65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CONDUTAS CORRETAS NOS PRIMEIROS SOCORROS DIANTE DE POSSÍVEIS INTERCORRÊNCIAS NA COMUNIDADE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GRUPO DE IDOSOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Nelson Miguel Galindo Neto - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPE
Danielli Gavião Mallmann - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPE
Josueida de Carvalho Sousa - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPE
Rosália Daniela Medeiros da Silva - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPE
Talita Helena Monteiro de Moura - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPE
Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Profa. Dra. / Orientadora - Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPE
INTRODUÇÃO:
A rapidez e habilidade do socorro prestado ao indivíduo acometido por uma intercorrência de urgência e emergência interferem na probabilidade de óbito e na presença e gravidade de sequelas. Os primeiros socorros podem ser prestados pela população leiga que presencia a intercorrência e não por profissionais de saúde, assim, o conhecimento sobre as condutas corretas a serem realizadas influencia a qualidade da reabilitação da vítima. A Estratégia de Saúde da Família possui a viabilidade de abordar tal temática com os diversos grupos de usuários do serviço por ter suas atividades alicerçadas na prevenção de agravos. Os idosos, muitas vezes, passam boa parte do dia no ambiente domiciliar, uma vez que muitos não integram mais a classe trabalhadora. Esta permanência no domicílio eleva a possibilidade do idoso presenciar a ocorrência de algum agravo clínico ou traumático ocorrido na comunidade onde habita. Assim, a difusão do conhecimento sobre as condutas corretas nos primeiros socorros a esse grupo torna-se importante e passa a ser mais uma responsabilidade dos profissionais de saúde.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar uma atividade de educação em saúde sobre condutas corretas nos primeiros socorros ministrada ao grupo de idosos de uma Unidade de Saúde da Família no interior de Pernambuco
MÉTODOS:
A intervenção ocorreu no município de Vitória de Santo Antão-PE, perfazendo uma carga horária de 8 horas, em maio de 2012, com abordagem teórico-prática e utilização recursos audiovisuais, manequins e materiais específicos como ataduras e facas para contemplar temas de possível ocorrência na comunidade como crise convulsiva, fraturas e hemorragia, obstrução de vias aéreas, empalamento de objetos, queimaduras e parada cardíaca. Os ministrantes foram docentes e discentes da graduação em Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco e 15 usuários do serviço que integram o grupo de idosos da referida Unidade de Saúde da Família foram contemplados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os participantes interagiram com os facilitadores da educação em saúde e tornaram-se sujeitos do processo. Houve presença constante de relatos por parte dos mesmos, sobre condutas de primeiros socorros que acreditavam serem corretas, mas na verdade eram desprovidas de respaldo científico e baseadas em mitos populares. Após as demonstrações das técnicas básicas de primeiros socorros, percebeu-se que ocorreu satisfatória compreensão dos conteúdos abordados uma vez que os idosos foram capazes de reproduzir as técnicas demonstradas, verbalizar respostas para situações fictícias e justificar a necessidade de tal. Após perceberem que tinham conseguido realizar tais simulações, verbalizaram maior segurança para possíveis ocorrências na comunidade onde eles teriam a potencial chance de serem os primeiros a prestarem o socorro.
CONCLUSÕES:
Capacitações referentes a primeiros socorros devem ocorrer constantemente com idosos, uma vez que estes podem prestar os primeiros cuidados caso testemunhem alguma situação de urgência ou emergência na comunidade e ainda colaborar com a desmistificação de algumas condutas por difundirem as informações corretas relativas às especificidades dos primeiros cuidados.
Palavras-chave: Educação em saúde, Suporte Básico de Vida, Adolescente.