65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ABORDAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO ETANÓLICO DA ESPÉCIE Chenopodium ambrosioides L COMERCIALIZADA EM FEIRAS DE SÃO LUÍS-MA
Thanielle Pereira Souza - Depto. de Química e Biologia-UEMA
Vera Lúcia Neves Dias - Profa.Dra./Orientadora-Depto. de Química e Biologia-UEMA
Hataliane Costa Araújo - Depto. de Química e Biologia-UEMA
Ilna Gomes da Silva - Profa. Msc./Depto. de Química e Biologia-UEMA
Ivaneide de Oliveira Nascimento - Profa. MSc./Depto. de Química e Biologia-UEMA
Antônio Francisco Fernandes de Vasconcelos - Profo. Dr. Depto. de Química e Biologia-UEMA
INTRODUÇÃO:
A utilização de produtos naturais no tratamento e na cura de enfermidades é usado desde a antiguidade, apesar do avanço da medicina e a chegada dos produtos sintéticos, esse costume ainda pode ser visto principalmente nas camadas mais pobres da população.
Usada com grande freqüência na medicina popular,Chenopodium ambrosioides L. é uma planta da família Chenopodiaceae que apresenta hábito herbáceo anual ou perene, reproduzida por semente, de forte aroma, com até um metro de altura, caule piloso e sulcado, folhas inteiras e simples, sendo as superiores sésseis e as inferiores pecioladas, de dimensões variadas e providas de pêlos (PACIORNIK, 1990).
O presente trabalho tem como finalidade contribuir com dados que sejam relevantes para a saúde pública através de uma abordagem fitoquímica e atividade antimicrobiana do extrato etanólico da espécie Chenopodium ambrosioides L.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar uma abordagem fitoquímica e determinar a atividade antimicrobiana do extrato etanólico obtido da espécie vegetal Chenopodium ambrosioides L.
MÉTODOS:
A espécie foi coletada nas principais feiras de São Luís-MA. Após a coleta, o material foi transportado até o Laboratório de Macromoléculas e Produtos Naturais (DQB-UEMA) para a realização das análises pertinentes. Foram coletadas 2000g da espécie que foi submetida aos processos de secagem, moagem, preparação do extrato, determinação dos metabólitos secundários e atividade antimicrobiana. Após o processo de moagem obteve-se o pó que foi macerado com etanol a 95%, realizando-se quatro extrações por um período de 72 horas para cada, depois foi filtrado e concentrado utilizando-se o rota evaporador. A abordagem fitoquímica seguiu a metodologia de Barbosa (2004) e foram realizados os seguintes testes fitoquímicos: saponinas, ácidos orgânicos, açúcares redutores, fenóis e taninos, catequinas e alcalóides.
A atividade antibacteriana do extrato do mastruz foi determinada por difusão em placa com Ágar Mueller-Hinton usando o método de difusão em disco frente à cepa Gram negativa: Escherichia coli. Os discos de papel foram impregnados com 20 µL do extrato etanólico, os ensaios foram realizados em triplicatas e as placas ficaram incubadas em estufa por 24h/37ºC, as leituras realizadas após este período através da medição dos halos de inibição de crescimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diversos fatores podem influenciar na obtenção de extratos vegetais, tais como procedimento extrativo, relação de hidromódulo, natureza do solvente, tempo, temperatura, granulometria do material vegetal, pH e agitação do sistema; sendo necessário, portanto, o desenvolvimento de estudos da avaliação desses fatores visando otimização do método.
De acordo com os resultados obtidos a partir dos testes fitoquímicos, pode-se perceber a quantidade de constituintes químicos que a espécie Chenopodium ambrosioides L apresenta, no entanto o extrato etanólico não teve ação sobre a Escherichia coli, cepa utilizada para o teste da atividade antimicrobiana.
As saponinas são substâncias derivadas do metabolismo secundário das plantas, relacionados, principalmente, com o sistema de defesa. São encontradas nos tecidos que são mais vulneráveis ao ataque fúngico, bacteriano ou predatório dos insetos (WINA et al., 2005), considerando-se parte do sistema da defesa das plantas e indicadas como “fitoprotetoras” (PIZARRO, 1999). Essa atividade seria devido a interação com os esteróis da membrana (FRANCIS et al., 2002).
CONCLUSÕES:
Conforme os resultados obtidos a partir da pesquisa pode-se verificar:
 A presença de metabólitos secundários: saponinas, ácidos orgânicos, açúcares redutores, fenóis e taninos, catequinas e alcalóides.
 O extrato etanólico da espécie Chenopodium ambrosioides L. não teve ação sobre a Escherichia coli.
Por conseguinte faz-se necessário dar continuidade ao estudo químico e biológico das plantas, visto que a biodiversidade no Brasil é muito ampla. As análises fitoquímicas fornecem informações relevantes sobre a presença de metabólitos secundários das plantas, enquanto a atividade antimicrobiana tem o poder de inibir o crescimento de microorganismos, portanto o isolamento dos princípios ativos é de fundamental importância na produção de novos fitoterápicos.
Palavras-chave: Chenopodium ambrosioides L, Atividade antimicrobiana, Metabólitos secundários.