65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
EFEITO DO ÓLEO DE PINHÃO BRAVO (Jatropha mollissima (Pohl) Baill.) NO CRESCIMENTO RADICULAR DE CEBOLA (Allium cepa L.).
Leandro José Viana Souza - Centro de Ciências da Natureza/CCN, UESPI
Marciela Franco Oliveira - Centro de Ciências da Natureza/CCN, UESPI
Pedro Marcos de Almeida - Prof. Msc./Coorientador – Centro de Ciências da Saúde/FACIME, UESPI
Francielle Alline Martins - Profa. Dra./Orientadora – Centro de Ciências da Natureza/CCN, UESPI
INTRODUÇÃO:
Os combustíveis fósseis enfrentam atualmente uma forte crise devido ao contínuo aumento na demanda e do preço, além do imenso prejuízo que causam ao meio ambiente. Uma forma de minimizar esta situação é ampliar a utilização de biocombustíveis. Existem diversas espécies oleaginosas disponíveis para serem usadas nos programas de biocombustível no Brasil. Dentre essas se destaca Jatropha mollissima, popularmente conhecida como pinhão-bravo, um arbusto da família Euphorbiaceae, que pode alcançar de 1,5 a 4,5 m de altura. Jatropha mollissima é uma espécie nativa do semiárido brasileiro e de endemismo desconhecido. No Brasil, a espécie ocorre nas regiões de Cerrado e Caatinga. O óleo extraído da semente tem uso veterinário como purgante e tem sido utilizado no fabrico de sabões, tintas, iluminação e como lubrificante. Para a inserção do pinhão bravo na matriz energética da produção de biodiesel nacional, muitos estudos ainda são necessários, a começar pela avaliação do potencial toxicológico do óleo extraído. Neste sentido, bioensaios com modelos vegetais têm sido utilizados com sucesso em avaliações deste tipo, uma vez que apresentam resultados tão satisfatórios quanto os bioensaios com modelos animais, que resultam na maioria das vezes na morte dos mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do óleo de pinhão-bravo (Jatropha mollissima (Pohl) Baill.) em diferentes concentrações no crescimento radicular do modelo vegetal Allium cepa L.
MÉTODOS:
Sementes de variedades comerciais de Allium cepa L. foram adquiridas e colocadas para germinar em placas de Petri com papel filtro umedecido com água destilada. Após 96h de germinação, as sementes foram expostas aos tratamentos, sendo estes emulsões de água destilada e óleo (veementemente agitadas) em diferentes concentrações (T1: 25%, T2: 50%, T3: 75% e T4: 100%). Cada tratamento foi preparado em uma placa de Petri com 35 sementes distribuídas uniformemente em 10 ml da emulsão nas diferentes concentrações. O experimento foi avaliado em delineamento inteiramente casualizado a 5 % de probabilidade pelo teste de média Tukey. As preparações foram mantidas no escuro, à temperatura ambiente por 24h. Em seguida, o comprimento das raízes foi medido com auxílio de uma régua milimétrica e as avaliações estatísticas realizadas no programa GENES.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise de variância dos dados de comprimento das raízes após 24 horas na presença da emulsão de óleo do pinhão bravo em diferentes concentrações mostrou diferenças no tamanho das raízes. O comprimento das raízes variou de 0,1cm a 1,7cm. Maior amplitude dos dados foi constatada para T1 [0,3 a 1,7cm]. Para T2 e T3 foram observados os valores de comprimento entre 1,3 e 0,3cm e entre 1,3 e 0,2cm, respectivamente. Menores comprimentos foram observados para T4 que variou entre 0,7 e 0,1cm. De acordo com o teste de médias Tukey a 5% de probabilidade a média do comprimento da raiz em T1 (0,85cm) foi superior todos os demais tratamentos. A média dos tratamentos T3 (0,49cm) e T4 (0,41cm) não se diferenciaram estatisticamente. A redução da taxa de crescimento das raízes pode ser atribuída às atividades biológicas tóxicas desencadeadas pelos químicos presentes no óleo tais como ésteres de forbol, comum em outras espécies da família Euphorbiaceae. Resultados semelhantes foram observados na avaliação do crescimento de Lactuca sativa na presença de diferentes concentrações de óleo de pinhão manso (J. curcas).
CONCLUSÕES:
O bioensaio realizado mostrou que o óleo extraído das sementes de pinhão-bravo interfere no desenvolvimento radicular de sementes de cebola, pois se observou que quanto maior a concentração do óleo menor foi o crescimento das raízes.
O bioensaio com Allium cepa mostrou ser sensível para a análise proposta, ou seja, pode ser considerado um modelo eficiente para detectar toxicidade do óleo de pinhão-bravo a ser gerado para a produção de biodiesel.
Palavras-chave: Euphorbiaceae, Toxicidade, Bioensaio.