65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Alimentação e saúde trabalhados no ambiente escolar
Emanuela Ingrid Ferreira do Nascimento - Unilab
Francisca Suelen Pereira Lima - Unilab
Janiele Lima da Silva - Unilab
Luana da Silva Freitas - Unilab
Maria Angerlane Sampaio - Unilab
Viviane Pinho de Oliveira - Orientadora/Professora Dra.Adjunta/Unilab
INTRODUÇÃO:
O conjunto de objetivos dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) para o ensino de ciências aponta uma temática para que o aluno, ao final do ensino fundamental, tenha adquirido um conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes que operem como instrumento para a interpretação do mundo científico e tecnológico em que vivemos, capacitando-o nas escolhas que fará como individuo e como cidadão. Assim, partimos da compreensão de que como todo campo organizado do conhecimento humano, as ciências também influenciam os valores disseminados na sociedade e sofrem influência deles. Dessa forma as ciências não são descontextualizadas e isentas das idéias que permeiam a estrutura cultural, econômica e social em que estão inseridos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Buscou-se com o projeto propiciar uma abordagem critica da realidade local do aluno na medida em que podem ser tratados temas relacionados à fome e desperdício de alimentos. Pretendeu-se também tornar a aprendizagem de ciências uma tarefa significativa, procurando aproximar as explicações científicas do cotidiano dos alunos, propiciando aprendizagens nas quais eles possam expor seus conhecimentos.
MÉTODOS:
Os métodos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foram através de seminários, palestras de orientações, oficinas de produção de materiais educativos relacionados ao tema de abordagem, elaboração de atividades reflexivas e exposição dos conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto para a escola e a comunidade em geral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Inicialmente, foram discutidos quais são os principais nutrientes existentes nos alimentos e sua importância para o funcionamento do corpo humano. Também foram levantados questionamentos sobre os cuidados necessários com a alimentação para manter o equilíbrio e a adequação ao crescimento e desenvolvimento de um corpo saudável. Pesquisas sobre os tipos de pirâmides alimentares existentes foram realizadas e a partir destas reflexões planejou-se uma atividade prática de elaboração de um cardápio alimentício adequado, fazendo uma comparação da alimentação consumida pelos alunos no seu dia a dia com aquela considerada ideal, levando-os a refletir sobre seus hábitos alimentares tanto em casa como na escola. O projeto foi concluído com uma exposição concreta dos principais tipos de alimentos existentes na região consumidos por eles. Neste momento de exposição os estudantes envolvidos tiveram a oportunidade de expor os conhecimentos adquiridos de forma verbal e escrita, tanto para a escola como para a comunidade.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento destas atividades foi possível observar, através da compreensão adquirida, uma mudança de postura nos hábitos alimentares presenciados no contexto escolar. A aplicação de metodologias que instiguem a criatividade, o desenvolvimento de uma visão crítica e o senso de responsabilidade e cidadania é essencial para o cumprimento dos objetivos dos PCN no ensino de Ciências. Além de gerar qualidade para a Educação básica, estas atividades também promoveram a formação acadêmica dos estudantes do PIBID/UNILAB de forma eficaz e construtiva.
Palavras-chave: PCN, Ensino de Ciências, Cidadania.