65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
TESTANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA.
Maria Cleidiane Silvestre da Silva - Depto.de Embriologia e Histologia – UFPE
Débora José do Nascimento Pereira Ribeiro - Depto.de Embriologia e Histologia – UFPE
Juliana Cristina Araruna da Rocha - Depto.de Embriologia e Histologia – UFPE
Jaciara de Lima Barbosa da Silva - Depto.de Embriologia e Histologia – UFPE
Vanessa Guimarães Souza - Depto.de Embriologia e Histologia – UFPE
Natália Nadejda Gouveia Pimentel - Depto.de Embriologia e Histologia – UFPE
INTRODUÇÃO:
As atividades práticas e brincadeiras em sala de aula vêm sendo um importante instrumento para o educador, uma vez que facilita o ensino-aprendizagem resgatando o interesse, o prazer e o entusiasmo dos alunos através do lúdico. O uso de brincadeiras contribui para uma melhor assimilação do conteúdo teórico de um determinado assunto, visto que, o brincar é uma atividade natural de toda criança e serve como escape para emoções negativas, como ansiedade, tédio e medo, além de estimular sua habilidade em conviver em equipe. Muito embora o recurso de atividades práticas no ensino não seja recente, o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente utilizado por muitos educadores nas escolas de ensino fundamental e médio. Acredita-se que é possível avaliar o aluno através da prática e/ou brincadeiras considerando que a melhor maneira de aprender é fazendo. Este trabalho faz parte do projeto PIPEX- Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco que tem como objetivo promover a realização de atividades práticas, em complemento às atividades teóricas, executar uma série de atividades intra e extra-escolar, tais como, incentivar a leitura, visitas a museus, parques florestais, entre outros, em parceria com a prefeitura municipal de Limoeiro-PE.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tem como objetivo apresentar os resultados de uma avaliação prática acerca de conteúdos dados em sala de aula sobre vidrarias, relações ecológicas, ecossistema e célula a alunos do ensino fundamental I, justificando a importância de atividades lúdicas para o ensino de ciências/ biologia partindo do princípio que é possível aprender brincando.
MÉTODOS:
Esta atividade foi realizada com alunos do 6º, 7º e 8º ano da escola municipal Henrique Serafim de Morais Costa situada na zona rural da Cidade de Limoeiro. Para a avaliação foram utilizadas brincadeiras, tais como pescaria, cabra-cega, abertura do baú, corrida de saco e caça aos ovos, realizadas no pátio da escola com as três séries separadamente. Inicialmente os alunos do 6º, 7º e 8º ano tiveram aulas teóricas seguidas de práticas sobre relações ecológicas, ecossistema e célula, respectivamente e uma aula de vidraria comum a todos, utilizadas como perguntas a serem respondidas corretamente consecutivamente. Os alunos foram divididos em 2 grupos; meninos X meninas, cada grupo foi subdividido em 5 integrantes para a pescaria, 1 para cabra-cega ,1 para abertura do baú, 2 para corrida do saco e os demais para a caça aos ovos. Para a pescaria, cada integrante teria que pescar com uma vara uma pata de coelho que continham perguntas. Para cabra-cega, o aluno (a) com os olhos vendados era guiado pelos demais até chegar a um baú que continha uma pergunta, já sem a venda encontraria várias chaves, mas apenas uma o abriria, a resposta possibilitaria aos outros 2 integrantes correrem de saco até chegar aos demais que procurariam ovos decorados espalhados por todo o pátio da escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos resultados obtidos em cada resposta, foi possível observar que os assuntos foram assimilados pela maioria dos alunos, uma vez que foram ágeis e não tiveram dificuldades para responder corretamente. Pode-se dizer que tal agilidade se deu devido à fixação do assunto teórico por meio do reforço da aula prática. O ensino da ciência/biologia torna-se mais atraente quando vinculado às atividades lúdicas, visto que, muitos assuntos para serem entendidos exigem um pouco mais da atenção do aluno e de sua imaginação. Para isso, o uso de prática/brincadeira deve ser utilizado a fim de estimular o aluno a refletir sobre determinados fenômenos que acontecem no seu meio interno e externo, tornando a percepção de determinados assuntos mais fácil, além de instigar seu senso crítico.
CONCLUSÕES:
A atividade lúdica vem sendo um importante recurso pedagógico na melhoria do ensino da ciência, tendo como resposta uma aceitação positiva pelos alunos, uma vez que, os conteúdos teóricos são passados de forma recreativa, tornando o assunto fascinante. Com o uso de práticas o docente tem a oportunidade de fugir do tradicional possibilitando ao aluno uma maior acessibilidade à informação e conseqüentemente o ensino-aprendizagem torna-se mais eficaz. Portanto, através da avaliação realizada utilizando a brincadeira deixou claro que a educação lúdica é indispensável ao desenvolvimento cognitivo do aluno, pois através da ludicidade o educando desenvolve várias habilidades além de proporcionar momentos de prazer, expressão, estimulando a criatividade e a vivência da sociabilidade onde o aluno assimila e fixa o aprendizado de forma natural, divertida e agradável.
Palavras-chave: Avaliação, Lúdico, Ensino-aprendizagem.