65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PRODUÇÃO DE MASSA SECA DO BASTÃO-DO-IMPERADOR (ETILINGERA ELANTIOR JACK R. M. SMITH), CULTIVAR PORCELANA, CULTIVADA SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO
Fernanda Ludmyla Barbosa de Souza - Universidade Federal Rural da Amazônia
Clivia da Conceição Mar - Universidade Federal Rural da Amazônia
Leane Castro Souza - Universidade Federal Rural da Amazônia
Francisco Sergio Neres da Silva - Universidade Federal Rural da Amazônia
Josué Valente Lima - Universidade Federal Rural da Amazônia
Heraclito Eugenio Oliveira da Conceição - Universidade Federal Rural da Amazônia
INTRODUÇÃO:
Originário da Malásia, o bastão do imperador é uma planta que pertence à família Zingiberaceae, possui hastes eretas e folhas grandes e alongadas em tonalidades do verde rosado até um marrom avermelhado. Sua produção se dá tanto em locais a pleno sol quanto sob locais parcialmente sombreados. Conhecer o comportamento da planta quando exposta a diferentes intensidades de luz é primordial para que se possa obter flores de qualidade. Cada espécie possui exigências especificas para o seu desenvolvimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento e o desenvolvimento do bastão-do-imperador (Etilingera elantior Jack R. M. Smith), cultivar Porcelana, cultivada sob sombreamento com tela de polipropileno preta “sombrite”, nas condições edafoclimáticas do município de Capitão Poço, PA.
MÉTODOS:
O trabalho foi conduzido na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) / Campus Capitão Poço (CCP), em condições de campo, durante o mês de fevereiro de 2013, utilizando-se plantas com 27 meses de idade, cultivadas sob condições de telado, induzidas por telas de polipropileno preta “sombrite”, que permitiam obter níveis de sombreamento de 0, 30, 50 e 70%.Nos telados, as plantas foram distribuídas em arranjo espacial retangular, cujas as dimensões foram de 2,5 m x 2,0 m. A cultura foi manejada adequadamente com relação a nutrição mineral, onde foram utilizadas 10 L de esterco de curral curtido no plantio e, durante o primeiro e o segundo anos, procedeu-se duas adubações por ano, na base de 250 g da formulação NPK 10-10-10 + 5 L de esterco de curral por planta e/ou touceira. Foram, ainda, realizados o controle manual das plantas daninhas e podas de limpeza de perfilhos senescentes e a coleta das inflorescências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se que a produção de biomassa da parte aérea foi afetada significativamente pelos diferentes níveis de sombreamento aos quais as plantas foram submetidas. Fator importante para o desenvolvimento da planta, a luz solar disponibilizada a planta em diferentes intensidades a induz a desenvolver a parte aérea em busca de captar com maior aproveitamento a luz o que reflete em maior produção de biomassa.
CONCLUSÕES:
Os tratamentos constituídos pelos níveis de sombreamento de 30%, 50% e 70% favorecem a produção de biomassa da parte aérea do bastão do imperador, cultivar Porcelana, nas condições edafoclimáticas usadas neste trabalho.
Palavras-chave: radiação solar, influência