65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
PROPAGAÇÃO VEGETATIVA POR ESTAQUIA DE BOLDINHO (Plectranthus neochilus Schlechter).
Ana Késya Bernardo Lima - Graduanda em Agronomia/Instituto de Desenvolvimento Rural- UNILAB
Ananda Bezerra Bonfim - Graduanda em Agronomia/Instituto de Desenvolvimento Rural- UNILAB
Evanir Brasil Germano - Graduanda em Agronomia/Instituto de Desenvolvimento Rural- UNILAB
José Wilson Nascimento de Souza - Graduanda em Agronomia/Instituto de Desenvolvimento Rural- UNILAB
Bruna Tomaz Tinoco da Silva - Graduanda em Agronomia/Instituto de Desenvolvimento Rural- UNILAB
Maria de Fátima Barbosa Coelho - Profa. Dra./ Orientadora - Instituto de Desenvolvimento Rural- UNILAB
INTRODUÇÃO:
Plectranthus neochilus Schlechter, pertencente à família Lamiaceae, é uma planta herbácea, perene, ramificada, com folhas pequenas, quase triangulares, dispostas compactamente, um pouco amargas e inflorescência racemosa de coloração violeta. Espécie muito aromática, denominada de boldo pequeno, boldo cheiroso, boldo rasteiro, ou boldo gambá, é empregada na medicina popular no tratamento de insuficiência hepática, dispepsia e dores no estômago. Estudos anteriores indicaram a propagação vegetativa de Plectranthus neochilus como mais eficiente do que a sexuada. Nas condições de baixa altitude e clima quente como no litoral nordestino do Brasil não ocorre produção de sementes de Plectranthus neochilus e, portanto, é importante o estudo da propagação assexuada para assegurar o cultivo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo neste estudo foi verificar se a posição da estaca no ramo da planta matriz e a presença de folhas influenciam a propagação vegetativa de Plectranthus neochilus.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na cidade de Redenção-Ceará nos meses de abril a maio de 2012. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições de cinco estacas por parcela. Os tratamentos foram: a) estacas apicais com todas as folhas; b) estacas medianas com todas as folhas; c) estacas apicais com duas folhas; d) estacas medianas com duas folhas, e) estacas basais com duas folhas. As estacas foram preparadas com o auxilio de uma tesoura de poda, padronizadas para o tamanho de 15cm e colocadas em bandejas de plástico preenchidas com substrato areia lavada. A irrigação do experimento foi manual e feita diariamente. A cada sete dias foram avaliados o número de brotações e número de folhas e ao final do experimento mediu-se com paquímetro o comprimento das brotações e das raízes. As análises foram realizadas pelo programa computacional Sistema para Análise de Variância – SISVAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O número de brotações na estaca não foi influenciado pelo tipo de estaca, mas houve diferença significativa entre os tratamentos para o número de folhas, comprimento da brotação e da raiz. O número médio de brotações variou de 1,34 a 3,30, o número de folhas de 11,50 a 29,55, o comprimento da brotação de 0,55cm a 3,70cm e o comprimento de raiz de 6,85cm a 12,96cm. O comprimento médio da brotação foi maior em estacas medianas com duas folhas, mas o número de folhas e o comprimento da raiz foram maiores em estacas apicais com todas as folhas. O maior crescimento da raiz quando se usa estacas herbáceas apicais com todas as folhas indica que as estacas não necessitam de estímulos externos, como a aplicação de auxinas exógenas, para o sucesso na propagação vegetativa, e, portanto, a espécie pode ser considerada de fácil enraizamento. Na avaliação qualitativa das estacas na ocasião do encerramento do experimento destacaram-se as mudas de estacas apicais com todas as folhas que apresentaram maior quantidade de raízes, maior vigor e sobrevivência. Este tipo de estaca é de fácil obtenção e manuseio pelos agricultores e viveiristas.
CONCLUSÕES:
A propagação vegetativa de Plectrantus barbatus pode ser feita com eficiência usando estacas herbáceas apicais de 10cm com todas as folhas.
Palavras-chave: Propagação, Plectranthus neochilus Schlechter, Estaquia.