65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
Resolvendo problemas de matemática com a ajuda da linguagem C
Marlon Oliveira Martins Leandro - Curso de Matemática (Licenciatura) - Depto. de Matemática - UFPE
Vinicius Gabriel Oliveira de Melo - Curso de Matemática (Licenciatura) - Depto. de Matemática - UFPE
André Luiz Meireles Araujo - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Matemática - UFPE
INTRODUÇÃO:
A linguagem C é utilizada para a resolução de muitos problemas nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive na área de Matemática. Como possui comandos simples e fáceis de serem aprendidos, ela pode ser ensinada facilmente aos estudantes do ensino básico, em particular os do ensino médio. Assim, com o auxílio do computador, eles podem aprender uma nova linguagem de programação, revisar os assuntos ensinados na disciplina de matemática e montar programas capazes de realizar operações que, se feitas manualmente, demandam muito tempo e esforço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Martins Júnior, pertencente à rede estadual de ensino de Pernambuco e parceira do projeto PIBID - Matemática da UFPE, quais são os comandos básicos da linguagem C, além de ensiná-los a montar pequenos programas capazes resolver problemas básicos de matemática, como resolver equações e calcular volume de poliedros.
MÉTODOS:
Para a aplicação do projeto, foram necessárias 12 aulas, com duas horas de duração cada. Nas duas primeiras aulas, foram ensinados os principais comandos da linguagem C e como usar o compilador Dev-C++, programa de computador necessário para construir os algoritmos, disponível gratuitamente para download na internet. Nas outras dez aulas, foram construídos dez diferentes programas, dos mais variados tipos. A metodologia destas aulas foi sempre a mesma: os estudantes escreviam à mão, num papel, a estrutura do programa em questão e quais os comandos a serem utilizados. Em seguida, eles digitavam no computador o programa, da mesma forma como foi escrito no papel, e então corrigiam os erros existentes, que eram mostrados pelo compilador. Por último, o programa era testado com alguns exemplos, geralmente exercícios do livro didático adotado pela escola ou trazidos pelo orientador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao final do projeto, os resultados foram bastante positivos, inclusive alcançando o objetivo inicial que era mostrar os conceitos básicos da linguagem C. Os alunos demonstraram muito interesse em aprender a linguagem C e a montar os algoritmos, mas apresentavam muitos problemas com relação ao conteúdo teórico em matemática. Alguns, inclusive, em determinados casos, não tinham conhecimento do assunto ou não se lembravam das fórmulas empregadas, sendo necessária uma rápida revisão do assunto antes de iniciar a montagem do programa. Mesmo com este problema, os alunos aprovaram a iniciativa e comprometeram-se a aperfeiçoar o conteúdo aprendido durante as aulas. Uma observação para a reaplicação do projeto é o aumento da quantidade de aulas dedicadas ao projeto, das quais algumas seriam necessárias para a revisão dos assuntos usados para construir os programas. Contudo, é necessário que fique claro que não queremos que os alunos se tornem especialistas em tecnologia da informação ou escrevam algoritmos para resolver grandes problemas, mas que tomem conhecimento da existência da linguagem C e que, com a ajuda dela, a resolução de determinados exercícios de matemática torne-se mais simples e rápida do que a resolução manual.
CONCLUSÕES:
A linguagem C é uma oportunidade de mostrar aos estudantes do ensino médio como usar o computador para resolver problemas nas mais diversas áreas de conhecimento, em particular na matemática. Ao ensinar uma linguagem de programação, eles aprendem uma nova maneira de resolver diversos exercícios e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo e o esforço de resolução destes. Com isso, mostramos que os alunos podem aprender matemática satisfatoriamente e aplicá-los em exercícios escolares, contrariando o que muitos pensam. Porém, mais do que ensinar os alunos a construir aplicativos, o mais importante é mostrá-los que é possível implementar algoritmos para resolver diversos problemas, tanto na área de matemática, como em outras áreas.
Palavras-chave: Computação no ensino médio, Linguagem de programação, Construção de algoritmos didáticos.