65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
QUALIFICAÇÃO DE ÁREAS VERDES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE COMO INDICADOR DE PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Gracielle Peixoto de Souza - Curso de Engenharia Agronômica - UNIVASF
Adriana Silva Prado Pimentel - Curso de Ciências Biológicas - UNIVASF
Carlos Roberto Silva de Oliveira - Curso de Engenharia Agronômica - UNIVASF
Karen Alves de Lima - Curso de Jornalismo - UNEB
Paulo Roberto Ramos - Prof. Dr. Orientador - Curso de Ciências Sociais - UNIVASF
INTRODUÇÃO:
A temática ambiental possui ligação direta com a preservação de ambientes vegetados quando a discussão parte espontaneamente da população. E a escola se apresenta como centro difusor dessa temática junto à comunidade. O convívio harmonioso entre a população e o meio ambiente somente será possível quando o conhecimento dos espaços comportar a presença de vegetação e as práticas de arborização forem, efetivamente, implementadas e praticadas. Neste sentido, a presença de vegetação em ambientes urbanos se constitui em um elemento de grande importância para a elevação da qualidade de vida da população, pois está relacionada com a presença de umidade do ar e regulação da temperatura, e com a redução de poluição pelo resgate de dióxido de carbono. Além disso, a presença de espaços verdes nos ambientes escolares desempenha um papel que vai além da qualidade ambiental, servindo como fonte para a Educação Ambiental na construção de reflexões críticas sobre o meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar e qualificar as condições de área verde nas escolas do município de Petrolina/PE, como um reflexo do perfil da escola na convivência com a Educação Ambiental.
MÉTODOS:
Para a pesquisa foi selecionada uma amostragem de dez escolas no município de Petrolina/PE. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento qualiquantitativo, através da aplicação de Formulário de pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto Escola Verde (PEV). Além do Formulário foram utilizados diálogos com os gestores escolares, anotações em Diário de Campo e registro fotográfico de todas as etapas do processo. Os dados obtidos foram processados e tabulados através do Programa Microsoft Excel, a fim de gerar gráficos, que permitissem analisar as informações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da pesquisa com os formulários revelam que das dez escolas pesquisadas, 40% continham ambientes com vegetação suficiente para serem consideradas como área verde, 30% apresentaram ambientes com vegetação inserida parcialmente, e nos outros 30% das escolas não havia espaços com vegetação inserida. Constatou-se, assim, que menos da metade das escolas proporcionam alguma qualidade térmica a seus frequentadores, já que apenas 40% das escolas pesquisadas possuem espaços verdes, decorrentes das áreas vegetadas, possibilitando também a inserção de práticas relacionadas à Educação Ambiental nestes espaços. Também pudemos observar que nas escolas em que há ausência de vegetação, ocorrem poucas práticas ambientais de valorização de espécies nativas.
CONCLUSÕES:
Levando em consideração estes resultados preliminares, pode-se dizer que nas escolas de Petrolina/PE ainda há muito que ser trabalhado na ampliação de espaços verdes, sobretudo aliada às práticas de Educação Ambiental que venham a mobilizar a comunidade em ações como a arborização e a jardinagem. Assim, considerando-se a importância das árvores no ambiente urbano para melhoria da qualidade de vida e elevação do padrão socioambiental pelas diversas funções que exercem no ecossistema urbano, as ações de arborização e de Educação Ambiental que ultrapassem as fronteiras das escolas, ainda é um desafio enorme que deve ser enfrentado pelo Poder Público, por professores, alunos, gestores e toda comunidade.
Palavras-chave: Arborização, Educação Ambiental, Escola.