65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética
COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE GENÉTICA POR ALUNOS RECÉM-INGRESSOS E FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI / UECE
Juliana Jéssica Sousa Gonçalves - Licencianda em Ciências Biológicas – Bolsista PIBID – FACEDI – UECE Itapipoca-Ce
Michel Douglas de Araújo Carneiro - Licenciando em Ciências Biológicas – Bolsista PIBID – FACEDI – UECE Itapipoca-Ce
Francisco Germano Sousa Alves - Licenciando em Ciências Biológicas – Bolsista PIBID – FACEDI – UECE Itapipoca-Ce
Juliana Rodrigues Matoso - Licencianda em Ciências Biológicas – Bolsista PIBID – FACEDI – UECE Itapipoca-Ce
Francisco Hélio Coelho de Lima - Prof. Ms/Supervisor PIBID – E.E.M. Cel. Murilo Serpa Itapipoca-Ce
Álvaro Julio Pereira - Prof. Dr./Orientador/PIBID/Ciências Biológicas – FACEDI – UECE Itapipoca-Ce
INTRODUÇÃO:
Durante a vida acadêmica é imprescindível para os licenciandos obterem a compreensão dos principais conceitos de biologia molecular e genética. Uma das necessidades essenciais para o futuro docente obter êxito em sua vida profissional deve ser assimilar tanto os conceitos básicos da biologia, quanto desenvolver uma identidade crítica, autônoma e contextualizada naquilo que ouve, lê ou ensina. Para Vygotsky (1999) o processo de formação de conceitos deve ser considerado uma função que envolve o crescimento social e cultural global, que afeta não apenas o conteúdo, mas também o método. A disciplina de genética envolve vários conceitos considerados abstratos pelos alunos, mas necessários para a formação científica dos futuros professores. É importante que os principais fundamentos de genética sejam compreendidos pelos alunos, tais como genótipo, fenótipo, homozigoto etc. Klautau et al. (2009) apontam que os estudantes universitários e os de ensino médio consideram a genética como a disciplina mais difícil da área da biologia. Uma das possíveis alternativas para a melhoria da compreensão de conceitos de genética seria identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos recém-ingressos e formandos durante o período de graduação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa teve como foco comparar o grau de compreensão dos conceitos básicos de genética entre os alunos recém-ingressos no primeiro semestre de 2013 com os prováveis alunos formandos em 2013, que já cursaram a disciplina de genética na graduação pertencente ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI de Itapipoca no Ceará.
MÉTODOS:
No presente trabalho de caráter qualiquantitativo, efetuou-se um estudo descritivo, através de análise comparativa dos questionários aplicados para os licenciandos recém-ingressos (1º semestre) e alunos concludentes (9º semestre) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na análise das concepções sobre conceitos de genética dos 20 alunos recém-ingressos (grupo 1) e 13 alunos concludentes (grupo 2) foi aplicado o texto “Dominância e Recessividade” relacionando os principais conceitos utilizados no ensino de genética. Após a leitura do texto foi aplicado um questionário composto por seis questões abertas sobre diferenças entre genótipo e fenótipo, homozigoto e heterozigoto; além do significado de genes alelos; sobre a conceituação de caráter dominante e recessivo e, por fim como se dá a replicação do DNA. As análises comparativas das respostas dos 2 grupos foram feitas separadamente, observando-se as particularidades de cada resposta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados obtidos mostraram que os 20 alunos ingressos obtiveram 42% de acertos, 33% de erros e, 25% das questões em branco referentes às 06 questões do texto sobre conceitos de genética. A partir destes resultados, verificou-se que estes alunos apresentaram dificuldades na compreensão e formulação da escrita nas respostas, muitas vezes escrevendo definições equivocadas ou conceitos prontos, possivelmente memorizados dos livros didáticos. Pode ser que o resultado esteja ligado à abordagem realizada pelos professores do ensino médio sobre os conceitos de genética. Lorbieski et al (2010) relatam que, uma das explicações para o não entendimento do conteúdo de genética é a forma de transmissão do mesmo pelo professor, pois a maioria utiliza o método tradicional, com aulas expositivas. Os 13 alunos concludentes obtiveram 81% de acertos, 19% de erros e nenhuma questão em branco. O sucesso deste grupo de alunos pode ser devido a um melhor conhecimento de genética obtido durante o curso. Outras disciplinas cursadas pelos concludentes tais como: biologia molecular, biotecnologia, produção textual e projeto de monografia durante o curso de graduação podem ter contribuído para o melhor desempenho na compreensão e desenvolvimento de suas respostas referentes às questões sobre o texto lido.
CONCLUSÕES:
A análise dos dados obtidos permitiu verificar que os alunos concludentes demonstraram um melhor desempenho quanto à compreensão dos conceitos básicos de genética contidos em um texto didático, enquanto os alunos recém-ingressos não tinham conhecimentos básicos de genética. Constatou-se que o bom desempenho dos concludentes pode ser devido à contribuição da sua formação acadêmica na compreensão, assimilação e formação de conceitos, considerando-se que na faculdade existem outros espaços alternativos que proporcionaram a aprendizagem como em reuniões, estudos individuais e em grupo. Constatou-se que o desempenho negativo dos alunos iniciantes provavelmente ocorreu pela abordagem superficial e descontextualizada dos conteúdos de genética durante suas aulas no ensino médio e a não realização de disciplinas específicas do currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Palavras-chave: Conteúdos, Aprendizagem, Licenciandos.