65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
O PERFIL DOS EDUCANDOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CONCOMITANTE – PRONATEC/IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS
Gilda Rocha dos Reis Neta - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês
Bruna Laís dos Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês
Patrícia Moura Neves - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês
André Leonardo Vasconcelos Souza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês
INTRODUÇÃO:
O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pela lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, é um Programa do Governo Federal que visa formar profissionais com habilidades técnicas e científicas, capazes de atuarem no setor agropecuário, assegurando a preservação do meio ambiente, aplicando tecnologias economicamente viáveis, numa perspectiva de desenvolvimento rural e urbano sustentáveis. O IF BAIANO pactuou 1360 horas com o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica MEC/SETEC, tendo como demandante a Secretaria de Educação da Bahia–SEC/BA, através da Superintendência de Educação Profissional–SUPROF, um desses cursos é ofertado pelo campus Santa Inês.
Para implantação do Curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio Regular do IFBaiano Campus Santa Inês foi necessário formar parceria com duas escolas do município de Ubaíra: Colégio Estadual Balbino Muniz Barreto – CEBMB e o Colégio Estadual Anísio Teixeira.
O município de Ubaíra possui economia local com vocação para agropecuária, no contexto da agricultura familiar, o que possibilitará a obtenção de resultados concretos, associados à prática rural aplicada a partir da formação técnica profissional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo conhecer e identificar o perfil dos jovens do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Balbino Muniz Barreto – CEBMB e Colégio Estadual Anísio Teixeira, que inscreverem-se no PRONATEC e enxergam no curso uma oportunidade de melhoria de vida.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no município de Ubaíra, localizado na Região Sudoeste do Estado da Bahia (Região Fisiográfica de Jequié). O município está inserido no Vale do Rio Jiquiriçá, localizando-se às margens da Rodovia BR 420 (Rodovia Santa Inês Ubaíra), km 2,5, distando 26 km da sede do IF Baiano campus Santa Inês.
O município de Ubaíra é um dos 20 municípios que compõem o Território Vale do Jiquiriçá cuja população residente é de 317.145 pessoas (IBGE, 2010). Segundo o mesmo censo, existem no território 81.134 domicílios, sendo que 52,7% estão localizados na zona urbana e 47,3% na zona rural.
O diagnóstico foi realizado na primeira semana de aula com os educandos (10/10/2012). Os dados foram coletados com a utilização de questionário semi-estruturado na turma de 34 alunos matriculados no PRONATEC. Todos os educandos cursavam a 2ª série do ensino médio nas escolas estaduais de Ubaíra. Conforme metodologia proposta por Martins (2004) todos os educandos foram entrevistados. O questionário possuiu 21 questões, sendo 18 objetivas e 3 subjetivas. Os educandos responderam os questionários individualmente, evitando interferências em suas respostas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados obtidos a faixa etária dos educandos que frequentam o curso Técnico em Agropecuária concomitante varia de 15 a 30 anos, sendo que em números reais existem apenas 01 pessoa com 15 anos e 01 pessoa com 30 anos. A grande maioria da turma possui idades entre 16 e 19 anos, estes totalizam aproximadamente 83% dos educandos. Entre os 34 educandos, apenas 32,4% se declaram moradores da zona urbana da cidade de Ubaíra, já o que são moradores da zona rural somam 67,6% do total.
Quando perguntado aos educandos se estes pretendem seguir a carreira do curso técnico profissionalizante, obteve-se os seguintes resultados: 73,5% afirmaram que desejam seguir, 11,8% não pretendem seguir a carreira e 14,7% não sabem se seguiram a carreira.
O desejo em atuar no curso profissionalizante pode ser atribuído as suas experiências, vivências e origem rural. Outra causa para esse interesse é que 64,7% assistem programas de TV e ouvem rádio com temas relacionados aos assuntos que estudam. Assim, quando o ser humano vivencia na prática atividade laboral, suas escolhas ou opções tornam-se mais concretas, por permitir ao individuo desfrutar sensações diversas, que extrapolam as escolhas racionais e são capazes de proporcionar uma decisão mais segura sobre o fato vivenciado (MOURA, 2001).
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados apresentados verifica-se que do total de entrevistados, apenas 32,4% são oriundos da zona urbana.
As experiências, vivências e origem podem está influenciando a escolha profissional dos educandos, uma vez que 73,5% afirmam que irão seguir a carreira de Técnico em Agropecuária e esse percentual é muito próximo ao percentual dos que tem origem rural.
Palavras-chave: Escolha profissional, Educação tecnológica, Pronatec.