65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: CONHECENDO O PARAMÉCIO
Érica Valentim Silva - Bacharelanda, Ciências Biológicas, Univ. Estad. Vale do Acaraú – UVA, Sobral, Ce
Laís Sales Silva - Bacharelanda, Ciências Biológicas, Univ. Estad. Vale do Acaraú – UVA, Sobral, Ce
Petrônio Emanuel Timbó Braga - Prof. Dr. /Orientador – Curso de Ciências Biológicas, UVA, Sobral, Ceará
INTRODUÇÃO:
De todos os protozoários, os ciliados são estruturalmente os mais complexos e diversamente especializados, compondo um grupo grande e interessante, com vasta variedade de formas vivendo em todos os tipos de água doce e habitats marinhos. A maioria é de vida livre, mas alguns são comensais ou parasitas. Geralmente, são solitários e móveis, porém alguns são sésseis e/ou coloniais. Paramécios são geralmente abundantes em lagos e riachos com pouca correnteza e que contenham plantas aquáticas e matéria orgânica em decomposição e são descritos como tendo forma de chinelo. Paramecium caudatum tem de 150 a 300 µm de comprimento, com extremidade anterior romba e posterior afilada (HICKMAN et al., 2009). Considerando que poucas são as escolas da rede pública de ensino que possuem uma estrutura laboratorial que possibilitem a realização de aulas práticas nesse âmbito, a confecção de material didático sobre protozoários torna-se uma alternativa de grande importância para o ensino biológico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar um modelo didático do paramécio, um protozoário ciliado, como complemento ao ensino da zoologia dos invertebrados em um Curso de Graduação em Ciências Biológicas e mostrar como este pode auxiliar os alunos em sala de aula na construção deste conhecimento.
MÉTODOS:
O modelo didático foi confeccionado no segundo período letivo de 2012 com material de baixo custo como E.V.A, linha de crochê, isopor, papel veludo, cola, tesoura e tinta para tecido, a partir de ilustrações encontradas na literatura e em sites de busca na internet nas quais constavam a descrição das estruturas do paramécio. A construção deste visava atender um pré-requisito da disciplina de Zoologia dos Invertebrados, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral, Ceará, onde os alunos dispostos em duplas confeccionaram diferentes modelos dos principais representantes dos táxons dos Invertebrados, que foram escolhidos através de sorteio. Ao final, o material didático produzido foi exposto para observação e avaliação de toda a turma, e em conjunto com os demais modelos apresentados na disciplina, foi incorporado ao acervo didático do Laboratório de Zoologia – LAZOO, para utilização em aulas posteriores e em projetos vinculados às atividades didáticas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com os materiais utilizados na confecção do modelo didático do paramécio pôde-se perceber que os mesmos mostraram-se satisfatórios, por serem de baixo custo e fácil aquisição e manuseio, além de não causar nenhum tipo de dano aos alunos envolvidos na sua confecção. Também, a sua apresentação proporcionou aos alunos, em sala de aula, uma boa receptividade, quando os mesmos sentiram-se mais motivados e observaram todas as suas estruturas, seguido de uma apresentação oral acerca dos seus aspectos alimentares, reprodutivos, morfológicos, anatômicos, etc.
Segundo Justina et al. (2003) o modelo é um sistema figurativo que reproduz de forma esquematizada e concreta a realidade, o que torna mais compreensível ao aluno o objetivo do ensino proposto ao representar uma estrutura que pode ser utilizada como referência, ou seja, a materialização de uma imagem, idéia ou conceito, tornando tudo isso assimilável.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que a utilização do modelo didático de um paramécio auxiliou numa melhor fixação do conhecimento em sala de aula acerca dos aspectos gerais dos protozoários, já que o modelo possibilitou uma melhor observação e interação entre os alunos, além de ter desenvolvido a criatividade e habilidades artísticas dos educandos, e possibilitado a utilização de um método alternativo facilitador do ensino sobre esses protozoários ciliados, desta forma enriquecendo ainda mais o ensino da zoologia dos invertebrados.
Palavras-chave: Modelo Didáticos, Paramécio, Invertebrado.