65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Utilização de oficinas didáticas como recurso para a sensibilização sobre o alcoolismo
André Luis Pereira Costa - Departamento de Ciências Biológicas – UFRPE
Gabriela Amaral Falcão - Departamento de Ciências Biológicas – UFRPE
Maria da Glória Mota Marques Figueiroa - Professora supervisora do PIBID Biologia da UFRPE
Janaína de Albuquerque Couto - Profa. Dra./Orientadora – Depto.de Morfologia e Fisiologia Animal – DMFA/UFRPE
INTRODUÇÃO:
A oficina é um recurso didático importante, que garante a elaboração conjunta de atividades, a fim de promover uma interação ativa entre o professor e os alunos. Segundo Veiga (1991), como uma forma de elaboração conjunta, a oficina garante a incorporação dos objetivos pelos alunos e utiliza os conhecimentos e experiências, ainda que não sistematizadas, para a construção do tema proposto. Pelo fato do uso de bebidas alcoólicas entre jovens do ensino fundamental e médio ter crescido em números alarmantes nos últimos anos, o uso de metodologias que garantam a sensibilização desses alunos quanto aos riscos do álcool no organismo, torna-se de suma importância para a comunidade escolar. O alcoolismo é sem dúvida um grande problema de saúde pública, capaz de afetar todos os aspectos da conduta humana. Os danos referentes ao uso do álcool são diversos, podendo estar ligados a um consumo crônico ou não. O álcool é capaz de modificar o comportamento, como qualquer outra droga, provocando alterações no sistema nervoso central, produzindo um prazer momentâneo e tornando o usuário dependente, fato que geralmente se inicia na adolescência ou na fase adulta. Além dos fatores físicos, do ponto de vista social, o álcool pode causar sérios danos à família e a escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo relatar a utilização de oficinas didáticas como uma proposta inovadora para a sensibilização dos alunos a respeito da temática alcoolismo no ensino fundamental e médio.
MÉTODOS:
O presente trabalho tem abordagem qualitativa, tendo sido realizado em uma escola pública da cidade do Recife/PE, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na escola foram realizadas oficinas com os alunos do 9° ano e do ensino médio modalidade EJA (educação de jovens e adultos), referente ao tema alcoolismo e os seus efeitos no organismo. As oficinas foram organizadas a fim de garantir a participação plena do aluno. Os temas das oficinas eram conhecendo o álcool, seus efeitos e os riscos do consumo ainda na adolescência. Dentro das oficinas existia fundamentação teórica, jogos, debate e construção de atividades por parte do aluno. Ao final de cada encontro as turmas eram convidadas a autoavaliação a partir da aplicação de questionários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a realização das oficinas foi possível observar que o entendimento sobre o alcoolismo e seus riscos biológicos, pode garantir a maior sensibilização quanto ao uso frequente e precoce do álcool. A partir das atividades propostas dentro das oficinas, foi possível formar um conhecimento sistematizado sobre o alcoolismo e foi notória a participação e o envolvimento das turmas na realização das oficinas. Percebe-se que a partir da realização de oficinas em que os alunos possam “criar” uma bebida alcoólica que ainda não existe no mercado formulando argumentos para tornar esta droga popular, indicando os benefícios e riscos do seu consumo, pode despertar no aluno o interesse em entender mais sobre o assunto. Contudo, este tipo de atividade garante uma reflexão a respeito daquilo que esta sendo proposto, o que leva em consideração a vivência, os conhecimentos prévios e a criatividade dos alunos envolvidos, que passam a ser protagonistas da própria aprendizagem. Na análise dos questionários aplicados após cada encontro, pode-se destacar o interesse dos alunos em aprender mais sobre o funcionamento do álcool no organismo, bem como entender os danos que este pode causa na sua viva, passando para seus familiares como proposta de alerta aos danos causados pelo álcool.
CONCLUSÕES:
Mediante os resultados foi possível perceber que o uso de oficinas didáticas aliadas como uma estratégia metodológica inovadora garante sucesso quando se deseja a sensibilização dos alunos em relação ao tema que vai ser abordado. Este tipo de atividade assume papel importante quando o professor deseja fazer com que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento em sala de aula, uma vez que ele passa a ser o centro do processo educacional. As oficinas se mostraram uma alternativa válida para se trabalhar o alcoolismo em suas diferentes vertentes, desde os aspectos fisiológicos até os aspectos sociais, garantindo o debate, a troca de experiências, a reflexão e a criticidade dos grupos envolvidos.
Palavras-chave: Bebida alcoólica, Álcool na escola, Metodologias inovadoras.