65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DIVULGADAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO / UFG (PERÍODO 2005-2008)
Jackeline Império Soares - Faculdade de Educação - UFG
Solange Martins Oliveira Magalhães - Profa. Dra./Orientadora - Faculdade de Educação - UFG
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados das atividades desenvolvidas como Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no período de agosto de 2011 a julho de 2012. O projeto de pesquisa foi orientado pela Professora Doutora Solange M. O. Magalhães, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto compunha os trabalhos desenvolvidos pela REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste, cujo principal objetivo é analisar a temática professor e a forma que tem sido trabalhada na Região. Hoje a rede é coordenada pelas Professoras Doutoras Ruth Catarina C. R. de Souza e Solange M. O. Magalhães.
O grupo de pesquisadores que compõem a REDECENTRO analisa as dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação das instituições a ela vinculadas, a saber UFG; UnB; UFMT, UFMS, UFT, UNIUBE, e UFU, almeja-se desenvolver a análise de uma década da produção, período de 1999-2009. O grupo construiu um instrumento de análise (Ficha de Análise) para integrar os dados coletados. Este instrumento é composto pelas categorias: Temas estudados; Referencial teórico; Modalidade; Problema; Questões da pesquisa; Objetivo principal e específico; Abordagem do trabalho; Método; Tipo de pesquisa; Procedimento de pesquisa; Concepção de educação e Concepção de professor (Ideário Pedagógico); Resultados e Conclusão. Neste estudo damos enfase as concepções de educação produzidas, período de 2005-2008.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi identificar as concepções de educação presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação da UFG que tratavam da temática professor(a), período de 2005-2008. As concepções de educação presentes na “Ficha de Análise” da REDECENTRO são: tradicional; tecnicista; escolanovista; racionalidade técnica; crítico-reprodutivista; crítica e concepção pós-crítica.
MÉTODOS:
No âmbito maior da pesquisa desenvolvida pela Rede, o grupo desenvolveu uma metodologia de trabalho que envolve a identificação, organização e catalogação dos trabalhos que abordam o tema “professor” nos sete Programas de Pós-Graduação em Educação da Região. Os trabalhos (dissertações e teses) que contemplam a temática estudada são selecionados a partir da leitura do resumo, e caso o mesmo não traga uma definição, lê-se também a introdução e a conclusão, caso seja constatado que o trabalho discute a temática professores, inicia-se o processo de sua leitura integral para o preenchimento da “Ficha de Análise”. Esse movimento compõe a metodologia de pesquisa da Rede que pauta-se no método materialismo histórico dialético. Assim compreendendo, a Rede promove grupos de estudos para os bolsistas de iniciação científica, estes estudaram a teoria marxista e seu aporte metodológico para construir a compreensão dos passos metodológicos desenvolvidos pelo grupo. Esses estudos, bem como a contribuição e construção dos trabalhos dos bolsistas de iniciação científica são acompanhados pelos orientadores. A proposta do estudo e de trabalho desenvolvido pela Rede tem caráter formativo e colaborativo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na conclusão deste estudo desenvolvido no período proposto pela Iniciação científica, foi possível identificar as concepções de educação construídas no período 2005 a 2008. Em 2005 foram defendidos 22 trabalhos, desses 22, 08 foram selecionados, pois tratavam sobre a temática professor(a); neste ano todos apresentaram uma concepção crítica de educação. No ano de 2006 foram analisadas 06 dissertações de 30 trabalhos defendidos, e todos mantiveram a perspectiva crítica de educação. Em 2007 foram defendidos 36 trabalhos, desse total foram selecionados 11 e todos mantiveram a perspectiva crítica de educação. E em 2008 foram selecionados 11 trabalhos de um total de 44; a partir destes 11 constatamos diferença nas concepções; 1 trabalho foi pautado na Racionalidade Técnica, e novamente a concepção de educação crítica esteve presente em 10 trabalhos. Os resultados mostram que a ênfase é dada à concepção crítica de educação.
CONCLUSÕES:
A concepção de educação predominante identificada no período analisado foi a Crítica, o que nos levou ao aprofundamento dessa perspectiva, a Rede propõe que os trabalhos que desenvolvam essa perspectiva devem apresentar os seguintes indicadores: referencial teórico coerente, no caso do materialismo histórico dialético, com a abordagem crítica, apresentando uma concepção de educação compreendida como processo humanizador de caráter técnico, político e social; implica o caráter relacional em que os sujeitos apropriam-se das práticas culturais historicamente construídas, transformam o mundo e a si mesmos; decorre de uma relação dialética entre a produção e a transmissão de conhecimentos assumindo um potencial transformador da sociedade. A escola é parte inseparável da totalidade social, e como tal, apresenta as mesmas situações de reprodução e de mudança que caracterizam aquela totalidade. O professor é sujeito historicamente situado, marcado pelas relações políticas, econômicas e culturais, produto e produtor da realidade social. Portanto, como concepção de educação predominante no PPGE/UFG, parece-nos que ela tem auxiliado os pesquisadores na constituição de novos marcos para a formação docente, o que poderá melhorar, em longo prazo, a educação do futuro.
Palavras-chave: Professores(as), Pesquisa formativa, Concepção Crítica.