65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
EPHEMEROPTERA (INSECTA) EM UM TRIBUTÁRIO DE TERCEIRA ORDEM NO MUNICÍPIO DE CAXIAS, MARANHÂO, BRASIL
Maria Aparecida de Gois Almeida - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Stênio Raniery de Sousa Nascimento - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Gleison Robson Desidério Gomes - Graduado em Ciências Biológicas. Bolsista Apoio Técnico FAPEMA do CESC / UEMA
Lázaro Carlos Medeiros-França - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Poliane Rocha de Oliveira - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Carlos Augusto Silva de Azevedo - Prof.Dr. / Orientador - Curso de Ciências Biológicas – CESC / UEMA
INTRODUÇÃO:
Os efemerópteros são um dos insetos mais primitivos, devido características primitivas persistirem na ordem. Além disso, apresentam uma característica única entre os insetos, um estágio alado entre a ninfa e o adulto, denominado de submago. As ninfas de Ephemeroptera ocorrem em uma ampla variedade de ambientes aquáticos. No entanto, a maior diversidade é encontrada no ambiente lótico, com substrato pedregoso e em riachos montanhosos de pequena e média ordem. O período ninfal, pode chegar até dois anos, em contraste com a vida abreviada da forma adulta, que pode ser de algumas horas até dois dias. O táxon é usado como bioindicador de qualidade ambiental, pois são altamente sensíveis às alterações ambientais. Ephemeroptera possui ampla distribuição geográfica, ausentes somente na Antártica, extremo Ártico e algumas ilhas oceânicas. A ordem é representada por cerca de 3000 espécies no mundo, distribuídas em 42 famílias e 400 gêneros, sendo a maior diversidade encontrada na região Neotropical. Atualmente ocorrem no Brasil 10 famílias, 72 gêneros e 285 espécies. Para o Maranhão são registradas 20 espécies em 13 gêneros e seis famílias, sendo que duas ocorrem somente no Município de Caxias, Caenidae e Euthyplociidae.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo ampliar o número de gêneros ocorrentes para Município de Caxias, Estado do Maranhão e verificar a diversidade de ninfas de Ephemeroptera ocorrentes no igarapé Riachão, tributário de terceira ordem.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas no Igarapé Riachão, localizado no Município de Caxias – Maranhão entre as coordenadas 4°56'9.25"S / 43°21'26.30"W, à margem direita da MA - 034 sentido Caxias – Matões. Este igarapé considerado de 3º ordem deságua no Rio Itapecuru. Ao longo de suas margens apresenta mata ciliar e mata de galeria como tipos fitofisionômico predominantes, formando corredores fechados sobre o curso d água. Foram realizadas duas coletas, nos dias 15 e 17 de junho de 2012, correspondentes ao período de seca, sendo que para a coleta das ninfas foi levado em consideração à proximidade dos ramais e trilhas de acesso. No igarapé foi amostrada uma seção de 50 m, divididas em cinco pontos, cada um contendo 10 m. Os espécimes foram coletados com auxilio de rede entomológica em D (rapiché), e por catação manual nos substratos: folhas, troncos e raízes submersas na correnteza, embaixo de rochas, pedras, pedregulhos e macrófitas em áreas de correnteza e remanso. Os substratos foram removidos da jusante para montante para não interferir nas características do curso d’água. O material coletado foi fixado em álcool etílico a 80%, e transportado ao Laboratório de Entomologia Aquática (LEAq) do CESC / UEMA, onde foram identificados ao nível de gênero com o auxilio de chaves dicotômicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram coletados 242 espécimes de Ephemeroptera em cinco pontos do Igarapé Riachão, distribuídos em três famílias e 14 gêneros: Baetidae (Cloeodes; Adebrotus; Paracloeodes; Aturbina; Guajindus; Guajirolus), Leptophlebiidae (Hagenulopsis; Farrodes; Massartella; Pirissopheboides; Leentvaaria) e Leptohyphidae (Tricorythodes; Traverhyphes; Tricorythopsis). Leptophlebiidae obteve 64% do total das amostras, seguido de Leptohyphidae 25% e Baetidae 11%. Os gêneros Hagenulopsis e Traverhyphes obtiveram maior representatividade com 132 e 35 indivíduos, respectivamente. Todos os táxons registrados neste estudo são novas ocorrências para o Estado do Maranhão. Já os gêneros Cloeodes, Guajindus, Adebrotus, Hagenulopsis, Farrodes, Aturbina, Massartella e Pirissopheboides contemplam o primeiro registro para o Município de Caxias, Estado do Maranhão. As ninfas coletadas foram todas encontradas no substrato folha, isso está relacionado à sua categoria alimentar, coletoras de partículas finas de matéria orgânica e fragmentadoras de partículas mais grossas.
CONCLUSÕES:
Neste estudo houve uma grande diversidade de ninfas de Ephemeroptera, sendo que dos 14 gêneros registrados para o Município de Caxias, Estado do Maranhão, oito compreendem o primeiro registro para o Estado do Maranhão. Os resultados obtidos no presente estudo são de grande relevância, pois além ampliar o conhecimento taxonômico do grupo, ainda se mostra essencial à preservação de ambientes dulcícolas, devido serem fortemente influenciados por ações antrópicas que resultam em remoção da vegetação ciliar, assoreamento, acarretando na diminuição da qualidade das águas e contribuindo para o decréscimo da quantidade de ninfas. Assim, a preservação desses ambientes se torna fundamental para permanência não somente dos Ephemeroptera, mas de toda a comunidade aquática associada.
Palavras-chave: Efemerópteros, Ninfas, Ambiente lótico.