65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
PEGADA ECOLÓGICA COMO INDICADOR DE SUSTENTABILIDADE: ABORDAGEM DE ALGUNS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS DO CAMPUS DE PINHEIRO/MA.
Ivanilde dos Santos Pereira Galvão - Dep. de Ciências Exatas (Naturais) -UFMA
Joaci Ribeiro - Dep. de Ciências Exatas (Naturais) -UFMA
Roberto Ramos - Prof. Ms./Orientador-Dep. de Ciências Exatas (Naturais) -UFMA
INTRODUÇÃO:
Todos os seres vivos necessitam de elementos da natureza para a manutenção das funções vitais. E durante muito tempo considerado bens inesgotáveis e vistos basicamente pela ótica econômica. Mensurar a produção e o consumo dos elementos naturais essenciais a vida, para acompanhar seus níveis de perdas/degradação, com o intuito de minimizar, aperfeiçoar ou substituir sua utilização, vários pesquisadores criaram metodologias, indicadores e índices ambientais e de sustentabilidade, dentre elas a pegada ecológica, um indicador de sustentabilidade que dimensiona a quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. A pegada ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Faz-se necessário obter conhecimentos dos recursos utilizados, a fim de mensurar a produção máxima sustentável e consequentemente possibilitar ações de preservação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tem como objetivo demonstrar como o estilo de vida do homem pode influenciar na sociedade em que vive, refletindo na natureza; visto que são dela retirados os recursos responsáveis pelo sustento desse estilo.
MÉTODOS:
Este trabalho realizou pesquisa bibliográfica, entrevista com alunos de algumas escolas públicas de educação básica, concomitante com alunos da Universidade Federal do Maranhão. A amostragem foi realizada em 64 (sessenta e quatro) alunos que utilizaram computadores conectados à internet e por meio do site http://www.footprintnetwork.org/en/index. php/GFN/page/calculators/ da WWF - World Wildlife Fund, responderam questionário relacionado à consumo voltados à alimentação, vestuário, deslocamento etc. Ao término dessa etapa, os dados foram agrupados e analisados, com base em estatística descritiva (tabela de frequência, histogramas) no programa computacional Bioestat 5, 0, e que propiciou a análise por meio de inferências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após aplicação, tabulação e análise dos dados, foi observado que do contingente estudado 83% variou de 1 a 1,5 da capacidade de regeneração do planeta o que, comparativamente ao restante dos alunos pesquisados que representam 17% (variação de 1,6 a 2,1) mostrou ser menor. Isso se justifica pela localidade,suas peculiaridades com respectivos, modo de consumo e uso de recursos naturais, alguns autores defendem que as pressões exercidas no meio ambiente têm, na sua maior parte, origem nas cidades que impactam de forma intensa. . De acordo com utilização da área bioprodutiva do planeta em hectares per capita, 62% dos entrevistados variaram entre 1,5 a 2,1e31 %demonstrou que precisa de 2,4 a 3,6 hectares,com maior extensão de impactos o que extrapola os limites territoriais. Esses processos são bem visíveis quando as cidades são abastecidas com alimentos provenientes das áreas rurais, no que se refere à maior área de recursos, 100% dos entrevistados possuem os alimentos (origem animal e vegetal) como item primordial, precedido com 33% dos bens de consumo (papel, máquinas, roupas...), 18% para os serviços (bancos, restaurantes...) e por último 6% transporte (público e privado), e 1% abrangendo moradia (casas, prédios, ruas...).
CONCLUSÕES:
O trabalho teve o intuito de demonstrar aos alunos que o planeta não poderá mais suportar os estilos de vida que temos. Com base nesses dados é possível visualizar que somente este planeta não é capaz de sustentar esse padrão e estilo de vida. Respaldados nisso é necessário utilizar técnicas apropriadas, para uma mudança de vida conscientizada e inteligente, perceber que a natureza é integrante desta sociedade e planeta e não deve ser tratada como objeto apenas para manuseio e apropriação de seus recursos.
Palavras-chave: pegada ecológica, recursos naturais, sustentabilidade.