65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA QUANTO A PRESENÇA DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM BALNEÁRIO NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA - MA
Karla Sterphanie Trindade Felix - Estudante do Curso Técnico em Análises Químicas – IFMA Campus Zé Doca
Laise Curvina Queiroz - Estudante do Curso Técnico em Analises Químicas – IFMA Campus Zé Doca
Jaiza Rodrigues dos Santos - Estudante do Curso Técnico em Analises Químicas – IFMA Campus Zé Doca
Mesaque Carvalho França - Graduando em Licenciatura em Química - IFMA Campus Zé Doca
José Sebastião Cidreira - MSc. em Engenharia de Materiais, DEST - IFMA Campus Zé Doca
Elãine Christine dos Santos Dourado - MSc. em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais – IFMA Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
Ecossistemas aquáticos tem elevado significado ecológico e econômico devido à sua alta produtividade e múltiplos usos que vão desde a aquicultura, recreação, preservação da fauna e flora e até depósito de resíduos alóctones, sofrendo, portanto, profundas alterações nas suas condições naturais, com reflexos negativos sobre a qualidade dos habitats e sobre a sua biota. Os esgotos “in natura”, por exemplo, contem organismos patogênicos que afetam a qualidade da água, como bactérias do grupo coliforme, que comprometem a cadeia alimentar das espécies aquáticas e alteram o ciclo vital das comunidades biológicas. A Resolução nº 357 da CONAMA estabelece critérios para a classificação das águas doces, salobras e salinas destinadas a balneabilidade (recreação de contato primário), tendo sua condição avaliada em próprias e impróprias.
Considerando-se que a microbiota bacteriana é um excelente bioindicador de avaliação e controle da qualidade dos recursos hídricos, esse trabalho justifica-se pela necessidade de avaliar um importante balneário da cidade de Zé Doca (MA), sendo este usado para os mais diversos fins pela comunidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade das águas do Lago Prainha (Zé Doca, MA), considerando-se os aspectos microbiológicos, em relação à presença de coliformes termotolerantes, por constituírem o parâmetro básico de monitoramento das águas.
MÉTODOS:
As amostragens ocorreram nos meses de julho e dezembro de 2012, fevereiro e abril de 2013, considerando-se os períodos chuvoso e de estiagem, em cinco pontos previamente delimitados. As amostras de água foram coletadas e armazenadas em recipientes assépticos de 100mL e analisadas no laboratório de Microbiologia do Instituto Federal do Maranhão para serem identificadas quanto à presença de microrganismos.
A análise microbiológica foi baseada na metodologia dos tubos múltiplos pela determinação do Número Mais Provável (NMP). Sendo que para contagem presuntiva de fermentadores de lactose as amostras foram diluídas em tubos com Caldo Lactosado, contendo tubos de Durhan invertidos e incubados à 35ºC entre 24-48 horas. Para a contagem de bactérias termotolerantes foi utilizado Caldo EC, com material oriundo dos tubos positivos para fermentadores de lactose. Amostras do caldo (EC) foram mantidas em banho-maria a 44,5ºC entre 24-48 horas.
Todos os resultados foram comparados com a Resolução do CONAMA Nº 274 para avaliação da qualidade das águas no balneário analisado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A resolução nº 274 da CONAMA estabelece que as águas doces destinadas à recreação de contato primário serão consideradas excelentes quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 250 (NMP/100mL) termotolerantes ou Escherichia coli.
Ao todo foram 5 pontos amostrados durante três meses, totalizando 15 amostras analisadas ao final da pesquisa. A primeira amostragem, realizada no mês de Dezembro, apresentou máxima evidência de coliformes termotolerantes por 100 mL no ponto 5, equivalente a 211 (NMP/100mL) coliformes. É importante destacar que esse local é o mais usado pela comunidade por ser próximo à margem do balneário, havendo presença de resíduos alóctones. Em Fevereiro, o índice apresentou uma leve diminuição no mesmo ponto, apresentando 111(NMP/100mL). Em Abril, devido ao período chuvoso, o ponto que apresentou uma maior contaminação foi o ponto 5 com 75 (NMP/100mL), estando abaixo do valor máximo permitido pela resolução. Dentre as demais amostras, 50% apresentaram menos de 100 (NMP/100mL) termotolerantes, sendo observadas as menores incidências nos pontos 1 e 2, pontos localizados em áreas afastadas da margem, mais próximo de área protegida por vegetação, cujo acesso é realizado, geralmente, por meio de canoas.
CONCLUSÕES:
Apesar da oscilação entre os Números Mais Prováveis (NMP/100mL) de coliformes termotolerantes encontrados nos diferentes pontos durante as análises, 100% das amostras apresentaram valores menores que 250 coliformes por 100 mL. Portanto, em relação aos parâmetros microbiológicos, o balneário analisado pode ser caracterizado como próprio para recreação de contato primário. Contudo, apesar de atender aos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), ressalta-se a importância de voltar as atenções para esse ambiente de usos múltiplos pela população, no sentido de conscientizá-los para a preservação desse recurso e valorização do seu potencial natural.
Palavras-chave: Bioindicadores, Corpos hídricos, Microbiologia.