65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ANÁLISE DA OBSTRUÇÃO RESPIRATÓRIA, FATORES DE RISCO E PREVALÊNCIA DE ASMA E RINITE EM ESCOLARES NA CIDADE DE CARUARU-PE
Cinthia Maria Freitas da Silva - Depto. de Fisioterapia - Faculdade ASCES
Paula Fernanda de Lima Silva - Depto. de Fisioterapia - Faculdade ASCES
Fernanda Soares de Oliveira Urbano - Profa. Orientadora - Depto. de Fisioterapia - Faculdade ASCES
Adriana Siqueira de Oliveira - Profa. Co-orientadora - Depto. de Fisioterapia - Faculdade ASCES
INTRODUÇÃO:
A asma e a rinite são doenças crônicas inter-relacionadas. Mas, a interação e combinação entre ambas variam dependendo do indivíduo, a predisposição genética, a idade, estação do ano e a exposição à alérgenos. Estima-se que 60% a 78% dos asmáticos sejam portadores de rinite alérgica. Representando, em todo o mundo de 20 a 40% das consultas em serviços de pediatria de 12 a 35% das internações hospitalares, levando ao maior consumo de medicamentos que causam efeitos indesejáveis para músculos, ossos em desenvolvimento, e aumento da morbimortalidade infantil. No entanto, é pequeno acervo de estudos regionais, principalmente no Nordeste brasileiro, o que aponta a necessidade de busca constante de estratégias efetivas para o controle da situação e seus fatores de risco. Para tanto se faz necessário o reconhecimento da prevalência de asma e rinite alérgica nessa população específica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo objetivou avaliar o grau de obstrução em vias aéreas, relacionar a ocorrência de fatores de risco e a prevalência de asma e rinite em escolares com faixa etária entre 6 a 7, e 13 a 14 anos na cidade de Caruaru-PE.
MÉTODOS:
Estudo analítico de corte transversal randomizado, em amostra proposta de 903 escolares, matriculados em escolas públicas e particulares, que residem na cidade de Caruaru-PE, por meio da análise de dados coletados através do questionário ISAAC, do questionário de fatores ambientais e análise do pico de fluxo expiratório (através do aparelho Peak Flow Meter®). Os dados foram tabulados pelo programa Microsoft Office Excel 2007 e calculado o percentual, cálculo da média e desvio padrão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram distribuídos 1000 questionários e devolvidos 700 questionários. Destes, 33 foram excluídos devido a respostas incompletas. Entre os 667 escolares, 59,37% eram do gênero masculino e 40,62% do feminino. A prevalência de sibilos nos últimos 12 meses encontrada no mundo variou entre 4,1% e 32,1%, nessa pesquisa foi de 3,14%. No Brasil, essa prevalência variou de 16,1% em Itabira (MG) a 27,2% em Recife (PE). O diagnóstico médico de asma de 4,19%, superior ao encontrado para a questão “sibilos nos últimos 12 meses”, e apresentou taxa 3,14% diferente dos 10,3% do estudo em Duque de Caxias – RJ. Com relação à rinite, o relato de sintomas nasais no último ano foi de 18,44%. Na fase III do estudo ISAAC no Brasil, a prevalência média de “rinite aguda” foi de 25,7%. No mundo todo, essa prevalência oscilou de 1,5% a 41,8%. O diagnóstico médico de rinite foi de 12,44%, assemelhando-se aos relatos de um estudo Mundial que apresentou variação entre 0,8% e 14,9%. Quanto aos fatores de risco ambientais, foi observado com maior prevalência a mudança climática (10,04%), presença de cortinas e/ou carpetes (22,93%), contato com pelúcia (21,13%), contato com fumantes (10,94%), contato com animais (16,79%) e presença de umidade em casa (19,79%).
CONCLUSÕES:
De acordo com resultados dessa amostra o número de asma e rinite é baixo, porém se assemelha a estudos realizados em outras regiões do Brasil. O contato com alguns utensílios domésticos, presença de animais e condições climáticas podem contribuir para o desenvolvimento ou agravo dessas patologias. O PFE é uma ferramenta prática que permite uma confirmação da presença de obstrução em vias aéreas em crianças com rinite e asma.
Palavras-chave: Saúde Pública, Epidemiologia, Doenças Respiratórias.