65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PADRÃO DE CONSUMO ALIMENTAR E PERFIL SOCIOECONÔMICO DE ADULTOS COM PREDISPOSIÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL EM UMA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE DAVINÓPOLIS – MA
Mayara Gonçalves Soares - CCSST – UFMA – Curso de Enfermagem – Imperatriz, MA.
Juliana Cristina Soares Lima - CCSST – UFMA – Curso de Enfermagem – Imperatriz, MA.
Raquel Leda de Arruda - CCSST – UFMA – Curso de Enfermagem – Imperatriz, MA.
Jakeline Araújo Ribeiro - CCSST – UFMA – Curso de Enfermagem – Imperatriz, MA.
Maria Hilária Mendonça Almeida - CCSST – UFMA – Curso de Enfermagem – Imperatriz, MA.
Ana Cristina Pereira de Jesus Costa - Profa.Esp./Orientadora – CCSST – UFMA – Curso de Enfermagem – Imperatriz, MA.
INTRODUÇÃO:
Entre as doenças crônicas a Hipertensão Arterial (HA) representa a principal causa de óbitos por problemas cardiovasculares. Apresenta dentre os fatores de risco modificáveis: peso, hábitos alimentares, tabagismo e prática de atividades físicas; e como fator de risco não modificável: a predisposição genética. Diante disso, é consenso na literatura que, para a prevenção e o tratamento adequado é necessário modificar o estilo de vida, que tem como principal elemento a mudança no comportamento alimentar. Assim, é preciso conhecer o padrão de consumo alimentar dos indivíduos, especialmente aqueles com predisposição à HA, uma vez que a alimentação inadequada tem constituído uma das medidas coadjuvantes fundamentais do tratamento desta doença.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Traçar o perfil socioeconômico, a frequência alimentar e os hábitos alimentares de adultos com predisposição à Hipertensão Arterial, no município de Davinópolis – MA.
MÉTODOS:
Estudo descritivo e transversal, realizado em maio de 2012, em uma comunidade do município de Davinópolis – MA. A população do estudo constituiu-se por 16 adultos, de ambos os sexos, escolhidos segundo critérios de elegibilidade: ter antecedente familiar de HA e ter assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta dos dados foi realizada com o auxílio de um questionário estruturado, contemplando as seguintes variáveis: socioeconômicas (idade, sexo, escolaridade, cor e renda familiar); hábitos alimentares e frequência alimentar (frequência de consumo dos alimentos). Como instrumento de coleta de dados socioeconômicos. Utilizou-se a análise descritiva na Planilha Microsoft Excel 2007, onde foram obtidas freqüências absolutas e relativas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Participaram do estudo, 16 adultos, sendo 75% do sexo feminino e 25% do sexo masculino. A faixa etária correspondeu entre 21 e 63 anos. Metade dos participantes (50%) possui ensino médio completo. 56,2% vivem com renda familiar mensal entre dois e três salários mínimos. 56,2% afirmaram ter três ou quatro pessoas residindo no mesmo domicílio e 50% dos entrevistados se consideram pardos. Quanto ao padrão do consumo alimentar, verificou-se o predomínio diário dos seguintes alimentos: considerando o café da manhã, 68,7% ingerem pão, 93,7% café, 75% leite e 37,5% consomem frutas. Em relação ao consumo de alimentos no almoço, 56,2% referem ingerir carne, 68,7% arroz, 50% feijão e 31,2% verduras. No jantar 43,7% dos investigados afirmam consumir arroz, 50% carne e 31,2% feijão e sopa. 68,7% dos pesquisados relatam ingestão de sal e açúcar moderada. Os dados demonstram que o padrão alimentar dos adultos estudados necessita de ajustes, tais como: aumento da ingestão de frutas e verduras, diminuição do consumo de carboidratos (arroz e pão) e adequação no uso de sal, açúcar e gordura no preparo dos alimentos, visando prevenir o surgimento da HA.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que a monotonia alimentar está presente no grupo estudado, embora os participantes possuam renda familiar compatível para providenciar variedade de alimentos, e, ofertar nutrientes suficientes que atendam as necessidades diárias e promova hábitos alimentares salutares. É necessária a inclusão de profissionais de saúde para acompanhar e informar sobre nutrição e prevenção das comorbidades nos hipertensos. Este estudo servirá de subsídio para a implementação de ações educativas direcionadas à alimentação dos adultos, no manuseio e preparo dos alimentos, visando a promoção e prevenção das doenças crônicas.
Palavras-chave: Consumo alimentar, Fatores de risco, Hipertensão.