65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A VISÃO DISCENTE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
EVANDO CARLOS MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
INTRODUÇÃO:
Para que Educação Física seja valorizada no meio escolar e busque melhores condições para a prática pedagógica, a formação inicial dos professores de Educação Física, a partir dos Estágios Supervisionados é fundamental. Tais disciplinas têm como objetivo proporcionar aos acadêmicos, contato com a realidade escolar em busca de uma transição satisfatória para a sua formação profissional. O estudo se justifica, por considerar o Estágio Supervisionado, extremamente importante no processo de formação, pois dependendo da forma como é planejado, auxilia no desenvolvimento das diferentes estratégias de ensino, possibilita a análise e reflexão de todos os conhecimentos adquiridos, aplicando-os na realidade concreta do ensino. O estudo se caracteriza como descritivo com abordagem qualitativa. No referencial teórico, abordamos conceitos básicos da formação de professores nos cursos de Licenciatura, posteriormente, a formação nos cursos de Licenciatura em Educação Física, apresentando reflexões e discussões sobre o percurso histórico da formação de professores na área e, por fim, o Estágio Supervisionado, buscando melhor compreender esse elemento da formação de professores de Educação Física e suas especificidades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar qual a visão discente sobre o Estágio Supervisionado, bem como a disciplina é planejada, organizada e desenvolvida pelos professores num curso de Licenciatura em Educação Física.
MÉTODOS:
O referido estudo se caracteriza como descritivo com uma abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa empírica adotamos como universo de pesquisa um curso de Licenciatura em Educação Física do Estado de Mato Grosso. Por sua vez, os sujeitos da pesquisa foram 85 acadêmicos matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado nos níveis da Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio do referido curso. A escolha da amostra foi probabilística, visto que todos os alunos regularmente matriculados poderiam fazer parte do processo. O instrumento de pesquisa foi um questionário, contendo seis questões fechadas, versando sobre os seguintes eixos: planejamento das aulas; desenvolvimento dos estágios e formas avaliativas utilizadas pelo professor do Estágio Supervisionado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com os resultados obtidos, identificamos que 36,47% dos acadêmicos responderam que o planejamento é elaborado juntamente com o professor e 35,29% responderam que o planejamento é elaborado de acordo com um diagnóstico da escola, no entanto, 28,24% dos acadêmicos afirmaram que o planejamento é feito por eles, em grupo, sem o auxílio do professor da disciplina de Estágio Supervisionado e também sem planejamento algum antecipado. Sobre a forma como as aulas são ministradas, observamos que 34,88% das aulas são ministradas em grupo, semanalmente. Em relação ao planejamento das aulas, identificamos 51,16% dos acadêmicos elaboram os planos de aulas de acordo com as atividades que têm mais facilidade em desenvolver e que sejam mais aceitas pelos alunos da escola. Em relação à avaliação dos planos de aulas, apenas 46,51% dos acadêmicos afirmaram que o professor solicita a entrega do plano no início de cada aula para que possa avaliá-lo. Sobre a atribuição de notas aos planos de aulas elaborados pelos alunos, 52,94% dos acadêmicos afirmaram que isso ocorre e 45,88% dos acadêmicos responderam que não são atribuídas notas aos planos. Quanto ao controle de frequência, constatamos que 67,44% dos acadêmicos responderam que os professores atribuem falta aos ausentes, independente de ser ou não o dia de ministrar aulas.
CONCLUSÕES:
Diante das respostas dos acadêmicos, verificamos que os planejamentos das aulas de Estágio Supervisionado são realizados identificando as necessidades do âmbito escolar e que o planejamento das aulas é realizado em conjunto com o professor da disciplina de Estágio Supervisionado, apenas no quinto semestre, parte considerável dos acadêmicos respondeu que o planejamento é feito sem ajuda do professor. Em relação aos planos, percebemos que a maioria dos acadêmicos planeja suas aulas de acordo com as atividades que tem mais facilidade em desenvolver e as mais aceitas pelos alunos da escola. Julgamos que isso ocorra pela falta de valorização do professor da entrega e elaboração dos planos, pois parte considerável não solicita a entrega do plano no início de cada aula. Portanto, a avaliação dos planos de aulas do estágio precisa ser realizada de maneira mais responsável e compromissada com a formação profissional. Por fim, o estágio no universo pesquisado, da forma como vem sendo desenvolvido, necessita de mudanças significativas. Faz necessário pensar num projeto de estágio que tenha a participação de todos do âmbito escolar e da Universidade, encontrando soluções e apontando caminhos em prol de uma estruturação desse processo e reconhecimento do seu potencial na formação profissional.
Palavras-chave: PRÁTICA PEDAGÓGICA, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO.