65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
MACRO AÇÃO “MEU NEGÓCIO PODE SER TURISMO”: ANÁLISE DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO NO MUNICÍPIO DE PAULINO NEVES – MA.
Dorilene Sousa Santos - Dpto. de Turismo e Hotelaria – UFMA
Kaio Fábio Soares Oliveira - Dpto. de Turismo e Hotelaria – UFMA
Klautenys Dellene Guedes Cutrim - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
A educação constitui-se em um dos pilares para o desenvolvimento social, e do pensamento crítico, e a extensão universitária é um processo que auxilia o desenvolvimento dos discentes através do confronto com a realidade encontrada nas práticas extensionistas. Tendo em vista a troca de experiências com a comunidade e obtenção de conhecimentos que acontece durante a prática, a Macro Ação “Meu negócio pode ser Turismo”, foi desenvolvida em 2012, pelo projeto de extensão Espaço Integrado do Turismo – ESINT, do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão – SETUR-MA. Esta ação visava fomentar o turismo local, estimular a hospitalidade, a valorização dos atrativos naturais e culturais, e a qualificação dos produtos e serviços turísticos, visando à inserção no mercado, pois observou-se o grande potencial em turismo e empreendedorismo de alguns municípios do Maranhão. Este projeto foi desenvolvido em cinco municípios pertencentes aos polos turísticos estratégicos do estado, dentre estes, o município de Paulino Neves, localizado no Polo Delta das Américas. Nesta pesquisa, buscou-se compreender a relevância das ações desenvolvidas para a formação profissional dos envolvidos no projeto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar os benefícios da Ação “Meu negócio pode ser Turismo” para os alunos do município de Paulino Neves – MA.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com pesquisa exploratória que se consistiu na observação do objeto a ser analisado, busca de informações documentais sobre o projeto em questão e pesquisa de campo, com aplicação de 30 questionários com perguntas abertas e fechadas aos alunos beneficiados pelo projeto, sendo estes, moradores da cidade de Paulino Neves, município do litoral norte no Maranhão. Os questionários foram aplicados no mês de dezembro de 2012, com o intuito de identificar a importância, abrangência e aplicabilidade do projeto na construção do conhecimento profissional dos envolvidos nesta ação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto beneficiou 54 alunos, moradores de comunidades carentes do município de Paulino Neves, sendo predominantemente composto por jovens com idade entre 18 a 29 anos (92%) tendo sua base nos dados colhidos. Com uma amostragem de 30 alunos, obteve-se percepção do impacto da ação no desenvolvimento profissional de cada um. Primeiramente, buscava-se saber dos alunos se os conteúdos estudados nas disciplinas do projeto foram relevantes para o crescimento de seus saberes, sendo que 97% dos alunos afirmaram que sim, e se houve aprendizado e/ou reforço ao conhecimento anterior, tendo resposta positiva de 90% dos participantes do projeto. Foi unânime entre os alunos, que o curso contribuiu efetivamente para o seu aprimoramento profissional, um dos objetivos propostos pelo projeto. E por fim, objetivou-se saber dos alunos se suas expectativas foram plenamente atendidas, tendo resposta positiva de 97% dos alunos. De modo geral, percebeu-se que o curso proporcionou benefícios aos participantes, e que esse tipo de ação contribui para o desenvolvimento intelectual e profissional de cada participante.
CONCLUSÕES:
Quando se fala em universidade, lembra-se de formação profissional, geração e disseminação de novos conhecimentos, haja vista que este é um processo complexo e contínuo face à natureza , diversidade e amplitude dos trabalhos acadêmicos. Inseridos neste contexto, o ensino, pesquisa e extensão, apresentam-se com uma diversidade conceitual e prática que interfere expressivamente na reflexão e nos saberes de cada indivíduo que integra essa instituição. Pode-se constatar que o projeto “Meu negócio pode ser Turismo” no município de Paulino Neves fomentou a necessidade da qualificação profissional, do aperfeiçoamento constante de um produto ou serviço, propôs-se o resgate e valorização da cultura local e riquezas naturais, e estimulou o empreendedorismo e comercialização de produtos com base na sustentabilidade. Percebeu-se através das ações desse projeto, que a extensão universitária na cidade em foco, foi uma via para incentivar mudanças no turismo local e pensamentos que visem à construção e formação dos saberes de cada indivíduo naquela localidade.
Palavras-chave: Comunidade, Projeto de Extensão, Qualificação.