65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
PRODUÇÃO ORGÂNICA DE FARINHA DE MANDIOCA NA COMUNIDADE DE AÇUNGUI, GUARAQUEÇABA - PR: POSSIBILIDADES DE GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO CAMPO
Axel Bressan de Oliveira - Acadêmico de Gestão Ambiental - UFPR
Bruno Mathias Paifer - Acadêmico de Gestão Ambiental - UFPR
Dennis Augusto Avila Bresolim - Acadêmico de Gestão Ambiental - UFPR
Leandro Schlusaz Schneider Guedin - Acadêmico de Agroecologia - UFPR
Rosilene Komarcheski - Profa. Msc./Orientadora - Depto.de Gestão Ambiental - UFPR
INTRODUÇÃO:
Guaraqueçaba, situada na região norte do litoral do Paraná, possui uma rica e contínua área de Mata Atlântica, tendo cerca de 98% do seu território coberto por unidades de conservação, onde encontra-se a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba. Neste cenário, encontram-se os produtores familiares de farinha de mandioca da comunidade de Açungui, que têm nesta atividade sua principal fonte de renda e herança histórica e cultural secularmente construída na região. O quadro de restrições legais, estabelecido especialmente a partir da década de 1980 no município, incidiu diretamente sobre as técnicas e práticas tradicionais de subsistência da população local, gerando situações contrárias aos objetivos da APA (ZANONI et al, 2000). Tais características levam à necessidade da adoção de técnicas agroecológicas voltadas para o manejo sustentável local, onde a produção ecológica se torna a única alternativa viável para a agricultura, por não agredir o meio ambiente. Entretanto, para a existência de uma agricultura rural sustentável adequada à região e que colabore para as perspectivas de vida, se faz necessário à adoção de estudos sobre a certificação orgânica que contribuam para reprodução socioeconômica das famílias, além de garantir a qualidade do produto final.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho consistiu em verificar a potencialidade da obtenção de certificação de produtos orgânicos na região, especialmente da farinha de mandioca. A partir disso, pretende-se, com os resultados do estudo, contribuir para a geração de renda e qualidade de vida das famílias dos produtores, possibilitando a agregação de valor à farinha de mandioca produzida na comunidade de Açungui.
MÉTODOS:
Através de pesquisa bibliográfica e documental, desenvolveu-se um trabalho de pesquisa, informação e “conscientização” sobre produção orgânica na comunidade de Açungui. O trabalho realizado em campo consistiu na realização de diálogos participativos com a comunidade, instigando os agricultores a levantarem seus problemas e potencialidades referentes à produção, fazendo que com isso possam resolvê-los a partir da sua própria autonomia e sem intervenção externa (CHAMBERS, 1994). Nesta perspectiva, foram concretizados quatro encontros nas propriedades e depois junto com parcerias de extensão rural, realizado um dia de campo com intercâmbio em outra comunidade próxima. A atividade teve o intuito de esclarecer a idEia que eles tinham por estarem inseridos em APAs e já produzirem de maneira orgânica, mesmo sem o saberem. Foram realizadas ainda experiências em conjunto com a comunidade exemplificando do que se trata uma produção orgânica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos trabalhos desenvolvidos com a comunidade, ela passou a se autogerir, levantando e resolvendo seus problemas, além de passarem a se articular mais para obter a certificação de produtos orgânicos, visando benefícios socioambientais e econômicos, agregando maior valor a seus produtos. Além dessa articulação, seminários e dias de campo com os agricultores, propiciaram uma maior troca de experiências, com conhecimentos técnicos de produção, incluindo novas variedades de mandioca que se adaptam melhor as suas condições morfoclimáticas da região. Como resultados do estudo obteve-se que a produção orgânica de farinha de mandioca na região é viável ecológica e economicamente, além de permitir a manutenção da cultura local agregada ao produto. Entretanto, os produtores ainda necessitam da obtenção da certificação orgânica de seus produtos para que possam inserir-se no mercado de orgânicos, o que lhes possibilitará agregar valor aos produtos e, consequentemente, ao longo do tempo, melhorar a renda das famílias que dependem desta atividade.
CONCLUSÕES:
A partir das discussões e conversas com os produtores e das pesquisas realizadas através deste estudo, concluiu-se que a certificação de produtos orgânicos tem grande importância para os agricultores da comunidade de Açungui, pois torna seu trabalho reconhecido e mais valorizado perante outros produtos, além de garantir aos consumidores a sua procedência livre de insumos químicos industrializados/tóxicos. Outra vantagem para os agricultores e para a sociedade como um todo é a possibilidade de realização de uma produção agroecológica independente, que caminha no sentido de otimizar todas as partes envolvidas no sistema, tornando-se assim o mais sustentável possível, nos aspectos ecológico, econômico, social e cultural.
Palavras-chave: Farinha de mandioca, Guaraqueçaba - PR, Produção orgânica.