65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
ECONOMIA SOLIDÁRIA NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (CE): LIMITES E POSSIBILIDADES
Francisca Laudeci Martins Souza - Coord. do Grupo ECOS de pesquisa em Economia Solidária e Sustentabilidade-URCA
Laryssa Carvalho Lucas - Discente de Economia – URCA/CE – Bolsista de iniciação científica do Grupo ECOS
Edilvan Moraes Luna - Discente de Economia – URCA/CE – Bolsista de iniciação científica do Grupo ECOS
Adelia Alencar Brasil - Mestranda em Desenv. Sustentável – UFC Cariri - Pesquisadora do Grupo ECOS
Yunna D’ávila Carvalho Batista - Discente de Economia – URCA/CE – Bolsista de iniciação científica do Grupo ECOS
Maria da Penha de Sousa Lima - Professora de rede estadual do estado do Ceará - Pesquisadora do Grupo ECOS
INTRODUÇÃO:
O modo de produção capitalista proporcionou uma revolução na produtividade econômica e na liberdade individual em relação ao que existia na Europa pré-capitalista. No entanto, a distribuição equitativa dos benefícios advindos deste incremento de produtividade é controversa na medida em que as relações de produção são pautadas pela tensão entre as forças produtivas do capital e do trabalho. Em virtude das desigualdades de inserção advindas dos desequilíbrios destas forças, a partir da segunda metade do século XX, começam a ser constituídas teorias de economia social pautadas na necessidade de formação de uma alternativa global ao desenvolvimento do capitalismo. Neste contexto, as três últimas décadas são marcadas pelos investimentos na composição de um arcabouço nomeado Economia Solidária, que objetiva pensar a alocação dos recursos numa perspectiva menos centrada nos princípios da lucratividade do que nos princípios de solidariedade e justiça social. Esta pesquisa constitui o mapeamento dos empreendimentos econômicos de natureza solidária em atividade na Região Metropolitana do Cariri, sul do Ceará, levando em consideração a natureza da atividade, bem como seus limites e possibilidade no que se refere às dimensões econômica, social, institucional, espacial e cultural.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como perspectiva analisar as estratégias de Economia Solidária na Região Metropolitana do Cariri (RMC) Cearense a partir do mapeamento dos empreendimentos de natureza solidária no que se refere à economia, relações sociais, aspectos institucionais, especificidades territoriais e culturais.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado na Região Metropolitana do Cariri, sul do estado do Ceará, composta pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Barbalha, Missão Velha e Jardim. O mapeamento foi realizado a partir das informações disponíveis nos sites governamentais, tais como na Secretaria Nacional de Economia Solidária, nas associações comunitárias, nas Dioceses, nos sindicatos das diversas categorias de trabalho e nas bases de financiamento dos Bancos Públicos. Alem disto, realizamos uma pesquisa de campo, que envolveu os principais agentes internos e externos dos empreendimentos pesquisados objetivando traçar um quadro que contemplasse aspectos organizacionais, sociais e políticos dos empreendimentos solidários. A ação no campo compreende atividade de pesquisa-participante no sentido de trabalhar com os grupos excluídos, em situações comuns de trabalho e estudo e trocar informações para colaborar na mudança das condições de dominação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa revelou a dimensão de multiplicidade da economia solidária tanto com relação à conceituação quanto à organização dos empreendimentos. Há diferentes modos de nomeá-la, bem como múltiplas possibilidades de caracterização dos seus empreendimentos, no entanto, no que concerne ao mapeamento objetivado, vimos que muitas são as associações presentes nos registros das secretarias de ação social e da agricultura das cidades pesquisadas, entretanto, algumas estão desativadas enquanto outras passam por dificuldades que ameaçam sua sobrevivência. No território da RMC destaca-se a importância da Associação Cristã de Base(ACB) nas questões relativas à solidariedade e sustentabilidade no campo e o papel do Fórum Caririense de Economia Solidária enquanto espaço de discussão, articulação e sistematização das idéias e políticas de solidariedade e sustentabilidade. Como possibilidades, as associações solidárias possuem potencial de renda para as comunidades, como, por exemplo, a associação das mulheres do coco, no Sítio Macaúba, em Barbalha, que por meio do beneficiamento do coco babaçu, gera renda para as associadas. Por outro lado, nos limites sentidos pelas entidades estão a dificuldade de financiamento para projetos, a desarticulação dos membros e o enfraquecimento do capital social.
CONCLUSÕES:
A pesquisa evidenciou que as práticas de economia solidária possuem um potencial significativo de combate a desigualdade e a pobreza na Região Metropolitana do Cariri, pois, a partir da livre associação, os associados encontram motivação intrínseca para lutar contra o estado de marginalização no qual são lançados pela dinâmica capitalista de valoração do capital e extração de riqueza. Entretanto, mesmo diante das possibilidades, as mesmas não possuem instrumentos suficientes para dar um aspecto sustentável a suas atividades. Muitas associações, que iniciaram trabalhos que geravam mercadorias com potencial de lucro para os associados, tiveram que parar com suas atividades devido a três aspectos em comum: falta de capital giro, apoio técnico e planejamento administrativo. Dos três, o considerado mais difícil de obter pelos presidentes da associação é o capital de giro. Assim, o apoio de instituições e entidades de fomento se faz necessárias para que as entidades de economia solidária possam sair da marginalização e, pelo próprio trabalho dos assalariados, consigam atingir um nível de qualidade de vida mais digno.
Palavras-chave: Economia solidária, Região Metropolitana do Cariri, Empreendimentos solidários.