3,04 mg de proteína/gMS. Essa redução nas raízes de plantas alagadas pode estar relacionada com a diminuição da respiração, que diminui a formação de ATP e o metabolismo do nitrogênio e também pela redução de fotoassimilados para a respiração celular. Em razão disso as plantas sensíveis à falta de oxigênio no solo entram em autodegradação para se manterem vivas, mas acabam entrando em colapso e morte. A concentração de amônio nas raízes teve um aumento significativo nas plantas sujeitas ao alagamento em comparação às plantas controle, mas não apresentou diferença significativa entre os tempos de alagamento, o maior valor obtido foi de 24,40 mmol de NH4+/Kg de MS no tratamento com 10 dias de alagamento, já a média dos controles foi de 20,25 mmol de NH4+/Kg de MS. Isso ocorre devido ao processo de inibição da glutamina sintetase, bem como o provável aumento da absorção de amônio, fotorrespiração e catabolismo de compostos nitrogenados.
CONCLUSÕES:
O alagamento na planta promoveu uma diminuição na concentração de proteínas solúveis totais e um aumento na concentração de amônio nas raízes de plantas jovens de acapu. O tempo de 10 dias de alagamento foi suficiente para alterar o metabolismo da espécie, levando a planta a um colapso.
Palavras-chave: Hipoxia, Mudas, Variáveis bioquímicas.