65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
A PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA MUNICIPAL DAVI ALVES SILVA – DAVINOPOLES-MA
Valéria Costa dos Santos - Graduando em Ciências Naturais – UFMA
Genésio da Silva Evangelista - Graduando em Ciências Naturais – UFMA
Allison Costa do Nascimento - Graduando em Ciências Naturais – UFMA
Kelly Lislie Julio - Prof. Ms./Orientadora – Licenciatura em Ciências Naturais – UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho, realizado durante a disciplina de “Psicologia e Didática da Educação” do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão – campus Imperatriz/MA, teve como interesse identificar algumas considerações a respeito das reuniões pedagógicas realizadas na Escola Municipal Davi Alves Silva, situada no referido município. A ideia de reunião pedagógica remete a atividades que nem sempre são compreendidas por grande parte dos professores, ou que muitas vezes não têm recebido a devida importância pelos docentes e equipe pedagógica. As reuniões são necessárias para o planejamento e a organização das atividades escolares e, principalmente, para a construção de direcionamentos e projetos pedagógicos relacionados ao processo ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, nesses momentos devem ser discutidas e definidas orientações para um melhor relacionamento entre alunos, professores, coordenadores pedagógicos e todo o corpo escolar, além de constituírem também um espaço para proporcionar a formação continuada dos educadores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo central foi discutir a importância de se realizar reuniões pedagógicas e ao mesmo tempo, identificar as diferentes práticas e concepções a respeito desses momentos na escola, inserindo conceitos e temáticas visando uma melhor qualidade de formação, observando também o papel do coordenador pedagógico de levar o professor a reconhecer a importância de se realizar reuniões com frequência.
MÉTODOS:
A pesquisa se deu com a aplicação de um questionário direcionado ao coordenador pedagógico, ao diretor e aos professores da Escola Municipal Davi Alves Silva, localizada no município de Davinópolis - MA, questionário este, no qual os entrevistados puderam expressar suas considerações sobre a importância das reuniões pedagógicas, bem como dos diferentes sujeitos atores desse momento. Por meio dessa investigação, foi possível selecionar alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado, foi possível perceber que as reuniões pedagógicas são vistas como um momento importante, pois é através delas que se torna possível a participação efetiva de todos os sujeitos da escola na construção do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo diretamente para a proposição de estratégias de resolução de problemas pedagógicos inerentes ao fenômeno educativo. As reuniões pedagógicas devem ser um momento para o desenvolvimento da capacidade reflexiva, investigativa e transformadora dos professores, proporcionando assim, o estreitamento da relação teoria/prática.
CONCLUSÕES:
As reuniões pedagógicas constituem-se momentos fundamentais para a sistematização do processo de ensino e aprendizagem, bem como o ponto principal do direcionamento para a construção do conhecimento na prática docente. Percebeu-se que, em tais reuniões, faz-se necessário valorizar os conhecimentos e sugestões de todos os profissionais envolvidos (professores, coordenador pedagógico e diretor), levando-se em consideração a realidade sociocultural na qual a comunidade escolar está inserida, para que se possa alicerçar todo o processo de ensino e aprendizagem de uma forma pedagógica e democrática. Constatou-se também a importância de uma equipe pedagógica experiente e ciente das dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, capaz de transformar a sua forma de perceber e de lidar com a problemática do fenômeno educativo, buscando de forma continua e dinâmica a superação das dificuldades desse processo.
Palavras-chave: Prática pedagógica, Planejamento educacional, Prática docente.