65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA NA ERA DIGITAL
Josely Alves de Paiva Henriques - Profa. Especialista - EREM Senador João Cleofas de Oliveira - SEDUC/PE
Augusto Cesar dos Santos Henriques - Prof. Especialista - EREM Senador João Cleofas de Oliveira - SEDUC/PE
Iara Maria de Sousa - Profa. Especialista - EREM Senador João Cleofas de Oliveira - SEDUC/PE
Marcela Simone dos Santos Secundes - SEDUC/PE - Profa. Escpecialista - EREM Senador João Cleofas de Oliveira - SEDUC/PE
INTRODUÇÃO:
Este projeto teve como objetivo criar um espaço de discussão na escola entre os adolescentes sobre a sexualidade e o uso das mídias como fonte de divulgação e exploração do assunto, considerando que não raro, as mídias são utilizadas pelos jovens como fonte de informação sobre o tema. Foram realizadas várias discussões e debates e os resultados apontaram que os estudantes limitavam o conceito de sexualidade à relação sexual entre duas pessoas de sexo oposto. Sendo necessário, portanto, uso de estratégias para que houvesse uma mudança natural dos conceitos e preconceitos que norteiam a sexualidade, o corpo e o comportamento dos estudantes. O projeto apresenta etapas que se desdobram durante todo o ano letivo com o envolvimento de todos os profissionais que atuam na escola com o apoio dos pais, pois o assunto é muito amplo para ser trabalhado em algumas aulas ou palestras estanques. Os estudantes foram estimulados a escrever um livro-diário intitulado “Quem Fui, Quem Sou, Quem Serei?” retratando todas as fases de sua vida, através de textos e fotografias, constando também suas aspirações de futuro, como uma forma de registro das mudanças que ocorrem naturalmente ao longo da vida de cada um, buscando fazer descobertas a respeito de si, refletindo sobre o seu papel social a partir da visão do ser como pessoa integral.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo principal orientar o educando sobre sua sexualidade, integrando conhecimentos científicos e socioculturais, através da promoção de discussões e debates referentes à Sexualidade e a Adolescência. Além de alertar os educandos sobre os perigos do sexo irresponsável e dos crimes praticados na internet. Discutindo também, a exploração da sexualidade nas mídias.
MÉTODOS:
O projeto teve como pressuposto utilizar as diversas mídias na elaboração de atividades contextualizadas e de acordo com o cotidiano do estudante, a fim de favorecer a construção de conhecimentos significativos acerca do assunto sexualidade e adolescência, abordando temas como, por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, gravidez na adolescência e exploração da sexualidade nas mídias. O projeto envolveu estudantes da 1ª série do ensino médio integral da Escola de Referência em Ensino Médio Senador João Cleofas de Oliveira no município de Vitória de Santo Antão – PE. Foram desenvolvidas diversas atividades: Questionários para avaliar os conhecimentos dos estudantes acerca do tema; Pesquisas direcionadas, sobre os temas propostos, com o uso do computador e suas ferramentas, além de livros, revistas, jornais; Elaboração de cartazes, painéis, vídeos; Elaboração e apresentação de peças teatrais sobre os temas trabalhados; Palestras; Exibição de filmes como: “O Milagre da Vida”; “Gravidez e Adolescência”; ”Anos dourados”... Relatórios dos filmes e vídeos; Confecção do livro-diário “Quem Fui, Quem Sou, Quem Serei” escrito por cada estudante, retratando todas as fases de sua vida, através de textos e fotografias, constando também suas aspirações de futuro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto foi elaborado de modo a atender as necessidades específicas referentes à faixa etária dos adolescentes que frequentam o ensino médio, levando em consideração os seus questionamentos em torno do tema favorecendo, desse modo, o interesse e a participação dos estudantes em todas as etapas. Com o desenvolvimento das atividades, a sexualidade começa a ser vista, pelo estudante, como algo inerente à vida e a saúde do ser humano, sendo levados a valorizar o corpo e a sexualidade, reconhecendo os perigos do sexo irresponsável, bem como os riscos da gravidez precoce. A inserção das diversas mídias levou os estudantes a reconhecer a importância das tecnologias para a busca de informações e construção do conhecimento dos temas explorados, sendo capazes de se precaverem quanto aos perigos e crimes que se escondem nos sites e redes sociais. Houve a abertura de um canal de discussão com os estudantes, mostrando a relevância do assunto sexualidade, integrando conhecimentos científicos e socioculturais. Através das atividades propostas os estudantes tiveram a oportunidade de reconhecer mudanças físicas e identificar pessoas com quem dividir essa etapa da vida, através da verbalização de diferentes e semelhantes histórias de vida. Com a elaboração do livro-diário houve a possibilidade de avanço no tema com a montagem de uma história, a partir da lista de assuntos de interesse dos próprios estudantes e com as questões que estão ligadas ao bem-comum.
CONCLUSÕES:
Hoje, em nossa sociedade, temas que envolvem a sexualidade estão sempre presentes nos programas de TV, na publicidade, nas revistas, geralmente através de corpos erotizados e expostos com se fossem mercadorias, de modo que o corpo e a intimidade tornam-se banalizados. As músicas e as danças do momento, também recebem uma dose de apelo sexual, sendo facilmente disseminados entre crianças e adolescentes. Diante do problema, a escola aparece como um local privilegiado para abordagem e discussão do assunto, não podendo se omitir das suas responsabilidades diante de uma questão tão relevante para a promoção da saúde dos adolescentes. Entretanto, pesquisas mostram que apenas informações não são capazes de favorecer mudanças significativas e comportamentos preventivos. O projeto foi trabalhado durante todo o ano letivo, de forma sistemática com o envolvimento de toda a escola e da família, se adequando ao momento físico e psicológico dos estudantes, garantindo acesso às informações necessárias para que os adolescentes se tornassem capazes de fazer escolhas com responsabilidade. Certamente, a partir da união de esforços, na troca de experiências e saberes, no compromisso mútuo de todos que fazem parte desse processo, haverá a abertura para que a diversidade de concepções, valores e crenças sobre a sexualidade possa se expressar, dando aos jovens a oportunidade de tornarem-se cidadãos críticos e que possam de fato, fazer a diferença, sendo conscientes do seu papel como um ser plural.
Palavras-chave: Sexualidade, Adolescência, Mídias.