65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Linguística
Humor e Gênero na Turma da Mônica Jovem
PATRÍCIA NASCIMENTO VIÁFORA - Depto. de Letras- PUCCamp
Maria Inês Ghilardi Lucena - Profa. Dra/Orientadora- Depto. de Letras- PUCCamp
INTRODUÇÃO:
Este Plano de Trabalho de Iniciação Científica propõe uma reflexão sobre as relações de gênero e suas representações na mídia impressa. Insere-se na linha de pesquisa Discurso e identidade: representações de gênero e de poder, do grupo Estudos do Discurso e é parte do Plano Geral de Pesquisa Representações de gênero e de poder: foco no discurso humorístico e no discurso educacional. Trata-se de pesquisa documental, cujo tema abrange os espaços dos gêneros masculino e feminino no mundo atual, em que se pressupõem significativas alterações em comparação com tempos passados. Delimitar-se-á o enfoque ao estudo de histórias em quadrinhos publicadas em periódicos da atualidade, cujo tema são as marcas das relações de gênero no discurso humorístico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar quais são as marcas do feminino – e também do masculino – em um texto humorístico endereçado a adolescentes, bem como o relacionamento entre os personagens jovens de ambos os sexos.
MÉTODOS:
O corpus é composto de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, de Maurício de Souza, cartunista brasileiro, cujos personagens representam tipos de crianças e adolescentes da atualidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado, espera-se saber se há, nas histórias, estereótipos cristalizados no imaginário coletivo e que permanecem presentes nos discursos do cotidiano, revelando traços culturais do mundo que o produz (e veicula), portanto, representativos dos discursos que circulam em muitos lugares da sociedade.
CONCLUSÕES:
Espera-se compreender a(s) forma(s) como a sociedade – ou a geração jovem – vê os homens e as mulheres.
Palavras-chave: discurso, gênero social, representação.