65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Concentrações de amônio e nitrato em folhas de plantas jovens de acapú (Vouacapoua americana Aubl.) submetidas ao déficit hídrico
MARIA EUNICE LIMA ROCHA-Campus de Capitão Poço - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Joze Melisa Nunes de Freitas - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA- BELÉM
Diocléa Almeida Seabra Silva - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA-BELÉM
Cândido Ferreira de Oliveira Neto - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA-Campus de Capitão Poço
Allan Klynger da Silva Lobato - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA-Campus de Paragominas
Roberto Cezar Lobo da Costa - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA- BELÉM
INTRODUÇÃO:
O acapú (Vouacapoua americana aubl) é uma árvore semidecídua, ciófita até heliófita, seletiva, higrófita, clímax, característica e exclusiva da mata pluvial amazônica de terra firme, onde é medianamente freqüente, porém de dispersão irregular e descontínua. Sua madeira é de grande importância econômica e sua casca possui propriedades medicinais. Os efeitos do estresse hídrico variam em função de diversos fatores, como a intensidade do estresse, velocidade de imposição e estágio de desenvolvimento em que a planta se encontra. Processos bioquímicos, tal com a assimilação de nitrogênio poder ser alterados pelos estresses hídricos, os processos chaves da eficiência de utilização do nitrogênio em termos da produtividade das plantas são: absorção de nitrato, e redução assimilatória de nitrato e assimilação de amônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi determinar as concentrações de amônio e nitrato em folhas de plantas jovens de acapu submetidas à deficiência hídrica.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de novembro/2011 a julho/2012. Durante o período do experimento todas as plantas foram irrigadas diariamente, foi feito também, o controle de plantas daninhas pela capina manual e o controle de pragas e doenças. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial do tipo 2 x 4 (duas condições hídricas: controle e déficit hídrico x quatro tempos de avaliação), com 5 repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Os tempos de avaliação foram a cada 10 dias, sendo tempo 1 (zero dias), tempo 2 (10 dias), tempo 3 (20 dias) e tempo 4 (30 dias). Foi aplicada a análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Os desvios-padrões foram calculados para cada tratamento, sendo as análises estatísticas obtidas através do programa ASSISTAT 7.6. Para a determinação da concentração de amônio e nitrato nas folhas foram utilizados os métodos descritos por Weatherburn (1967) e por Cataldo et al., (1975) respectivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observado um aumento significativo na concentração de amônio nas folhas de acapu conforme a intensidade do tempo de estresse hídrico, os valores foram de 9,39 (T1/ 0 dias); 13,19 (T2/ 10 dias); 15,51 (T3/ 20 dias) e 19,02 (T4/ 30 dias) mmol de NH4+ / Kg de MS. O déficit hídrico pode ter induzido outras rotas de formação de amônio livre. A concentração de nitrato diminui significativamente nas plantas submetidas ao estresse hídrico, os valores encontrados foram: 0,40; 0,34; 0,09 e 0,01 µmoles de NO3-/ g MS para os tempos 1, 2, 3 e 4 respectivamente. A falta de água no solo promoveu a diminuição da absorção de nitrato do solo e consequentemente diminuiu o transporte deste para as folhas.
CONCLUSÕES:
O estresse hídrico promoveu o aumento da concentração de amônio e a diminuição da concentração de nitrato nas folhas de plantas de acapu.
Palavras-chave: Acapú, Amônio, Nitrato.