65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INSERÇÃO DAS NOVAS METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM NO AMBIENTE EDUCACIONAL.
Maria de Nazaré Brito Motta - Universidade do Estado do Pará - CCSE/UEPA
Gilvana Costa de Araújo. - Universidade do Estado do Pará - CCSE/UEPA
José Roberto Alves da Silva - Prof.Dr/Orientador – Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE / UEPA
INTRODUÇÃO:
Atualmente na era da globalização em que as informações chegam de forma rápida dando possibilidade de acesso à informação e ao conhecimento, o docente tem um papel importante nesse processo, como mediador entre o aluno e a informação recebida, garantindo o amplo interesse, a participação, a autocrítica e a autonomia dos alunos em debater juntamente com os professores, e assim contribuir para que as aulas tornem-se mais atrativas e dialógicas. Diante dessa reflexão, valem mencionarmos a pesquisa de campo que foi desenvolvida através deste trabalho, com abordagem qualitativa, cujo foco principal foi doze escolas da rede pública de ensino do município de Belém, com objetivo de analisar de forma crítica a utilização de tecnologias na sala de aula. Segundo Mattei (2006), perceber que a tecnologia é um componente criado pelo próprio ser humano, e isso na maioria das vezes, para facilitar sua vida e desenvolver seus conhecimentos. E com ensino não é diferente, pois aos mesmos foram incorporadas várias tecnologias, verificando sua evolução é possível constatar que começou com o livro, a cartilha, depois o rádio, a televisão, o áudio e vídeo, a multimídia e redes de satélites. E hoje é a vez da informação. Portanto, a utilização de recursos tecnológicos nas aulas teóricas ou práticas realizadas pelos docentes garantem aos educadores um meio mais fácil para ensinar um determinado conteúdo dito difícil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo analisar de forma crítica a utilização dos recursos tecnológicos pelo docente na sala de aula de doze escolas públicas do município de Belém/PA. A proposta é resultado de estudo e questionamento a respeito da inserção de tecnologias na educação vista como uma nova metodologia no processo de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi à qualitativa, visto que esta possui esquemas flexíveis, permitindo assim uma análise mais ampla dos dados coletados. Para Minayo & Deslandes (2002), a pesquisa qualitativa trabalha com um universo de significados, aspirações, crenças, valores e atitudes, favorecendo o envolvimento do pesquisador na própria situação, oportunizando assim a observação, a convivência e interação social com os sujeitos em seu cotidiano. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário com uma série de questões caracterizadas como abertas, isto é, os sujeitos apresentam seu posicionamento sobre o assunto e fechadas, onde os envolvidos tinham que escolher entre as alternativas, a que melhor lhes convinha. Após a coleta dos dados, estes foram tabulados, analisados e interpretados tendo presente à abordagem qualitativa e descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados evidenciaram que os meios tecnológicos foram apresentados durante a formação dos professores para fins educacionais. Mas não basta apenas o incentivo no uso de tecnologias, o educador deve estar sempre realizando formação continuada, no qual, obterá um amplo domínio tecnológico durante a explicação do conteúdo ministrado em sala de aula. A escola enquanto parte integrante no processo de aprendizagem da criança tem como função primordial a responsabilidade em garantir ao professor e ao aluno o acesso aos diversos recursos tecnológicos, visto que, estes meios facilitam o diálogo, o interesse, a participação e o aprendizado entre professor e aluno. Pontuschka, Paganelli, Cacete (2007 p. 263) enfatiza: (...) a escola é responsável pelo acesso à informação e ao conhecimento, além de promover o reconhecimento da importância e do uso das novas tecnologias.
CONCLUSÕES:
A educação necessita estar atenta as suas propostas e não se marginalizar, tornando-se obsoleta e sem flexibilidade. Algumas dessas mudanças podem ser realizadas pelo professor que, tendo visão de futuro e possuindo “mente aberta” para refletir criticamente sobre sua prática no processo de ensino/aprendizagem, torna-se um agente ativo no sistema educacional. Diante dessa reflexão vale mencionar que a pesquisa e o questionário foram desenvolvidos e, cujo foco principal é as boas práticas do educador no processo de ensino/aprendizagem com a utilização das novas tecnologias na sala de aula de doze escolas da rede pública de ensino do município de Belém/PA.
Palavras-chave: Tecnologias e Informação, Ensino/Aprendizagem, Educação.