65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM DE UM FILTRO ARTESANAL DE AREIA
Jhon Lennon Bezerra da Silva - Graduando no Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, IFCE - Campus Iguatu
Eugênio Paceli de Miranda - Professor, M. Sc. Irrigação e Drenagem, IFCE - Campus Iguatu
Emanuele Victor de Oliveira - Graduando no Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, IFCE - Campus Iguatu
Francisco Charles Siebra de Sousa - Graduando no Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, IFCE - Campus Iguatu
Francisco Airdesson Lima do Nascimento - Graduando no Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, IFCE - Campus Iguatu
Wesley Lívio Viana Torres - Graduando no Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, IFCE - Campus Iguatu
INTRODUÇÃO:
Segundo Keller e Bliesner (1990) citado por Souza et al. (2009), apontam o entupimento de gotejadores como principal problema encontrado na operação de sistemas de irrigação por gotejamento.
Segundo Nascimento Neto et al. (2008), a utilização de filtros de diversos tipos tem sido recomendada a fim de melhorar a qualidade físico-química da água, procurando reduzir os efeitos maléficos relacionados com entupimento de emissores.
Segundo Airoldi (2003), durante o processo de filtragem ocorrem os seguintes fenômenos: adsorção, sedimentação, coagem e floculação. A adsorção é a retenção de substâncias removidas pela superfície das partículas materiais constituintes do meio filtrante. A sedimentação é a remoção, pela ação da gravidade, de minúsculas partículas existentes na água localizada nos poros do meio filtrante que se comportam neste caso como se fossem minúsculos decantadores. A coagem é a retenção de partículas de dimensão superior à abertura dos poros. A floculação ocorre no interior dos poros, durante o escoamento da água, devido à turbulência que provoca mistura em seu interior.
Alguns autores utilizaram filtros alternativos para a remoção de sólidos totais suspensos, como exemplo a utilização de manta sintética não tecida como elemento filtrante (RIBEIRO et al., 2004); utilização de bagaço de cana-de-açúcar e solo como material filtrante (NETO et al., 2011); utilização de manta sintética e disco de tela com cascalho (CARMO et al., 2011).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo teve como objetivo determinar a eficiência de filtragem de um filtro artesanal de areia.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado e conduzido no Laboratório de Hidráulica, Irrigação e Drenagem do IFCE – Campus Iguatu. Os filtros de disco convencional e artesanal de areia foram instalados e testados alternadamente em uma bancada hidráulica montada para o experimento. Uma caixa de água de 1000L foi instalada para o fornecimento de água. Adicionou-se na mesma, solo no sentido de aumentar a concentração de sólidos suspensos. Utilizou-se uma bomba centrífuga cuja potência do conjunto moto-bomba foi de 2cv. Controlou-se a pressão do sistema com um piezômetro em “U” com tomadas de pressão antes e depois dos filtros. As partir das análises de sólidos suspensos antes e após dos filtros, determinou-se as eficiências de filtragem. As análises foram feitas no Laboratório de Análise de Solo, Água e Tecidos Vegetais (LABAAS) do IFCE – Campus Iguatu.
O filtro artesanal de areia foi construído a partir de um reservatório de gás de cozinha de 13 kg. O filtro artesanal foi cortado ao meio para abertura e fechamento para o uso de seus componentes como areia ou cascalho, o mesmo foi adaptado com entrada e saída de água.
O filtro de disco convencional foi usado como tratamento testemunha do estudo. O mesmo possui as seguintes características, diâmetro de 2 polegadas e 130 mesh, com diâmetro dos anéis de 13,1 cm
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos resultados das análises da concentração de sólidos suspensos totais da água antes e depois dos filtros, calculou a eficiência de filtragem para os filtros artesanal de areia e o filtro convencional de disco.
Resultados das médias das eficiências de filtragem do filtro convencional de disco foi de 25,57% contra artesanal de areia 35,16%.

Os resultados das eficiências de filtragem mostram que o filtro de areia com uso de cascalho (FAA) teve eficiência média melhor que o filtro de disco.
CONCLUSÕES:
A eficiência de filtragem do filtro artesanal de areia (FAA) foi superior ao de disco convencional.
Palavras-chave: eficiência média, irrigação, qualidade de água.