65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
Avaliação do efeito anticonvulsivante do geraniol e do complexo de inclusão geraniol+β-Ciclodextrina em camundongos
Itamar Meireles Andrade Santos - Depto Fisiologia/Medicina - UFS
Murilo Marchioro - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Fisiologia - UFS
Lívia Cristina Rodrigues Ferreira Lins - Msc. - Depto. de Fisiologia - UFS
Mônica Santos de Melo - Msc. - Depto de Fisiologia - UFS
Márcio Roberto Viana Santos - Prof. Dr. - Depto. de Fisiologia - UFS
Adriano Antunes de Souza Araújo - Prof. Dr. - Depto. de Fisiologia - UFS
INTRODUÇÃO:
O geraniol (GR) é um monoterpeno presente em óleos essenciais de diversas plantas medicinais aromáticas. Estas plantas são utilizadas na medicina popular por suas propriedades anti-hipertensiva, analgésica, ansiolítica e anticonvulsivante. As ciclodextrinas (CDs) são excipientes farmacêuticos com capacidade para formar complexos de inclusão reversíveis com moléculas apolares. A habilidade das CDs em encapsular fármacos tem conseguido melhoras na biodisponibilidade, estabilidade e segurança de inúmeras fórmulas farmacêuticas atualmente comercializadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar o efeito anticonvulsivante do GR em modelos de convulsões em camundongos; Identificar o envolvimento do sistema gabaérgico na ação do GR sobre o SNC e avaliar se a encapsulação do GR em β-ciclodextrina potencializa o efeito farmacológico deste monoterpeno.
MÉTODOS:
Para os experimentos, foram utilizados camundongos Swiss machos, pesando entre 25-35g, com 2-3 meses de idade, provenientes do Biotério Central da UFS. Os dados obtidos das latências para a primeira convulsão foram analisados pelo teste de Kolmogorov-Smirnov para distribuição normal e pelo teste de Bartlett para homogeineidade de variâncias. Em seguida, foram avaliados por meio da Análise de Variância (ANOVA) seguidos pelo pós-teste de Tukey para comparações múltiplas. Os dados foram representados como média ± Erro Padrão da Média. A incidência de convulsões clônicas ou tônico-clônicas foram avaliadas pelo Teste Exato de Fisher. As diferenças foram consideradas estatisticamente significativas quando p<0,05.As convulsões foram induzidas, quimicamente, pela injeção de 60 mg/kg (i.p.) de pentilenotetrazol (PTZ) ou 3mg/Kg de estricnina (EST). Grupos de 8 a 12 camundongos foram pré-tratados com o GR ou com o complexo GR + β nas doses de 50, 100 e 200 mg/kg (i.p.), com o veículo (solução salina mais duas gotas de tween 80 (i.p.), e com o DZP (2 mg/Kg, i.p.). Após 60 minutos destes respectivos tratamentos, todos animais receberam o agente convulsivante e foram imediatamente observados quanto à presença, ou ausência, de convulsões clônica e/ou tônica e o número de mortes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O GR puro, na dose de 200mg/kg, aumentou significativamente a latência para as convulsões tônico-clônicas induzidas por PTZ e reduziu a porcentagem de animais que convulsionaram, protegendo 50% dos animais das convulsões. O complexo de inclusão GR+β-CD potencializou a latência para as convulsões tônico-clônicas induzidas por PTZ quando foi administrado nas doses de 100mg/kg e 200mg/kg em comparação com o grupo controle. O DZP (2mg/kg), utilizado como controle positivo neste modelo, protegeu todos os animais das convulsões induzidas por PTZ. O GR não promoveu efeitos significativos no modelo de convulsão induzido por EST. A indução de convulsões pelo PTZ é atribuída principalmente à inibição dos canais de íons Cl- associados aos receptores GABAA, o queresulta em umaredução da atividade inibitória do GABA e desencadeia crises convulsivas generalizadas dos tipos mioclônicas e tônico-clônicas. A EST é um antagonista competitivo do receptor de glicina que promove uma redução dos efeitos inibitórios desta sobre o SNC, aumentando a excitabilidade pós-sináptica e a atividade nos neurônios do corno dorsal da medula espinhal e tronco encefálico, resultando em convulsões intensas que geralmente levam a morte dos animais.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos foi possível concluir que o geraniol apresentou efeito anticonvulsivante no modelo de convulsão induzido por PTZ. A ação do geraniol pode estar relacionada, direta ou indiretamente, ao sistema gabaérgico. O complexo de inclusão geraniol+β-CD potencializou o efeito anticonvulsivante do GR, possivelmente por aumentar sua biodisponibilidade. O geraniol puro ou encapsulado configura-se como um composto candidato a ser utilizado no desenvolvimento de uma nova droga anticonvulsivante.
Palavras-chave: Monoterpeno, SNC, Excipientes.