65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
MINERALIZAÇÃO DE NITROGÊNIO DO SOLO EM SISTEMA AGROFLORESTAL SIMULTÂNEO NA REGIÃO DE CERRADO DO BRASIL CENTRAL
Hugo César Alves da Silva - Faculdade UnB Planaltina, UnB, Brasília-DF
Jéssica Sampaio Guimarães - Faculdade UnB Planaltina, UnB, Brasília-DF
Fernando Ramos de Oliveira - Faculdade UnB Planaltina, UnB, Brasília-DF
Ray Pinheiro Alves - Pós-Graduação, Departamento de Ecologia, UnB, Brasília-DF
Gabriela Bielefeld Nardoto - Prof. Dra./Orientadora- Faculdade UnB Planaltina, UnB, Brasília-DF
INTRODUÇÃO:
O manejo de Sistemas Agroflorestais (SAF) pode contribuir na recuperação das propriedades físico-químicas do solo assim como sua biodiversidade. A quantidade e qualidade de resíduos vegetais são importantes no processo de estabelecimento da cobertura do solo, uma vez que a serapilheira produzida proporciona uma cobertura para o solo minimizando os processos de lixiviação e erosão causados pela chuva, do mesmo modo é uma importante fonte de nutrientes potencialmente mineralizáveis. A decomposição de resíduos vegetais depende tanto de parâmetros intrínsecos das espécies vegetais, dos micro-organismos presente no solo, assim como da umidade do solo. Os nutrientes tornam-se disponíveis novamente para as plantas através do processo de mineralização da matéria orgânica, tendo esta um papel chave em regular a disponibilidade de nutrientes, especialmente o nitrogênio, que é limitante da produção primária, e assim, determinar a taxa de crescimento vegetal. Apesar do crescimento de estudos sobre a dinâmica de nitrogênio ao longo do processo de sucessão secundária indicando um aumento na disponibilidade de nitrogênio com a idade florestal, ainda há poucas informações sobre o papel da mineralização de nitrogênio em solos de SAFs de alta diversidade implantados em áreas de Cerrado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi investigar a dinâmica do processo de decomposição da matéria orgânica em um SAF localizado no Distrito Federal, região de Cerrado do Brasil Central, com ênfase na disponibilidade de nitrogênio através de taxas de mineralização líquida de nitrogênio ao longo do ano.
MÉTODOS:
A coleta foi realizada em um SAF simultâneo biodiverso localizado em Planaltina, DF (15°34'51" S, 47°22'42" W), região cujo clima é do tipo tropical de altitude, precipitação anual de 1500 mm, com mais de 90% das chuvas ocorrendo entre outubro e abril. Os solos são classificados como latossolo vermelho escuro. A área do SAF era originalmente uma área de cerradão, que no ano de 1985 foi desmatada para implantação de uma lavoura convencional e em seguida utilizada para pastagem. No ano 2000, começou-se a implantação do SAF em uma área de 20 x 20m. Amostras de cinco perfis de solo (0-5, 5-10, 10-20cm de profundidade) foram coletadas em março de 2011. As análises físico-químicas do solo foram feitas seguindo os métodos da EMBRAPA. Para determinar a %N e %C utilizou-se um analisador elementar. Para determinação das taxas de mineralização e nitrificação líquida de N foram coletadas 10 amostras do solo superficial (0-5 cm) em quatro épocas do ano (estação chuvosa, transição chuva-seca, seca e transição seca-chuva) nos anos de 2011 e 2012. Para a determinação das taxas líquidas, as amostras de solo fresco foram extraídas com KCl 1 N e as concentrações de amônio e nitrato foram determinadas colorimetricamente. Os resultados foram expressos baseados no peso de solo seco a 105ºC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O solo do SAF (0-20 cm de profundidade) apresentou um pH de 4,4 CaCl2, capacidade de troca catiônica de 97,6 mmolc dm3, e uma razão C/N de 14. A concentração de N total foi de 0,15%. Apesar da variação na concentração de amônio no solo ao longo do ano, houve predominância de amônio em relação a nitrato em todos os períodos amostrados. As taxas de mineralização líquida de N foram maiores durante o período chuvoso (0,4 mg N kg-1 dia-1), enquanto no período seco, predominou o processo de imobilização de N. A nitrificação líquida de N também apresentou uma variação sazonal, sendo que as maiores taxas foram encontradas na transição seca-chuvosa, com média de 0,24 e 0,29 mg N kg-1. dia-1, nos anos de 2011 e 2012, respectivamente. O maior subsídio relativo de N mineral (amônio + nitrato) na transição seca-chuva provavelmente acontecem em resposta à rápida imobilização pela comunidade microbiana do solo, com a umidade do solo atuando como fator de controle da mineralização de N. Com a satisfação da demanda microbiana, as concentrações de N mineral aumentam no solo, aumentando assim a disponibilidade de N mineral para o crescimento vegetal.
CONCLUSÕES:
O padrão encontrado ao longo do período estudado para as taxas de mineralização e nitrificação líquidas de nitrogênio no solo do SAF biodiverso estudado indica que a qualidade do material foliar produzido pelas espécies de SAF plantadas, está favorecendo o aumento na disponibilidade de N no sistema planta-serapilheira-solo. As características químicas do solo superficial como o pH e CTC, %N total e razão C/N, estão relacionadas com as taxas de mineralização e as altas concentrações de amônio e nitrato potencialmente disponíveis no solo do SAF encontradas, indicando, desta forma, a importância da qualidade da matéria orgânica depositada no sistema que contribui diretamente no aumento da produtividade do solo.
Palavras-chave: Dinâmica de Nitrogênio, Mineralização, Cerrado.