65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
TRABALHOS DE CAMPO EM GEOLOGIA: UMA ANALISE DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM GEOLOGIA NO IFRN |
Esther Vanessa Valcácio Cosmo - Coordenação do Curso Técnico de Geologia – IFRN Leão Xavier da Costa Neto - Prof. Dr. Orientador - Coordenação do Curso Técnico de Geologia – IFRN |
INTRODUÇÃO: |
No processo de ensino e aprendizagem, as aulas teóricas se constituem como base para a apreensão dos conceitos e teorias, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento e aplicação das técnicas da prática em laboratórios. A presença das diferentes tecnologias no ambiente educacional faz parte do processo educativo continuo do aluno, intercalada pelas diferentes metodologias e didáticas desenvolvidas por cada docente, de acordo com as necessidades de cada disciplina e seus respectivos conteúdos, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes às exigências na prática profissional do Técnico em Geologia. Nesse processo, as aulas de campo se constituem como a aplicação da internalização e apreensão do ensino, permeando pelas técnicas e análises, num processo de pesquisa, exploração e resultados. Para a construção da analise do ensino e aprendizagem permeado pelas técnicas e equipamentos neste trabalho, serão avaliadas as metodologias utilizadas pelos professores na aula de campo com os alunos do 1º período do Curso Técnico de Geologia do IFRN/CNAT, com entrada em 2012.1, a ser realizada durante 3 dias no Estado do Rio Grande do Norte, englobando as disciplinas de Geologia Geral, Mineralogia e Desenho Geológico. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Analisar a importância da aula de campo para a formação profissional do Técnico em Geologia no IFRN/CNAT, correlacionando às aulas teóricas e laboratoriais com a prática do campo, como parte integrante do ensino-aprendizagem, a partir da autonomia do aluno na elaboração das atividades, assim como, da aplicação de técnicas e o manuseio de tecnologias. |
MÉTODOS: |
A metodologia utilizada partiu da análise do ensino das aulas teóricas e práticas laboratoriais e sua aplicação na aula externa de campo, com a utilização de técnicas e equipamentos, além da compreensão dos processos físicos, químicos e biológicos intrínsecos aos ambientes geológicos endógenos e exógenos. Essa metodologia foi organizada em etapas, a saber: Etapa: de pré-campo. Analise das aulas teóricas em sala e as aulas práticas em laboratórios, o planejamento e orientações para a pesquisa bibliográfica sobre a fisiografia da área de estudo e sobre os procedimentos da aula externa de campo, além da aplicação de um questionário com os alunos acerca da sua percepção das aulas nesse primeiro momento do curso. Etapa de campo. Caracterização das atividades desenvolvidas pelos alunos, o uso de equipamentos e técnicas, bem como registro fotográfico. Etapa de pós-campo. Elaboração de relatório técnico de campo e aplicação de questionário para avaliar a percepção sobre o curso Técnico de Geologia após a aula externa de campo. Através dessa metodologia, pode-se conhecer o perfil do aluno ingressante, sua percepção do curso antes e após a aula de campo, e a construção de informações sobre a importância das aulas de campo para o curso de geologia do IFRN/CNAT. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Os resultados e discussões versam sobre a análise quantitativa e qualitativa dos questionários aplicados. Na etapa de pré-campo, a escolha do curso se dá pela expectativa de uma boa remuneração profissional ou indicação de um parente ou amigo, o que mostra que o curso é bem conceituado pelas empresas do ramo e pela sociedade em geral. Parte dos alunos realizam outras atividades concomitantemente ao curso, tais como: estudam em outra faculdade e/ou realizam estágio. A frequência dos estudos em casa revela o alto nível de aprendizado de alguns alunos. A escola oferece uma boa infraestrutura, porém em alguns setores existe a necessidade de aquisição de novos equipamentos. As aulas de campo tem possibilitado ao aluno conhecer a realidade da profissão, além de relacionar a teoria à prática. A identificação com o curso e a importância da realização das aulas de campo foi unânime, mostrando convicção do aluno pela área. Na etapa pós-campo foram avaliadas as condições para a realização da aula externa de campo, a qual indicou um ótimo planejamento. As dificuldades encontradas foram o manuseio de equipamentos e as condições do ambiente de trabalho, mostrando que para a realização das atividades, o técnico requer bom desempenho físico. |
CONCLUSÕES: |
Esse estudo mostrou a importância da atividade de campo para o ensino e aprendizagem na formação profissional do aluno do Curso Técnico de Geologia do IFRN/CNAT, assim como, o acompanhamento do aluno e suas perspectivas antes e após o desenvolvimento das atividades de campo, as atividades desenvolvidas, dificuldades enfrentadas e superações. Dessa forma, compreendemos que o ensino e a aprendizagem permeiam pela utilização de metodologias variadas e intercaladas, para que o aluno possa compreender e interagir com seu objeto de estudo, sendo a aula externa de campo uma ferramenta de fundamental importância para a concretização do conhecimento adquirido em sala de aula, assim como, proporciona a autonomia e a vivência da experiência com a ciência geológica, por meio do empírico e da experimentação dos processos in loco através da utilização de técnicas e equipamentos. O Curso Técnico de geologia apresenta-se bem estruturado, detém excelente equipe de professores e recebe importante apoio financeiro institucional para a realização das aulas externas de campo, possibilitando ao aluno ampliar a sua rede de conhecimentos e informações, tornando-o mais competitivo no mercado de trabalho. |
Palavras-chave: Aula externa de campo, Metodologias, Ensino-aprendizagem. |