65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
AS PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ASSENTAMENTO ARACATI ACERCA DA FORMAÇÃO EM SUPERIOR
Maiara Pacífico dos Santos - Depto. de Ciências Socais Aplicadas - UFRN
Juliane Valéria Oliveira da Silva - Depto. de Ciências Socais Aplicadas - UFRN
Karina Ribeiro - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Agrárias
INTRODUÇÃO:
No Brasil, a educação é um direito constitucional que deve ser garantido pelo Estado a todo e qualquer cidadão sem nenhuma distinção, uma vez que perante a lei todos somos iguais. Assim, a educação brasileira se constitui como uma política pública na qual o Estado tem a responsabilidade de assegurar o acesso aos níveis básico e superior a fim de proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos. Por ter um caráter de formação, ou seja, de preparação, a educação se apresenta como meio de qualificação profissional para o trabalho. Dessa forma, ela passa a ser obrigatoriamente exigida como pré-requisito ao ingresso no mercado de trabalho formal e em alguns casos, a depender da profissão a ser exercida, a formação em nível superior é primordial. Porém, as políticas de educação com caráter de incentivo a formação em nível superior para estudantes do campo ainda precisa abranger um número maior de indivíduos para que a democratização da educação aconteça de forma mais emancipatória e equitativa, ou seja, sem existir uma dicotomia campo-cidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer as perspectivas dos jovens do Assentamento Aracati no que se refere ao ingresso no ensino superior com o intuito de subsidiar o desenvolvimento de futuras atividades que venham a contribuir com a democratização do acesso desses jovens a universidade.
MÉTODOS:
A pesquisa utilizou-se do método dialético que teve caráter qualitativo e o uso de dados quantitativos e qualitativos. Para tanto, utilizamos como técnica de pesquisa a entrevista semi-estruturada com o uso do instrumento formulário, com questões abertas e fechadas, que foram aplicados aos sujeitos de pesquisa do Assentamento Aracati com a finalidade de identificar as perspectivas dos jovens acerca da formação em nível superior. Dessa forma, tivemos como universo a comunidade rural – Assentamento Aracati cuja amostragem abrangeu os jovens do assentamento que estão na faixa etária de 16 a 24 anos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a avaliação da metodologia utilizada, foi possível perceber que a realidade dos jovens do campo apresenta singularidades que é única ao seu modo de vida. Assim, os jovens do Assentamento Aracati apresentam interesse de ingressar na universidade por considerá-la importante para sua formação educacional e profissional. Porém, as expectativas desses jovens diminuem, na medida em que ele precisa enfrentar diversos obstáculos para se chegar à universidade. A falta de uma educação de qualidade aliada a falta de recurso financeiro para se pagar um cursinho, a existência de filhos, a distância, a falta de conhecimento da política de educação e de acesso e permanência, levam tais jovens a enxergar a universidade como algo muito difícil de ser alcançado, mas ainda assim, é possível perceber que alguns jovens apresentam perspectivas de ingressarem futuramente na universidade.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos no decorrer do processo de pesquisa podemos concluir que a educação é uma política pública que apresenta inúmeros problemas de efetivação no que se refere a qualidade e acesso aos seus níveis de formação educacional. Esses problemas geram dificuldades que implicam na forma como esses jovens vê a universidade bem como na construção das perspectivas a esse respeito.Dessa forma, a educação necessita de estratégias que venham a contribuir com a melhoria do processo de formação para que os jovens tenham não apenas perspectiva de ingresso mas que, sobretudo, tenham condições de ingressar e permanecer na universidade.
Palavras-chave: Assentamento Rural, Educação Escolar, Universidade.