65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ANÁLISE DO DESMATAMENTO CAUSADO PELAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICA VERMELHA NO MUNICÍPIO DE CRUZETA RN: UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA ENERGÉTICA E PRODUÇÃO.
Leyliany Nascimento Silva - Departamento de Geografia – CERES - UFRN
Alexsander Pereira Dantas - Departamento de Geografia – CERES - UFRN
Elaine Cristina de Medeiros Pereira - Departamento de Geografia – CERES - UFRN
Tarley Gonçalves Braga - Departamento de Geografia – CERES - UFRN
Geralda Juliete Tavares de Souza - Departamento de Geografia – CERES - UFRN
Ione Rodrigues Diniz Morais - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Geografia - UFRN
INTRODUÇÃO:
As reflexões inerentes aos impactos ambientais, como resultante das ações antrópicas, se tornaram recorrentes, visto que, a busca desenfreada por recursos naturais continua a ameaçar o equilíbrio do meio ambiente. Focalizando a relação homem-natureza buscamos discutir acerca da exacerbada demanda por recursos naturais para fins de exploração econômica. O presente trabalho, objetiva refletir sobre a produção de Cerâmica Vermelha, no município de Cruzeta, localizado na Microrregião do Seridó Oriental (RN). Este município, que integra o Núcleo de Desertificação do Seridó, possui seis indústrias de cerâmicas que contribuem para dinamizar a economia local, mas também geram prejuízos ambientais, decorrentes do elevado consumo de lenha, principal recurso energético. Neste sentido, a pertinência para a elaboração desta investigação foi pautada na proliferação de indústrias ceramistas no município de Cruzeta, no qual a dinâmica produtiva se efetiva na relação intrínseca entre produção de cerâmica e retirada de lenha, visto que, a Região do Seridó hoje, constitui uma área pontualmente marcada por processos de desertificação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa foi desenvolvida tendo como objetivos: avaliar o desmatamento causado pelas indústrias de cerâmica vermelha, atentando para os prejuízos decorrentes desta prática; analisar a contribuição socioeconômica proporcionada por esta atividade em escala local; propor medidas, ações e/ou estratégias que visam mitigar os efeitos que tal atividade vem gerando ao meio ambiente.
MÉTODOS:
Para subsidiar o desenvolvimento da investigação, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre meio ambiente, desmatamento, desertificação, circuito espacial produtivo, crescimento econômico e desenvolvimento socioeconômico, visando à construção de conhecimentos acerca de conceitos e bases teóricas que permitisse a compreensão da dinâmica ambiental e econômica do município estudado. Com a finalidade de tabular alguns dados estatísticos, procedeu-se também a pesquisa em fontes documentais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Foram coletados dados na Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente do Município, a fim de sistematizá-los e confrontá-los com as fontes documentais online. Realizou-se observações in lócus e aplicação de questionários com empresários ceramistas, funcionários e outros agentes sociais que residem no município e seu entorno, a fim de realizarmos uma leitura empírica e sistematizá-las com a base teórica elencada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado da pesquisa evidenciou que as indústrias ceramistas de Cruzeta usam a lenha como único recurso energético e assim, contribuem de forma significativa para a agudização do processo de desertificação. Foi constatado que, diariamente, uma indústria de cerâmica consome 40m3. Fazendo-se uma proporção, constata-se que, em média, as seis unidades ceramistas do município consomem 4.800m3/mês, o que é bastante expressivo. De acordo com os entrevistados, em média, um hectare de terra fornece de 90 a 100m3 de lenha, podendo variar dependendo da vegetação. Assim, estima-se que as seis unidades fabris de Cruzeta consomem, no mês, 48 hectares ou 480 mil metros quadrados de área desmatada. No tocante a geração de emprego e renda, estas indústrias empregam cerca de 500 pessoas, contribuindo para dinamizar a economia local. Nesse ínterim, ressalta-se a importância das ações e estratégias que visam mitigar os problemas causados pela atividade, como: a compra de áreas para reflorestamento e manejo, os cursos de capacitação oferecidos pelo SEBRAE e Centro de Produção Industrial Sustentável - CEPIS, além da implementação de novas tecnologias na produção, como os fornos abóboda, que mantém por mais tempo a temperatura.
CONCLUSÕES:
De acordo com as informações obtidas ao longo da investigação podemos inferir que as indústrias ceramistas do município de Cruzeta, ao utilizarem a lenha como matrizes energéticas estabelecem uma relação desarmônica com o meio ambiente local e regional; a demanda por recursos vegetais é maior do que a capacidade natural de resiliência da caatinga. Nas duas últimas décadas, em Cruzeta, o desmatamento assumiu um ritmo acelerado, deixando o solo fisicamente pobre em nutrientes, cada vez mais desprotegido e contribuindo para intensificar o processo de desertificação. No tocante a economia, as atividades ceramistas contribuem para a dinamização da economia local, visto que empregam um número considerado de pessoas, as quais têm nesta atividade a sua principal fonte de renda. No que tange as estratégias de resolução e/ou mitigação da problemática ambiental, foi verificado que os empresários estão, aos poucos, aderindo a idéia de uso racional dos recursos e de investimentos em tecnologias e cursos. Reflorestamento, manejo dos recursos e sustentabilidade produtiva passaram a fazer parte das preocupações dos ceramistas, tendo em vista que a atividade tem na escassez de recursos naturais a maior de suas ameaças.
Palavras-chave: Indústrias Ceramistas, Desmatamento, Impactos Ambientais.