65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Educação Ambiental- mobilização em comemoração ao dia mundial dos manguezais em uma escola publica de Macau-RN, Brasil.
Dayana Lucia Rodrigues de Freitas - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau.
Adjaelma Célia Peixoto da Costa - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau.
Francilene Freire de Miranda - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau.
Aldo Alves de Melo - Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau.
Andréa Maria Almeida de Aquino Peixoto - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau.
Jefferson da Silva Barbosa - Coordenador/ Mestre do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau
INTRODUÇÃO:
A relação entre o homem e o meio ambiente vem se harmonizando ao longo das ultimas décadas; ações de preservação e de educação ambiental estão aos poucos se incorporando a realidade do cotidiano escolar, educando indivíduos capazes de preservar e de melhorar os ecossistemas a sua volta. A escola representa um ambiente ideal para desenvolver o conhecimento, valores, atitudes e atributos favoráveis ao meio, sendo a Educação Ambiental uma ferramenta fundamental para interagir neste processo (SANTOS et al, 2008). Entre os ecossistemas abordados nas temáticas educativas, alguns temas são abordados de forma insatisfatória, para Farrapeira, Silva e Lima (2006), dentre os temas deficitários referentes ao meio ambiente estão os manguezais, sobretudo, pela relação do ambiente com as comunidades humanas, a ausência do tema nos livros didáticos e, consequentemente, no currículo escolar. Pensando assim, vimos que a falta de contato dos alunos com o manguezal e a falta de conhecimento sobre este tema, prejudica a preservação e a conservação desse ecossistema, percebemos também, que as escolas do município de Macau/RN exploram pouco o tema manguezal, existindo uma grande lacuna pedagógica neste âmbito, por isso realizamos junto à escola a Semana do Manguezal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho destinou-se a trazer a realidade do cotidiano local para dentro do ambiente escolar, onde o tema ecossistema manguezal pudesse ser abordo de forma transversal e assim ampliar a consciência ecologia dos alunos.
MÉTODOS:
Juntamente com a escola participante do projeto, Escola Municipal Edinor Avelino, a data escolhida para estas atividades foram os dia 23 a 26 de julho de 2012, onde o dia 26 de julho representa o dia mundial de preservação dos manguezais. Todas as ações programadas para esta data foram discutidas previamente com os docentes, onde todos os alunos e professores integrassem a este momento. A programação dividiu-se em três etapas. A primeira, durante os dias 23 e 24 de julho os professores organizaram atividades junto a suas turmas, preparando materiais para a exposição, entre estes trabalhos estão a elaboração de cartazes com diversas temáticas sobre o manguezal, ensaio de peças teatrais com textos e músicas de autoria dos alunos, decoraram as salas, arrecadaram peixes e crustáceos para as atividades culinárias e realizaram aulas de visita aos manguezais. No dia 25 de julho ocorreu a grande mostra cultural sobre o tema manguezal na própria escola, com a participação de toda comunidade estudantil e civil, além de membros da Secretaria Municipal De Educação. Na ocasião os alunos e professore puderam expor e apresentar seus trabalhos. No dia 26 de julho decorreu a Caminhada em comemoração ao dia mundial de preservação dos manguezais pelas principais ruas da cidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na primeira etapa todos os professores discutiram o assunto ecossistema manguezal de forma intensa, abordando transversalmente o conteúdo em sala de aula. Na segunda etapa, ocorreu a exposição cultural. Houve a apresentação de maquetes dos manguezais, retratando a estrutura dos manguezais (fauna e flora) de nossa cidade. Na exposição dos cartazes os textos e fotos mostravam o valor da preservação dessas áreas; também foram exibidos gibis de autoria dos próprios alunos, trabalhando o tema em questão. Houve à apresentação de um telejornal, exibindo matérias sobre Educação Ambiental. Na sequência transcorreu a apresentação de poesias elaboradas pelos próprios discentes, trabalhando vários gêneros textuais. O teatro de marionetes incrementou á tarde, na ocasião os estudantes retrataram o cotidiano escolar utilizando crustáceos como personagens da trama. Houve ainda apresentações musicais, varias musicas conhecidas que retratavam de alguma forma o tema manguezal e musicas de autoria dos alunos foram cantadas. Por fim, houve a distribuição de merenda especial composta por frutos dom mar, retratando os aspectos nutricionais desses alimentos. Na terceira etapa ocorreu a Caminhada, que contou com a participação de outras escolas da cidade. Ao final da caminhada novos discursos foram feitos em defesa dos manguezais.
CONCLUSÕES:
A semana do Manguezal transcorreu de forma satisfatória, alcançando os objetivos almejados. Percebemos que a grande aceitação dos discentes pelo tema se deu principalmente por se tratar da realidade vivida por muito deles, onde eles demostraram entrosamento com o tema. A exposição dos trabalhos realizados pela escola aproximou ainda mais os discentes da Educação Ambiental que apresentaram lindos trabalhos. A s atividades propostas fizeram a criatividade dos alunos fluir, instigando o entrosamento das turmas com o tema ecossistema manguezal. Constatamos que a Caminhada em comemoração ao dia mundial de preservação dos manguezais mobilizou além da escola, uma parcela significativa da comunidade civil, que apoiaram a mobilização por se tratar de um tema de interesse coletivo. Por fim, concluímos que atividades de Educação Ambiental devem compor o currículo escolar não apenas em determinadas datas e sim de forma transversal durante o ano todo. Ações pontuais ajudam a intensificar o tema, porem, são as ações permanentes que contribuem de forma intensa com a preservação e educação ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ecossistema manguezal, Mobilização.