65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A TERRITORIALIDADE DOS HOMOSSEXUAIS NO BAIRRO BENFICA FORTALEZA/CE: UMA NOVA IDENTIDADE PARA O BAIRRO OU SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL?
Ana Paula do Nascimento Vasconcelos - Programa de Educação Tutorial – PET, Curso Geografia Licenciatura, UECE.
Samuel Pereira Queirós - Curso Geografia Licenciatura, UECE.
INTRODUÇÃO:
O Bairro Benfica, situado na cidade de Fortaleza/CE, objeto de estudo dessa pesquisa, construiu uma imagem diante da cidade. Primeiro residiam comerciantes abastados, depois tornou reduto da classe média fortalezense, composta por funcionários públicos e intelectuais e, por último, consolidou-se como reduto cultural da cidade com a chegada da Universidade Federal do Ceará – UFC, na década de 1950. O Bairro tem ar moderno repleto de bares, restaurantes que atraem pessoas de todas as idade e áreas da cidade, porém mantém seu caráter bucólico, com costumes pouco vistos em outros bairros de cidade. Grande parte dos moradores são idosos, vindos do interior do Estado que mantém hábitos de sentarem nas calçadas no final da tarde para trocarem conversas e acompanharem os movimentos dos transeuntes. Atualmente, a conhecida Praça da Gentilândia, que é frequentada por esses senhoras e senhores, também é intensamente frequentada por casais homossexuais que familiarizados com lugar, fizeram da tradicional praça um ponto de encontro. Desse atual desenho do bairro afluem fronteiras de convivências no espaço, cuja relação é conflituosa. As contribuições da pesquisa consistem no desvendamento do processo de produção do espaço, manifesto na relação conflituosa entre moradores e frequentadores do lugar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a produção das territorialidades, por meio das práticas culturais, ligadas a diversidade sexual presente no Bairro Benfica na cidade de Fortaleza/CE; compreender o processo de formação de identidades, fator fundamental para a construção do lugar; construir diálogo acerca da relação entre os moradores tradicionais e o público homossexual que frequenta o Bairro Benfica.
MÉTODOS:
A pesquisa foi dividida em etapas e desenvolvida de forma a alcançar melhores resultados. A primeira etapa da pesquisa consistiu em uma análise bibliográfica relacionada ao tema a ser trabalhado; em um segundo momento foi aplicado questionários em trabalho de campo junto aos moradores e frequentadores do Bairro Benfica, com o objetivo de construir um diálogo a partir das informações obtidas; em um terceiro momento, retornou-se a bibliografia com o objetivo de ampliar o diálogo acerca dos conceitos acentuados e fundamentais a pesquisa: identidade, conflito, lugar, identidade social, território, territorialidade, segregação sócioespacial e espaço geográfico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa pôde constatar o surgimento de novas territorialidades no Bairro Benfica, como consequência das relações estabelecidas entre os novos atores e frequentadores homossexuais que convivem com hábitos e costumes anteriormente existentes, protagonizados por antigos moradores. Por sua vez, observou-se que essas relações apresentam-se conflituosas, tendo em vista a segregação a qual esses grupos estão submetidos. Para tanto, infere-se que a identificação dos novos frequentadores com o Bairro fez surgir espaços próprios, contribuindo para as características culturais diversas existentes no lugar.
CONCLUSÕES:
As discussões proposta pela pesquisa merecem mais profundidade. Os conceitos geográficos de espaço, território, territorialidade e lugar quando investigados na perspectiva de analise de identidades não podem ser meramente interpretados como fenômenos dentro de uma perspectiva filosófica, pois a formação de territorialidades homossexuais dentro do espaço urbano da cidade de Fortaleza implica a analise das disparidades socioeconômicas e culturais, tendo em vista gerarem desigualdades sociais, preconceitos e violência. Manifestações urbanas, populares, políticas e a presença da diversidade sexual são frutos da pluralidade cultural e da fragmentação do espaço. O senso de exclusividade, só surge quando existe uma ameaça de invasão ao espaço familiar por parte de estranhos à cultura e ao ambiente desse meio. O Bairro Benfica por ser reduto cultural da cidade concentra pessoas que procuram novos tipos de relacionamentos e por conta disso entram em conflito com os moradores do entorno. Tais conflitos fundamentam-se em tabus sociais que reprimem discussões sobre sexualidade, fruto da intolerância, refletindo no espaço geográfico contradições e segregações entre os indivíduos.
Palavras-chave: Territorialidade, Identidade, Segregação.