65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
Mapeamento de teses e dissertações no campo interdisciplinar no âmbito de Gênero, Ciência e Tecnologia no norte brasileiro
Cláudia Andrade Vicente - Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN
Carla Giovana Cabral - Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
As décadas de 1960 e 1970 são marcantes em termos de crítica à ciência. Também nesse período, inicia-se a segunda onda do feminismo, buscando a ampliação dos direitos das mulheres, inclusive ao próprio corpo. É nesse contexto que surge o campo de estudos Gênero e Ciências. No Brasil, estudos que agreguem gênero, ciências e tecnologia são um pouco posteriores a essa época, haja vista que a entrada da discussão de gênero nas universidades ocorre na década de 1980. No âmbito de uma pesquisa nacional, neste trabalho, buscamos levantar os trabalhos acadêmicos produzidos no País de 1980 a 2012, nas universidades públicas da região norte. Quantificar e qualificar essas produções significa, entre outras coisas, verificar como as universidades estão orientando seus alunos sobre a igualdade de gênero na relação com ciência e tecnologia. Busca-se uma contextualização histórica e uma análise epistemológica capaz de identificar trabalhos pioneiros nas pesquisas sobre Interdisciplinaridade no âmbito de Gênero, Ciência e Tecnologia e a evolução do campo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa objetiva contabilizar o número de dissertações e teses no campo interdisciplinar Gênero, Ciência e Tecnologia existentes na região norte do brasil. Mapear quais universidades públicas desenvolveram orientações sobre temas pertencentes a esse campo, qual a universidade pioneira do estado e qual o estado líder da região.
MÉTODOS:
Para realizar o mapeamento das teses e dissertações, bancos de dados on-line foram consultados, como por exemplo: Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Bibliotecas Digitais de todas as universidades. As buscas foram realizadas com as seguintes palavras-chave: Gênero e Tecnologia, Gênero e Ciência , Gênero, Ciência e Mulher, Tecnologia e Mulher e Engenharia e Mulher. De posse dos dados, está sendo feita uma organização para publicação posterior em banco de dados online e uma análise do contexto histórico e de cunho epistemológico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na região norte, 21 pesquisas foram encontradas. Na década de 90, o índice de trabalhos no campo da interdisciplinaridade de Gênero, Ciência e Tecnologia é baixíssimo. Apenas uma tese foi encontrada e esta pertencente à Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Com a chegada do século XXI, o cenário de produções, nesse campo, sofre um aumento significativo. De 2000 a 2010, por exemplo, um total de 10 trabalhos são encontrados. Sendo 1 tese da Universidade Federal do Acre (UFAC), 2 UFAM, 5 Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e 1 Universidade Federal do Tocantins – UFT e 2010 a 2012, mais 10 teses são encontradas (1 na UFAC, 1 na Universidade doestado do Amazonas – UEA, 4 da UFMA, 1 da Universidade Federal de Roraima-UFRR, 2 UNIR, 1 UFRR e 1 UFT ). Vale ressaltar que a evolução nesse campo não é vivenciada por todas as instituições de ensino superior do Norte. Existem universidades como a Federal do Pará (Universidade Federal do Pará-UFPA), que nunca orientaram teses ou dissertações sobre Gênero, Ciência e Tecnologia.
CONCLUSÕES:
A pesar da região norte ter apenas 21 trabalhos acadêmicos, ela vem evoluindo ao longo do século XXI. A UFRR, por exemplo, mostra desenvolver um forte trabalho no campo interdisciplinar Gênero, Ciência e Tecnologia. Se comparado o mapeamento do norte com o realizado nas demais regiões do Brasil, nota-se que essa região apresenta o menor índice entre todas. Mas apesar da baixa quantidade de teses e dissertações, essa região é a única que coloca desenvolvimento sustentável e a mulher indígena na perspectiva de gênero e dentro do campo interdisciplinar estudado.
Palavras-chave: História da Ciência, Mulher, Gênero, ciência e tecnologia.