65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O USO DE HQs COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS NATURAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI
Flávia Chini Alves - Licenciando em Ciências da Natureza - UFPI
Odilon Campelo de Alencar Filho - Licenciando em Ciências da Natureza - UFPI
Maria de Nazaré Bandeira dos Santos - Profa. Ms. Orientadora/Coord. de área do PIBID de Ciências da Natureza/UFPI
INTRODUÇÃO:
Na busca por novos recursos didáticos vem-se inserindo em sala de aula o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) para motivação e desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão de textos e promover habilidades na criação de HQs. Constitui uma experiência produtiva e dinâmica conseguida por meio da interdisciplinaridade proporcionando ao aluno um conhecimento mais amplo e com reflexões mais críticas. Para VERGUEIRO (2009, p. 23) “a inclusão dos quadrinhos na sala de aula possibilita ao estudante ampliar seu leque de meios de comunicação, incorporando a linguagem gráfica às linguagens oral e escrita, que normalmente utiliza”.
No entanto, para chegar às salas de aula as HQs superaram muitas barreiras e acusações. VERGUEIRO (2009, p. 17) nos diz que: “[...] grande parte da resistência que existia em relação a elas, principalmente por parte de pais e educadores, era desprovida de fundamento, sustentada muito mais em afirmações preconceituosas em relação a um meio sobre o qual, na realidade, se tinha muito pouco conhecimento [...]”.
Diante dessa nova realidade, as histórias em quadrinhos apresentam discussões que promovem reflexão acerca das temáticas em Ciências, promovendo o interesse dos alunos e motivando-os a desenvolver e expressar competências e habilidades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fomentar a criação de histórias em quadrinhos, produções literária e artística dos alunos por meio de reflexões acerca das temáticas em Ciências Naturais, sendo o aluno o difusor do conhecimento através de sua criatividade, inovando assim, as práticas pedagógicas em sala de aula.
MÉTODOS:
Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, desenvolvemos durante o ano de 2012, com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Teresina - Piauí, a produção de histórias em quadrinhos em sala de aula a fim de “propor e construir novas possibilidades” LUCKESI (2012, p. 13), assim proporcionamos uma melhor qualidade na aprendizagem no ensino de ciências naturais.
São várias as possibilidades quanto ao uso das HQs no processo de aprendizagem, dentre os quais propomos dois tipos de atividades que desenvolviam a produção de histórias em quadrinhos, num primeiro momento selecionamos dois textos, um explorando a importância das esponjas (poríferos) no meio ambiente e outro a constituição dos recifes de corais, seus benefícios e o que prejudica a sua formação. Num segundo momento fornecemos o início de uma história em quadrinhos sobre a importância dos fungos para que os alunos dessem continuidade.
Diante das atividades propostas os alunos tiveram que desenvolver os elementos de uma narrativa, elementos visuais (imagens) e verbais (texto).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve uma atenção maior por parte dos alunos aos conteúdos trabalhados e a aprendizagem ocorreu de maneira satisfatória, facilitando a compreensão e transmissão do conhecimento por meio da construção de HQs. Isso foi observado tanto na explicação da atividade, como durante as apresentações das HQs construídas pelos alunos. Destacamos algumas produções, onde em muitas HQs encontramos falas entre humanos e fungos: “[...] Fungos - Vamos lá, ele deixou casca para a gente decompor / Enquanto a casca se decompõe... Humano – Vou botar essas cascas na minha plantação [...]”.
As HQ(s), mesmo as construídas fugindo do objetivo em que a atividade informa, não deixaram de ser uma produção do conhecimento pelos alunos, pois ocorreu uma tentativa de compreensão do assunto trabalhado, caracterizando o interesse pelo saber científico. O conjunto composto de: imagens, textos e sequência de raciocínio; trabalhados em sincronia, nas HQs produzidas, expressam a resposta do aluno no processo de aprendizagem, de forma mais satisfatória do que apenas respostas que trabalham com a memorização de conceitos. Assim, VERGUEIRO (2009, p. 21) confirma que “as histórias em quadrinhos aumentam a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas, aguçando sua curiosidade e desafiando seu senso crítico”.
CONCLUSÕES:
O uso de Histórias em Quadrinhos no processo de aprendizado constitui um recurso rico para professores e alunos, despertando o interesse de criar no aluno, o hábito da leitura, conscientizar, fomentar atitudes críticas, refletindo sobre as temáticas de Ciências Naturais. Além disso, para LUYTEN (2011, p.23), “[...] as HQs podem estimular muitos exercícios de linguagem escrita e oral, sendo um excelente incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos [...]”.
Basta apenas que educadores e pais percam o preconceito ainda existente em relação à História em Quadrinhos e passem a considerar este recurso de expressão artística como aliado na formação de cidadãos críticos, inovando as propostas metodológicas utilizadas em sala de aula.
Palavras-chave: Recurso Didático, Inovação, Histórias em quadrinhos.