65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
Utilização de oficinas didáticas como recurso para a sensibilização sobre o alcoolismo |
André Luis Pereira Costa - Departamento de Ciências Biológicas – UFRPE Gabriela Amaral Falcão - Departamento de Ciências Biológicas – UFRPE Maria da Glória Mota Marques Figueiroa - Professora supervisora do PIBID Biologia da UFRPE Janaína de Albuquerque Couto - Profa. Dra./Orientadora – Depto.de Morfologia e Fisiologia Animal – DMFA/UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
A oficina é um recurso didático importante, que garante a elaboração conjunta de atividades, a fim de promover uma interação ativa entre o professor e os alunos. Segundo Veiga (1991), como uma forma de elaboração conjunta, a oficina garante a incorporação dos objetivos pelos alunos e utiliza os conhecimentos e experiências, ainda que não sistematizadas, para a construção do tema proposto. Pelo fato do uso de bebidas alcoólicas entre jovens do ensino fundamental e médio ter crescido em números alarmantes nos últimos anos, o uso de metodologias que garantam a sensibilização desses alunos quanto aos riscos do álcool no organismo, torna-se de suma importância para a comunidade escolar. O alcoolismo é sem dúvida um grande problema de saúde pública, capaz de afetar todos os aspectos da conduta humana. Os danos referentes ao uso do álcool são diversos, podendo estar ligados a um consumo crônico ou não. O álcool é capaz de modificar o comportamento, como qualquer outra droga, provocando alterações no sistema nervoso central, produzindo um prazer momentâneo e tornando o usuário dependente, fato que geralmente se inicia na adolescência ou na fase adulta. Além dos fatores físicos, do ponto de vista social, o álcool pode causar sérios danos à família e a escola. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O presente trabalho tem como objetivo relatar a utilização de oficinas didáticas como uma proposta inovadora para a sensibilização dos alunos a respeito da temática alcoolismo no ensino fundamental e médio. |
MÉTODOS: |
O presente trabalho tem abordagem qualitativa, tendo sido realizado em uma escola pública da cidade do Recife/PE, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na escola foram realizadas oficinas com os alunos do 9° ano e do ensino médio modalidade EJA (educação de jovens e adultos), referente ao tema alcoolismo e os seus efeitos no organismo. As oficinas foram organizadas a fim de garantir a participação plena do aluno. Os temas das oficinas eram conhecendo o álcool, seus efeitos e os riscos do consumo ainda na adolescência. Dentro das oficinas existia fundamentação teórica, jogos, debate e construção de atividades por parte do aluno. Ao final de cada encontro as turmas eram convidadas a autoavaliação a partir da aplicação de questionários. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Após a realização das oficinas foi possível observar que o entendimento sobre o alcoolismo e seus riscos biológicos, pode garantir a maior sensibilização quanto ao uso frequente e precoce do álcool. A partir das atividades propostas dentro das oficinas, foi possível formar um conhecimento sistematizado sobre o alcoolismo e foi notória a participação e o envolvimento das turmas na realização das oficinas. Percebe-se que a partir da realização de oficinas em que os alunos possam “criar” uma bebida alcoólica que ainda não existe no mercado formulando argumentos para tornar esta droga popular, indicando os benefícios e riscos do seu consumo, pode despertar no aluno o interesse em entender mais sobre o assunto. Contudo, este tipo de atividade garante uma reflexão a respeito daquilo que esta sendo proposto, o que leva em consideração a vivência, os conhecimentos prévios e a criatividade dos alunos envolvidos, que passam a ser protagonistas da própria aprendizagem. Na análise dos questionários aplicados após cada encontro, pode-se destacar o interesse dos alunos em aprender mais sobre o funcionamento do álcool no organismo, bem como entender os danos que este pode causa na sua viva, passando para seus familiares como proposta de alerta aos danos causados pelo álcool. |
CONCLUSÕES: |
Mediante os resultados foi possível perceber que o uso de oficinas didáticas aliadas como uma estratégia metodológica inovadora garante sucesso quando se deseja a sensibilização dos alunos em relação ao tema que vai ser abordado. Este tipo de atividade assume papel importante quando o professor deseja fazer com que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento em sala de aula, uma vez que ele passa a ser o centro do processo educacional. As oficinas se mostraram uma alternativa válida para se trabalhar o alcoolismo em suas diferentes vertentes, desde os aspectos fisiológicos até os aspectos sociais, garantindo o debate, a troca de experiências, a reflexão e a criticidade dos grupos envolvidos. |
Palavras-chave: Bebida alcoólica, Álcool na escola, Metodologias inovadoras. |