65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS CONTÍNUOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA OFICINA DE ÓPTICA DO PIBID
Anderson Menezes Gois - Departamento de Física - UFS
Edna Menezes Santos - Departamento de Física - UFS
Niviane Oliveira Santos - Departamento de Física - UFS
Lenilton de Jesus Farias - Departamento de Física - UFS
Tiago Nery Ribeiro - Departamento de Física - UFS
Celso José Viana Barbosa - Departamento de Física - UFS
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho discute-se, a partir da utilização do mapa conceitual, a avaliação contínua na educação básica e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. O mapa conceitual é uma estratégia de ensino desenvolvida pelo pesquisador Joseph Novak, que teve sua pesquisa centrada na aprendizagem humana. O mapa é uma representação gráfica de um conjunto de conceitos organizados hierarquicamente, no qual o conceito mais importante fica na parte superior do mapa, seguido por conceitos específicos, onde setas podem ser utilizadas para indicar a sequência a ser lida. Diferente do método tradicional como a prova escrita, que não garante se de fato o aluno aprendeu um determinado conceito, apenas que ele conseguiu reproduzir o conteúdo ensinado, o mapa conceitual pode ajudar o professor a analisar o processo constante de aprendizagem.
Segundo Moreira (2012) “É possível traçar-se um mapa conceitual para uma única aula, para uma unidade de estudo, para um curso ou, até mesmo, para um programa educacional completo”.
Quando se está avaliando um mapa qualitativamente, o que tem que ser observado não é se o mapa conceitual está certo ou errado, mas sim se o aluno dá evidências que aprendeu o conteúdo significativamente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo observar a evolução de aprendizagem do aluno, utilizando como método os mapas conceituais construídos pelos mesmos ao final de cada dia de oficina.
MÉTODOS:
A oficina de óptica, desenvolvida pelos bolsistas do PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA), é uma sequência didática elaborada com o intuito de, entre outras coisas, analisar constantemente a aprendizagem do aluno. Nessa oficina utilizamos os seguintes recursos: experimentos, demonstrações, vídeos, simulações e mapas conceituais. No entanto para verificar se os alunos estavam compreendendo os conteúdos explicados foi proposto que eles construíssem um mapa conceitual ao final de cada aula. Dos dezenove mapas construídos, apenas nove alunos fizeram os três mapas conceituais de cada aula, o tema aplicado foi óptica, onde os conceitos principais foram: óptica geométrica e óptica da visão. A oficina de óptica tinha duas aulas por semana com duração de cinquenta minutos cada, essa oficina foi desenvolvida durante quatro semanas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nesse trabalho foi possível observar através da análise dos mapas conceituais feitos pelos alunos que houve uma melhor compreensão dos conceitos de óptica geométrica, por meio da análise das proposições formadas pelos os conceitos e palavras de ligações entre eles. Os mapas conceituais foram avaliados aluno por aluno, onde observamos durante o decorrer da oficina o desenvolvimento dos docentes. É relevante destacarmos que os alunos já eram familiarizados com os mapas conceituais, pois em oficinas anteriores eles confeccionavam um único mapa conceitual ao término da mesma.
Notamos que quando os alunos passam a construir o mapa conceitual ao final de cada aula, raramente eles esquecem um conceito ou utilizam palavras de ligações inadequadas. Portanto, foi possível verificar que houve uma evolução na construção dos mapas conceituais.
CONCLUSÕES:
Com base nas observações e análises feitas, envolvendo a utilização dos mapas conceituais ao final de cada aula, percebemos que houve uma melhor compreensão dos conceitos de óptica trabalhados durante a oficina. É necessária a aplicação de métodos ou recursos que possam constantemente avaliar o aluno e o nível de aprendizagem do mesmo. De fato, constatamos que a utilização do mapa conceitual é uma ferramenta que auxilia nessa avaliação.
Palavras-chave: Óptica, Mapas Conceituais, Sequências Didáticas.