65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
A INSERÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO LAGOA AZUL, NO MERCADO DE
Mercia Maria Silva Ferreira - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Jane Soares Saturnino de Lima - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Carmem Sabrina Silva Tavares - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Iris Maria de Oliveira - Prof. Dra. - Depto.Serviço Social, UFRN. Orientadora.
INTRODUÇÃO:
O processo pelo qual o trabalhador economicamente ativo do bairro Lagoa Azul da zona norte de Natal/RN enfrenta para inserir-se no mercado de trabalho, levantou alguns questionamentos, aja vista que essa região, é um exemplo concreto da falta de oportunidades de inserção que esta população enfrenta devido ao fato da região ser formada em maior número por pessoas com baixos índices de escolaridade. Tal característica tem desvalorizado e marginalizado amplamente a região, sendo fundamental para a construção da ideia de que a Zona Norte de Natal é simplesmente um local distante, lugar de mão-de obra barata e acessível, espaço esquecido formado por uma população que não teve acesso a uma educação de qualidade, e que, por estes fatores não merece a atenção de investimentos econômicos e a intervenção de políticas públicas básicas. Devido às transformações ocorridas no mercado de trabalho (reestruturação produtiva, introdução do toyotismo), torna-se necessário para o trabalhador uma busca cada vez maior por qualificação profissional. Nesse sentido o trabalho vem destacar os principais desafios enfrentados por esses trabalhadores, a fim de contribuir com uma discursão acerca dos investimentos públicos voltados para Zona Norte de Natal
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os principais desafios que os trabalhadores do bairro Lagoa Azul enfrentam para conseguirem entrar no mercado de trabalho; A fim de analisar em que contexto social esses trabalhadores estão inseridos.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado através de uma pesquisa do tipo exploratória com caráter quanti-qualitativo. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica com vistas à revisão da literatura e apreensão teórica dos conceitos e categorias que fundamentam o objeto de estudo; Pesquisa documental junto ao DIEESE-RN e SEMURB-RN, documentos da Prefeitura do Natal que forneceram informações sobre o mercado de trabalho; análise de dados quantitativos e qualitativos relacionados ao objeto de estudo e produzidos pela pesquisa sobre “Pobreza Desigualdade Social e Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente” realizada no ano de 2011 pela fundação Fé e Alegria e UFRN, através do PET-Conexões de Saberes. O levantamento dos dados foi obtido também através da aplicação de um formulário com perguntas abertas e fechadas no mesmo bairro no período de agosto a setembro de 2012 para os trabalhadores com idade entre os 19 e 50 anos, a fim de complementar dados que não forma contemplados na pesquisa acima citada e responder ao questionamento principal desse estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A analise do estudo foi obtida mediante os resultados encontrados na aplicação do formulário, atendendo ao interesse do objetivo principal, o universo pesquisado foi de 17 trabalhadores que moram no loteamento Boa Esperança no bairro de Lagoa Azul, na faixa etária entre os 19 e 50 anos. A fim de identificar como se dá a inserção desses moradores no mercado de trabalho, foi necessário a aplicação de um formulário no intuito de responder ao objetivo principal dessa pesquisa, que não foram discutidos na pesquisa de referencia “ Pobreza Desigualdade Social e Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente” .Os questionamentos foram em relação ao grau de escolaridade; a quais desafios eles enfrentam para se inserir no mercado de trabalho. Na analise dos resultados foi observado que o Rio Grande do Norte tem grandes obstáculos a enfrentar em relação à formação profissional do trabalhador: (a) baixos níveis de escolaridade; (b) grande número de trabalhadores egressos do sistema educacional, sem preparação mínima para o mercado de trabalho; (c) sistema de formação profissional desatualizado e ineficiente; (d) e o mais importante, ausência de metodologias de ensino/aprendizagem voltadas para as necessidades do mercado (empresas) e para o perfil profissional desse trabalhador.
CONCLUSÕES:
Diante da análise dos resultados, observou-se que o principal desafio enfrentado pelos trabalhadores, diz respeito e ao nível educacional, no qual os trabalhadores pesquisados em sua maioria não concluíram o ensino médio, a falta de politicas de incentivo na formação profissional, requalificação profissional, e a flexibilidade do mercado, diante disso percebe-se que os trabalhadores se inserem em ocupações que exigem pouca instrução; o trabalho com registro é baixo; consequentemente a maior incidência em termos de inserção é no mercado informal; e que a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho se da em sua maioria dentro do contexto do clientelismo, e do apadrinhamento politico, diante desses dados observa-se que as relações políticas ainda determinam o acesso ao trabalho e que essa relação ainda é marcada pelo autoritarismo remanescente do clientelismo político em seu sistema de favor e de tutela.
Observa-se então que a insuficiência e a inadequação das politicas voltadas para a expansão do emprego, e para a garantia adequada de renda aos empregados assalariados, deixa sem alternativa de sobrevivência digna, parte desses trabalhadores, que invariavelmente ficam na situação de desemprego aberto, de ocupações autônomas e demais formas de precarização de subempregos.
Palavras-chave: Trabalhador, Mercado de Trabalho, Inserção.