65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO CULTIVADO COM CITRUS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ - CAMPUS CASTANHAL
Tatiane Calandrino da Mata - Agronomia / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus
Luis Nery Rodrigues - Prof. Dr. / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus
Arnaldo Pantoja da Costa - Prof. MSc. / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campu
Aparecida Rodrigues Nery - Prof. Dra. / Orientadora - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia d
INTRODUÇÃO:
A infiltração da água no solo é um processo dinâmico de penetração vertical através da superfície do solo. O conhecimento da infiltração da água no solo é importante para definir técnicas de conservação do solo, nos projetos de irrigação e drenagem, bem como no cultivo adequado de plantas. Segundo Bernardo et al. (2006), a velocidade de infiltração (VI) depende diretamente da textura e da estrutura dos solos; pode variar com a percentagem de umidade do solo, na época de irrigação; a temperatura do solo; a porosidade do solo; a existência de camada menos permeável ao longo do perfil; cobertura vegetal; entre outros. Inicialmente, o valor da infiltração é elevado, diminuindo com o tempo, até se tornar constante no momento em que o solo fica saturado. Assim sendo, sob chuva ou irrigação contínua, a taxa de infiltração se aproxima, gradualmente, de um valor mínimo e constante, conhecido por Velocidade de Infiltração Básica - VIB. Segundo Fagundes et al. (2012) vários métodos de campo têm sido utilizados para determinar a VI de um solo, dentre eles pode-se destacar o método do infiltrômetro de anel, por ser simples e de fácil execução.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo determinar a Velocidade de Infiltração Básica (VIB) através do método infiltrômetro de anel, no sistema de cultivo de citrus do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) Campus Castanhal para fins de manejo da irrigação
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido em dezembro de 2012 em área cultivada com citrus no IFPA, em Castanhal - PA. O infiltrômetro de anel é composto por dois anéis (50 e 25 cm de diâmetro e 30 cm de altura), cortadas em bisel para facilitar a penetração no solo. Os anéis foram instalados de forma concêntrica, enterrados 15 cm no solo, com o auxilio de uma marreta. Acrescentou-se água ao mesmo tempo nos cilindros e com o auxilio de uma régua graduada na parede do anel interno, acompanhou-se a infiltração. As leituras foram registradas em planilha nos intervalos de tempo 0; 5; 5; 5; 5; 10; 15; 15; 30; 30; 60; 60, totalizando 240 minutos. O teste foi finalizado quando a infiltração da água em função do tempo permaneceu constante. A infiltração acumulada (I = C.Tn) onde C é uma constante que evidencia lâmina infiltrada no primeiro minuto (mm); e T é o tempo transcorrido para infiltrar a lâmina de água (min.) e n é a declividade da reta, tendo como limites 0 < n < 1. A VI em cada intervalo de tempo foi obtida pela relação VI = 60*∆I/∆T onde ∆I e ∆T representam as variações da infiltração (mm) e os intervalos de tempo das leituras (min), respectivamente, e 60 é o fator de conversão. A partir dos dados obtidos em campo foi possível determinar a equação I = 2,79T0,44, e a VI = 109,09 T-0,62.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A infiltração acumulada demonstra relação inversa entre a velocidade de infiltração e a infiltração acumulada, assim, a velocidade de infiltração tende a diminuir e se estabilizar com o tempo enquanto o valor da infiltração acumulada tende a aumentar (BERNARDO et al., 2006). A velocidade de infiltração inicial observada foi 72 mm/h e gradualmente no decorrer do tempo este valor foi diminuindo, de forma que após quatro horas (08:10 às 12:10) obteve um valor constante de 4 mm/h, este valor é denominado de VIB (Velocidade de Infiltração Básica do solo). Conforme BERNARDO et al., (2006) o solo pode ser classificado em: a) VIB muito alta quando VIB > 30 mm/h; b) VIB alta quando 15mm/h < VIB < 30mm/h; c) VIB média quando 5mm/h < VIB < 15 mm/h e d) VIB baixa quando VIB < 5mm/h. O valor da VIB do solo apresentou-se baixo já que ficou inferior a 5 mm/h. Os valores de VIB segundo a textura do solo podem ser: arenosa quando de 25 a 250 mm/h; franco-arenosa de 13 a 76 mm/h; franco-arenosa-argilosa de 5 a 20 mm/h e franco-argilosa: 2,5 a 15 mm/h (BERNARDO et al., 2006). Já que a VIB está relacionada com a textura e estrutura do solo, deduz-se que o solo é de textura franco-argilosa ou franco-arenosa-argilosa.
CONCLUSÕES:
O solo cultivado com citrus no IFPA Castanhal apresenta uma velocidade de infiltração de 4mm/h, sendo classificado como de baixa velocidade de infiltração, por se tratar de um solo de textura franco-argiloso ou franco-arenoso-argiloso. A baixa taxa de infiltração de água no solo estudado sugere a seleção de aspersores de baixa vazão de forma tal que evite escoamento superficial e suas consequências ao ambiente edáfico.
Palavras-chave: Velocidade de infiltração, Infiltrômetro de anel, Irrigação.