65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar como Biossorvente na Remoção do Corante Remazol Vermelho RB em Solução Aquosa.
Mary Jully Terto - Depto. de Engenharia Ambiental - UFPB
Camila de Almeida Porto - Depto. de Engenharia Ambiental - UFPB
Cláudia de Oliveira Cunha - Depto. de Química - UFPB
INTRODUÇÃO:
O processo de transformação em uma indústria têxtil gera uma quantidade elevada de despejos poluidores, com alto valor de carga orgânica, cor intensa e substâncias tóxicas ao homem e ao meio ambiente.
A indústria têxtil é considerada como uma das que mais consome água, produzindo 50 a 100 L de água contaminada por quilograma de produto acabado. Os corantes têxteis constituem um dos maiores problemas de poluição ambiental, em decorrência da variedade e complexidade das substâncias químicas empregadas.
Mais de 700 mil toneladas de corantes são produzidos anualmente no mundo, e o setor têxtil brasileiro é responsável por 2,6% da demanda mundial. Estima-se que pelo menos 30% dos corantes, utilizados nos processamentos têxteis, transformam-se em resíduos durante as etapas secundárias do beneficiamento. Assim, um dos grandes problemas ambientais enfrentados pelo setor têxtil, está relacionado à eliminação desses efluentes.
A cor intensa, proveniente dos corantes, pode interferir na penetração dos raios do sol nos corpos d’água onde estão sendo lançados, diminuindo a atividade fotossintética nos mesmos, provocando distúrbios na solubilidade dos gases, causando danos nas guelras e brânquias dos organismos aquáticos, além de perturbar a seus locais de desova e refúgio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a remoção do corante Remazol Vermelho RB em solução aquosa utilizando o bagaço de cana-de-açúcar, através de um planejamento fatorial.
MÉTODOS:
O bagaço foi obtido na Destilaria Miriri S/A, localizada em Santa Rita/PB, na safra 2012-2013. O material foi lavado em água corrente e, em seguida, colocado em casa de vegetação por três dias. Depois, foi triturado e classificado numa coluna de peneiras Tyler.
A otimização do processo de biossorção foi determinada aplicado um planejamento fatorial em dois níveis, mais um ponto central em triplicata. Foram avaliadas a influência do pH da solução do corante (4, 6 e 8), da velocidade de agitação (0, 60 e 120 rpm) e da granulometria do biossorvente (48, 35 e 18 mesh).
Os experimentos foram realizados colocando-se 25 mL da solução do corante 50 mg L-1 em contato por 60 minutos com 0,25 g do bagaço de cana-de-açúcar nas condições pré-estabelecidas no planejamento. A agitação foi realizada através de uma mesa agitadora a 27°C. Para cada ensaio, após a biossorção, a concentração final do corante remanescente foi determinada por espectrometria de absorção no comprimento de onda máximo de 506 nm.
A eficiência de remoção também foi avaliada a partir de ensaios toxicológicos com sementes de alface Lactuca sativa. O índice de germinação foi obtido colocando 10 sementes expostas à solução do corante após o processo biossortivo em placas de Petri sob incubação durante 05 dias a 22±2 ºC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com o planejamento fatorial, a remoção variou de 37,4 a 78,7%. Verificou-se que apenas a variável principal granulometria foi significativa em um nível de 95% de confiança utilizando o software Statistica versão 8.0. O erro puro estimado foi de 2,2% para qualquer um dos efeitos.
O efeito positivo da variável granulometria significa um aumento de 14,2% na quantidade de remoção do corante, quando se passa do nível inferior para o nível superior dessa variável.
O efeito na germinação foi registrado a partir do número de sementes que germinaram normalmente, considerando como critério de germinação o aparecimento efetivo da raiz. Já o comprimento das raízes foi medida de cada uma das plântulas, cuidadosamente, utilizando-se um paquímetro. A partir dos ensaios de fitotoxicidade, a média do índice de germinação variou de 35,1 a 60,5%.
CONCLUSÕES:
Com valor máximo igual a 78,7%, o trabalho apresentou uma alternativa na remoção do corante remazol vermelho RB em solução aquosa utilizando bagaço da cana-de-açúcar como biossorvente.
Palavras-chave: corante têxtil, biossorção, planejamento fatorial.